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PROGRAMAÇÃO |
08:00 - Retirada de Credenciais |
08:30 - 09:10 |
Desafios e Oportunidades da Nova Lei da Biodiversidade para o Setor Cosmético A nova lei da biodiversidade no Brasil trouxe como principal promessa o desentrave burocrático para pesquisa e inovação com ativos da biodiversidade brasileira. A lei 13.123/15 entre em vigor há cerca de um ano e meio e ainda traz muitas dúvidas e insegurança para os usuários. No setor cosmético, sabemos que os ativos naturais possui grande potencial, em especial os ativos do Brasil, que além de possibilitar novas descobertas, possui um apelo mercadológico bastante interessante não só para o consumidor brasileiro como no mercado internacional. O objetivo dessa palestra é desmistificar os entraves da legislação de acesso e do CGen, bem como mostrar as oportunidades que o novo marco legal oferece para os usuários
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Francine Leal Franco GSS Sustentabilidade e Bioinovação
Sócia da GSS Sustentabilidade e Bioinovação, Francine possui forte atuação empresarial em consultorias no setor cosmético no intuito de assessorar as empresas no entendimento e adequação das atividades relacionadas ao acesso ao patrimônio genético e repartição de benefícios. Com formação acadêmica diferenciada, é Professora do curso de Pós Graduação de Projetos Sustentáveis na Universidade Federal do Paraná - UFPR, alia o conhecimento jurídico com a formação em Ciência Política e em Ciências Biológicas no doutorado em Portugal, sempre com pesquisas relacionadas ao marco legal da biodiversidade no Brasil e no mundo. Francine possui histórico profissinal nos departamentos jurídicos do Grupo Boticário e na Natura Inovação. Na GSS tem como principais atribuições a avaliação do sistema regulatório criado pela Convenção sobre Diversidade Biológica, análise de legislações internacionais sobre o tema e definição de critérios de conformidade de acesso a recursos genéticos junto aos seus clientes e criação de Políticas de acesso e repartição de Benefícios, além de ter uma atuação bastante representativa junto ao CGEN e em eventos internacionais sobre o Protocolo de Nagoya.
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09:10 - 09:40 Intervalo |
09:40 - 10:05 |
Produtos Cosméticos Multifuncionais, Naturais e Sustentáveis: Uma Tendência Mundial A constante busca por inovação para atender à crescente demanda do consumidor, faz do mercado cosmético um dos mais desafiadores. A mudança no comportamento dos consumidores quanto às exigências dos produtos cosméticos tem sido os principais fatores para que a indústria se mantenha atualizada nas tendências mundiais de mercado. Produtos multifuncionais, ingredientes naturais e sustentabilidade são, e continuarão sendo, os pilares para os próximos anos. Pensando nisso, a Galena Química e Farmacêutica apresenta e garante ao mercado brasileiro, o acesso praticamente simultâneo, a ativos realmente inovadores e alinhados com as principais tendências mundiais.
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Gabriel Diogo Galena Química, Campinas SP
Graduado em Farmáciapela Universidade São Francisco. Iniciou sua atuação na área de Tecnologia de Cosméticos e Cosmetologiana área de Avaliação e Estudos de Estabilidade de Produtos Cosméticos. Na Empresa Galena Química Farmacêutica, adquiriu experiência na Área de Controle de Qualidade Microbiológica de matérias-primas cosméticas e farmacêuticas, onde atuou por um ano. Há dois é Analista do Departamento Técnico sendo responsável pelo desenvolvimento de formulações no Laboratório de Aplicação e Desenvolvimento de Produtos, onde atende asunidades de negócios Industriais e Magistrais.
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10:05 - 10:30 |
Tecnologias do Futuro para Hair Care O mercado de Hair Care é bastante diversificado e é necessário ter criatividade para inovar sempre e suprir as necessidades dos consumidores.Nas últimas três décadas, a Cosmotec vem construindo uma história de sucesso baseada em qualidade e inovação, ao fornecer ingredientes tecnológicos e soluções completas para o desenvolvimento de produtos com performance superior.No Seminário de Atualização em Cosmetologia – Fortaleza (CE), conte com a Cosmotec para: + Informações do mercado de Hair Care e as principais demandas do consumidor; + Soluções em fórmulas para o tratamento de cachos, recuperação de danos na fibra capilar e estímulo do crescimento dos fios; + Tecnologias em ingredientes para a obtenção de resultados surpreendentes
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Lívia Brandeburski Cosmotec International, São Paulo - SP
Lívia Brandeburski é graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e possui experiência em pesquisa científica e desenvolvimento de cosméticos há 6 anos. Atualmente é Assistente Técnica no departamento de Tecnologia e Inovação da Cosmotec.
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10:30 - 10:55 |
Produtos com FPS – Estrutura de Formulação e Escolha Correta de Ingredientes A utilização de produtos com FPS é uma realidade indiscutível para proteção da pele frente aos efeitos maléficos da radiação solar. Para garantir uma proteção efetiva é fundamental fazer a escolha dos ingredientes corretos.A apresentação tem como foco abordar quais são os ingredientes utilizados na estrutura básica de uma emulsão com FPS, qual é o papel destes ingredientes e quais devem ser os critérios de escolha para garantir a qualidade e a eficácia dos produtos.
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Juliana Flor Chemspecs, São Paulo SP
Juliana Flor é bacharel em química, com mestrado e doutorado pela UNESP. Possui 11 anos de experiência em desenvolvimento de produtos cosméticos adquirida na Natura. Atuou na liderança de projetos de desenvolvimento de inovações tecnológicas para cosméticos e de open innovation. Atualmente é Gerente Técnica da Chemspecs, responsável pelos laboratórios de atendimento ao cliente (aplicação) e controle de qualidade.
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10:55 - 11:20 |
Tecnologias Sustentáveis para Formulações Capilares A MCassab apresentará estudo comparativo de Co Wash vegetal vs Benchamark, tecnologias para o desenvolvimento de formulações capilares com propriedades antipoluição, antiumidade e proteção térmica, além de formulações styling com efeito Beach Waves
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Andrea Adams MCassab,São Paulo SP
Graduada em Farmácia Industrial pela PUCRS e com MBA em Marketing pela FGV. É Gerente de Desenvolvimento de Produtos na MCassab e uma das principais funções é contribuir para a captação de fabricantes de matérias primas. Realiza o desenvolvimento técnico comercial delas e é responsável pelo Centro Técnico de Desenvolvimento de Cosméticos.
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11:20 - 11:45 |
ReparAge® - Reparação Capilar Biomimética ReparAge® foi especialmente desenvolvido para mimetizar a composição química estrutural do cabelo integro ( sem danos ). ReparAge® é um sistema exclusivo de proteínas, bionutrientes e a uma sequência ideal de aminoácidos estruturais que possuem perfeita afinidade constitutiva com os fios. Seus ativos penetram profundamente na fibra capilar, conferindo força & resistência aos fios fragilizados por processos químicos, estresse mecânico, térmico e solar, além de reduzir os danos que provocam alterações estruturais na fibra (ressecamento, quebra do fio e perda de nutrientes vitais). Seu efeito Pro.FILLER : Redensificação Capilar promove a reposição de matéria & massa proteica, conferindo aumento de diâmetro dos fios. Resultados após 14 dias de uso do produto (conforme testes de eficácia). Benefício Funcional: a ação esperada deste sistema é uma proteção global contra os sinais visíveis do envelhecimento capilar, causados pelo meio-ambiente e/ou hábitos da consumidora (abuso de secadores, processos químicos, entre outros).
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Fabrício A. Sousa Aqia Química , São Paulo SP
Bacharel em Química, pós graduado em Gestão da Cosmetologia pela ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia), sólida experiência em P&D e especialista no estudo e desenvolvimento de novas moléculas para a área de personal care. Atualmente exerce o cargo de Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na AQIA Química Industrial.
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11:45 - 12:10 |
A Escolha de Tensoativo para Formulações Livres de Sulfato Diante de tantas alternativas e opções de tensoativos para formulações livres de sulfato, nossa apresentação tem como objetivo identificar quais são os tensoativos mais adequados para formulações Sulfate Free considerando as características fisico-químicas dos principais tensoativos utilizados no mercado e os atributos esperados para formulações de xampus e sabonetes em geral
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Rodrigo Marcelino Matias Innospec do Brasil, Rio de Janeiro RJ
Farmacêutico-Bioquímico graduado pela Universidade de São Paulo/USP e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas/FGV. Possui 12 anos de experiência no mercado de especialidades químicas para Personal Care, Farma e outros segmentos de mercado. Ao longo deste período trabalhou em grandes empresas do segmento químico tanto na indústria quanto na distribuição, atuando em vendas técnicas e marketing estratégico. Atualmente é responsável pela divisão de Performance Chemicals da Innospec no Brasil atuando diretamente no desenvolvimento de negócios
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12:10 - 12:35 |
Fisiologia do Envelhecimento Capilar Induzida por Fatores Extrínsecos – Novos Insights O envelhecimento capilar é um processo multifatorial influenciado por fatores genéticos e ambientais. Um exemplo clássico de fator ambiental é a radiação ultravioleta (UV), que resulta na indução do estresse oxidativo e produção de radicais livres capazes de causar danos nas organelas celulares presentes no folículo capilar. Estudos recentes evidenciam a existência de um programa de envelhecimento tecidual que avança progressivamente, culminando em mudanças na arquitetura do arcabouço capilar.
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Samara Eberlin Kosmoscience,Valinhos SP
Gerente Técnica responsável pelo Laboratório de Segurança e Eficácia pré-clínica do Grupo Kosmoscience. Farmacêutica, Doutora em Farmacologia e Mestre em Fisiopatologia Médica pela Faculdade de Ciências Médicas -UNICAMP.
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12:35 13:25 Brunch |
13:25 - 14:05 |
Boas Práticas de Fabricação - uma nova abordagem
Objetivo: Apresentar e discutir alternativas para facilitar a implantação das BPF"s. A qualidade é uma das maneiras mais importantes de garantir o valor de produtos e de serviços, e ganhar competitividade no mercado diante dos seus concorrentes. O conceito de qualidade avançou bastante, pois antigamente ele se restringia na identificação de erros e no aspecto negativo das rotinas, hoje o cenário é outro. Qualidade deve ser vista como um termômetro na sua Empresa, é ela que vai estabelecer os pontos de melhoria, sinalizando o que não está bom, o que está e o que pode melhorar. Não é à toa que escutamos cada vez mais sobre Qualidade de um Produto, Qualidade de um Serviço, Qualidade de Ensino, Qualidade de Vida, etc. As pessoas adquiriram uma nova cultura e tornaram-se mais exigentes e sensíveis, diferenciando-se de tempos atrás. A qualidade não está só em voga, nem é apenas uma tendência, por isso não devemos nos esquecer do quanto ela é importante para a empresa. Sendo assim, em meio à crise, é latente a necessidade de adotar ações para atrair e conquistar o interesse de clientes potenciais e fidelizar aqueles já conquistados. Mas como? Programa: Conceito; Como abordar? Expectativas de resultados:
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Carlos Alberto Trevisan Carlos & Trevisan Consultoria, São Paulo SP Engenheiro químico com mais de 40 anos de experiência e em empresas como Colgate-Palmolive, Max Factor, Revlon e O Boticário. Pós-graduado em administração de empresas, administração industrial e direito sanitário. É consultor da Anvisa para o treinamento de inspetores sanitários, consultor para a Certificação em Normas da série ISO,consultor para a Certificação em Boas Práticas de Fabricação e Controle, e consultor para a Certificação em Boas Práticas de Laboratório. É palestrante em universidades e associações nacionais e internacionais, docente na Faculdades Oswaldo Cruz (São Paulo SP) e no Instituto Equilibra (Curitiba PR), e professor convidado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (São Paulo SP e Ribeirão Preto SP). Foi presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), de 2001 a 2005. É conselheiro do Conselho Regional de Química da 4ª Região, membro do quadro associativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas, membro do quadro associativo da International Society for Pharmaceutical Engineering (ISPE). É auditor certificado para Normas da série ISO, auditor certificado para Boas Práticas de Fabricação e Controle, e auditor certificado para Boas Prtáticas.
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14:05 - 14:30 |
Um Novo Olhar Sobre a Limpeza Capilar O que conhecemos como lavagem feita por shampoo e condicionador está mudando... o que causou uma verdadeira revolução no mercado, e fez com que muitas indústrias passassem a industrializar receitas e dicas caseiras. Descubra como tudo começou, qual será o direcionamento do mercado e quais serão as tendências nos próximos meses. 1. Perspectiva dos produtos de limpeza capilar 2. Danos causados durante a limpeza capilar 3. Tecnologias para suprir as novas demandas do mercado
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Juliana Leite Ajinomoto do Brasil, São Paulo SP
Graduada em Cosmetologia pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Pós-Graduada em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos pelo Instituto Racine. Possui dez anos de experiência no mercado cosmético, atuando em fornecedores de matérias-primas. Iniciou sua carreira como Técnica de Aplicações de Fragrâncias, e posteriormente Desenvolvimento de Produtos, Vendas Técnicas e Marketing Técnico com passagem pelas empresas Volp e Brasquim. Atualmente Gerente Técnica de Desenvolvimento e Aplicações Cosméticas da Ajinomoto na América Latina.
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14:30 - 14:55 |
Novas Tendências para a próxima década e como atender as necessidades do consumidor moderno O mundo mudou e a Industria de beleza também. A Vantage vai compartilhar as novas tendências globais que nos próximos 10 anos estarão em alta no mercado de produtos de beleza e apresentar os mais recentes lançamentos alinhados com essas tendências.
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Rafael Belline Vantage, São Paulo SP
Engenheiro Químico com 15 anos de experiência na área comercial em empresas como ChemSpecs, Dinaco e Lipo/Vantage. Atualmente está no cargo de Gerente Regional de Marketing para América Latina na VantageSpecialtyChemicals como responsável pelo desenvolvimento e por implementaras estratégias para o mercado de Home e PersonalCare.
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14:55 - 15:20 |
Repercussões Biológicas da Microbiota Cutânea no Tratamento Dermocosmético Complexas comunidades de bactérias, fungos e vírus prosperam em nossa pele. A composição destas comunidades depende das características da pele, tais como concentração de glândulas sebáceas, teor de umidade, temperatura, bem como a genética do hospedeiro e fatores ambientais externos. A presença destes microrganismos comensais desempenha um papel fundamental na modulação de características fisiológicas que envolvem a manutenção ou o declínio de características estéticas. Assim, a interação microbiota-pele-formulação cosmética é fundamental na concepção de novos conceitos e produtos.
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Samara Eberlin Kosmoscience,Valinhos SP
Gerente Técnica responsável pelo Laboratório de Segurança e Eficácia pré-clínica do Grupo Kosmoscience. Farmacêutica, Doutora em Farmacologia e Mestre em Fisiopatologia Médica pela Faculdade de Ciências Médicas -UNICAMP.
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15:20 - 15:50 Intervalo |
15:50 - 16:30 |
A Importância da Rotulagem A maior incidência de infrações, verificadas no monitoramento do mercado brasileiro pelos órgãos controladores (Vigilância Sanitária e Inmetro/IPEM), é decorrente de falhas ou omissões na rotulagem dos produtos comercializados. Embora a regulamentação técnica sobre o tema seja clara, detalhadamente descrita e de fácil compreensão, 51% das desconformidades, na amostragem realizada, referem-se à rotulagem em produtos fabricados localmente ou importados.Nesta abordagem iremos comentar e orientar, como eliminar esta desconformidade e evitar penalidades, tais como: multas e ou interdição, e retirada de lote de produtos no mercado. |
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Artur João Gradim AVISA - Serv Téc em Vigilância Sanitária Tecnologia e Meio Ambiente Ltda., São Paulo SP
Bacharel em química e engenheiro químico pelas Faculdades Osvaldo Cruz (São Paulo SP), possui reconhecida experiência na Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos tendo atuando nas áreas técnica, regulatória, P&D e industrial em empresas como Niasi, Ceil/Bozzano/Revlon e Natura. É ex-presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) e ex-membro da Câmara Técnica de Cosméticos do Serviço de Vigilância Sanitária (SVS) do Ministério da Saúde. É membro de diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), gestor do Comitê Brasileiro de Cosméticos – CB-57 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e membro do grupo Ad hoc Cosméticos – Mercosul para Boas Práticas de Fabricação. É sócio proprietário e diretor técnico da AVISA Serviços Técnicos em Vigilância Sanitária Tecnologia e Meio Ambiente Ltda. Assina a coluna Assuntos Regulatórios na revista Cosmetics & Toiletries Brasil.
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Orientações Gerais para a Inscrição Este evento é exclusivo para profissionais da indústria fabricante de produtos de hppc e farmácias de manipulação. Se você ainda não recebeu o seu convite, solicite agora uma "pré-inscrição" no ícone ao final desta programação e aguarde a confirmação através do e-mail informado. A nossa confirmação será enviada do e-mail sac@tecnopress-editora.com.br. A inscrição é um kit de produtos cosméticos/higiene pessoal (infantil ou adulto de fabricação própria, sem exigência de quantidade), entregue na retirada da credencial, que será doado à Associação São Francisco de Assis - Gewo Haus (Tel. 016 3637 2966) Incluido na Inscrição: Pasta com abstract das apresentações, coffee break e um almoço leve. O Certificado será encaminhado em formato digital, por e-mail, aos que assinarem a lista de frequência, na chegada e na saída. Estacionamento é de responsabilidade do participante. Estudantes: As cotas são limitadas. Analisaremos as inscrições somente mediante indicação do orientador. Fornecedores: Para saber como participar, envie um e-mail para Antonio Farias - sac@tecnopress-editora.com.br. |
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