Tratando de assuntos importantes para o setor cosmético, como a preservação segura, o relacionamento com o consumidore a formulação com ingredientes naturais, a 16ª edição do Seminário de Atualização em Cosmetologia, promovido pela Tecnopress, foi realizada em 26 de julho, no Centro de Convenções Paulista Plaza, em São Paulo. O evento, que contou com programação de conferência e palestras, e exposição de matérias-primas e serviços, reuniu mais de 230 pessoas.O dia começou com o tema “Desvendando o Consumidor: os Novos Hábitos de Consumo e Comportamento”, quando o consultor Paulo Carremenha, da GFK Indicator, apresentouresultados da pesquisa Roper Reports Worldwide, avaliação de tendências realizada em mais de 30 países, onde foram ouvidas mais de 30 mil pessoas, representando universo demais de 1 bilhão de consumidores. O conferencista enfatizou que as empresas devem procurar entender e se relacionar com os consumidores como pessoas e não como seres que consomem, e que gerenciar marcas não significa apenas garantir presença, visibilidade ou funcionalidade, e sim criar vínculo emocional com os consumidores, pois são as pessoas que se relacionam com as marcas. “As conclusões dessa pesquisaindicam que existem muitas oportunidades para marcas que souberem compreender as necessidades dos consumidores, entregando benefícios emocionais e funcionais”, afirmouCarramenha. Outra conclusão da Roper Reports Worldwide aponta que 80% das decisões de marca dos consumidores são feitas no PDV. “Esse dado transforma a embalagem em fator decisivo na hora da compra, ganhando importância fundamental como elemento de marca que ajuda a gerar a persuasão”, concluiu.As novas regulamentações européias, em especial o Reach, e suas possíveis conseqüências no mercado nacional foram exploradas por Danielle Navarro Sanches, da Ciba, segunda palestrante do dia. De acordo com Danielle, “as normas adotadasna Europa influenciam fortemente as diretrizes brasileiras, daí a importância do acompanhamento das discussões e das tendências externas”.Na palestra “Proteção Contra Radicais Livres como Complementoda Fotoproteção”, Adelino Nakano, da BASF, expôs que pesquisas recentes têm reforçado a necessidade cada vez maior de proteção contra os raios ultravioleta provenientes doSol. Uma das faixas que tem mostrado cada vez mais preocupação em termos de proteção, dentro do espectro UV, é a UVA. Nakano afirmou: “para que o consumidor tenha proteção adequada em termos de fotoproteção, são necessários não somente a adequada proteção na faixa da UV, mas também a proteção contra os radicais livres gerados por esses raios”. A apresentação abordou ainda os principais efeitos deletérios da radiaçãoUVA na pele e de que forma um filtro solar pode auxiliar na proteção contra os radicais livres gerados pela radiação UVA, fornecendo benefício adicional.“Bioplasma – a Nova Força Vital e Energizante para a Pele” foi o tema abordado por Simone dos Reis Barbosa, da Chemyunion. Em sua exposição, Simone explicou a origem do bioplasma, um ativo extraído de cultura de Scenedesmus Plankton. Segundoela, esses plânctons desenvolvem substâncias de defesa, as fitoalexinas, que ajudam a pele a reagir contra o estresse ambiental. O ativo ainda apresenta alto biodinamismo energético. A energia deste extrato é constituída por biofótons, que estimulam as funções metabólicas das células e aumentam a produção de energia, enquanto promovem proteção contra efeitos oxidantes. “A pele, quandona presença desta nova força vital, poderá ser compensada pelas deficiênciascausadas pela idade, estresse e efeitos da poluição”, explicou Simone.
Ativo para cabelos rebeldes“A Solução para Cabelos QuimicamenteTratados e com Frizz” foi apresentadapela profissional de marketing daCognis, Márcia Eichstädt Nogueira dePaula, que expôs aos presentes as propriedadese os benefícios de um novoativo vegetal, o Phytosoothe, compostopor fitoesteróis de canola. Segundo aapresentadora, esse ativo apresenta facilidadede manuseio e custo menor, atuandono couro cabeludo como calmante ereduzindo os efeitos colaterais do alisamentoquímico (irritação, coceira e ardência),além de promover a reparação doscabelos, aumentando a maciez e o movimentoe melhorando o aspecto geral. “Asaplicações cosméticas do Phytosoothesão múltiplas”, afirmou. “Além de shampoose condicionadores, pode ser utilizadoem itens de skin care, produtos parabarbear e pós-barba”.Na parte da tarde, as palestras continuaramcom a participação de NelsonFrancisco dos Santos, analista de negóciosda Veolia: “Água Purificada: Garantiade Qualidade”, na qual foram apresentadosos cuidados requeridos por essamatéria-prima, que chega a atingir de 60a 80% da composição de produtos líquidose emulsões cosméticas. “A elaboraçãode cosméticos e/ou matérias-primasquímicas e farmacêuticas requer o conhecimentodos principais contaminantes edos processos de purificação para cadatipo, com o intuito de definir a tecnologiaideal que se adequa às suas necessidades”,explicou. “Nenhuma tecnologia depurificação isoladamente poderá removertodos os tipos de contaminantes. Justamentepor isso, é necessário utilizar umsistema de purificação de água bem projetado,combinando tecnologias”, concluiu.O analista apresentou ainda aseqüência apropriada de utilização decada tecnologia de purificação.A nova linha de ativos da ISP (GP4G eCollaxyl), constantes do portfólio da companhiaa partir da aquisição da empresa francesa Vincience, foi apresentada porNelson Perassinoto, Gerente de Laboratóriode Aplicações e P&D de Produtos Pessoais.
Silicones, preservação segura e ingredientes naturais Em seguida, a utilização de siliconesno desenvolvimento de produtos para apele foi abordada por Camilla Abbehausen,da Dow Corning. Na apresentação,Camilla descreveu alguns itens oferecidospela empresa nesse segmento, comoo Dow Corning 9701 Elastômero deSilicone em Pó; o Dow Corning VM-2270Aerogel; as emulsões concentradas; e oDow Corning RM 2051 Agente Espessante.“A percepção ao tato está diretamenteligada à inovação e aceitação dosprodutos cosméticos. Os formuladorestambém buscam diferenciar seus produtosno mercado através de efeitos reológicose texturas diferenciadas, sem descartara facilidade de formular”, explicou.A preservação segura de produtoscosméticos foi avaliada por Edson Zicari,gerente técnico de biocidas da Rohm andHaas. Em sua apresentação, Zicari explicoupor que se deve investir para preservaros itens cosméticos, como atuam asisotiazolinonas em grau cosmético paraa preservação de produtos. Apresentouopções de produtos fabricados pelaRohm and Haas e aprovados mundialmentepara a preservação de cosméticos,além do comprometimento com a segurançado usuário.A última palestra do dia tratou daformulação com ingredientes naturais, efoi apresentada por Cristina Santos, daBeraca. Cristina tratou dos aspectos queenvolvem a funcionalidade aliada aoconceito de “politicamente correto”, discorrendoainda sobre o apelo naturalcomo forma de agregar valor ao cosmético.Nesta edição, o seminário foi realizadoem parceria com as empresas Assessa,Beraca, BASF, Brasquim, Chemyunion,Ciba, Cognis, Corn Products,D’Altomare, Dow Corning, ISP, Rohmand Haas e Veolia.Ao final do ciclo de palestras, osparticipantes se reuniram para um coquetele participaram de sorteio debrindes.
A Sport Eyelash Máscara, lançamento da Pink Cheeks, proporciona um...
A marca Francis, da Flora, apresenta uma linha de desodorantes antitranspirantes...
A Natura anunciou recentemente o lançamento do primeiro concentrado para ...
A Gaab Wellness, marca de beleza e bem-estar fundada pela empresá...
Pensada especialmente para o cuidado dos cabelos lisos infantis, a linha Novex L...
A família de produtos Match, do Boticário, lança a linha Ma...
A Nars Cosmetics apresenta o Powermatte High-Intensity Lip Pencil, um batom em f...
A linha Natura Luna amplia o portfólio com a chegada de Luna Ousadia, f...
A Ricca apresenta sua primeira linha de cremes hidratantes para as mãos...
A Giovanna Baby apresenta a sua nova linha de esmaltes. Composta por 18 ...
Com três temporada lançadas na Netflix, a série Emily in Par...