|
PROGRAMAÇÃO |
|
08:30 - 09:10 Palestra Magistral |
Tendências em Maquiagem
A busca pela beleza sempre esteve presente na história do ser humano. Os registros das primeiras sociedades até os dias de hoje, a preocupação com a beleza e tudo o que ela envolve (fins estéticos e religiosos, fatores econômicos, etc.), são temas de reflexão de historiadores e estudioso em geral. O Brasil é o terceiro mercado consumidor de produtos de beleza, perdendo apenas para os Estados Unidos e China.Grande parte desse contínuo crescimento se deve a constante renovação do mercado consumidor e dos produtos oferecidos.O consumidor busca por produtos, por exemplo, resistentes à umidade, que forneçam proteção à pele, fáceis de aplicar, enfim. Analistas de mercado e revistas internacionais indicam uma série de tendências para os próximos anos, que alinham as novidades tecnológicas a variações do mercado consumidor.
|
|
Wilma Flora Santos Souza Carrato
Carrato Consultoria, São Paulo SP
Biomédica, com especialização em Cosmetologia e Administração Hospitalar.Ministrante do módulo de Maquiagem dos cursos de Pós-Graduação das Faculdades Oswaldo Cruz e FAMEC e FACIS – em parceria com a ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia. Participante de workshops comerciais pelo Brasil, como palestrante Mais de 30 anos de experiência em controle de qualidade e pesquisa e desenvolvimento em indústrias como Max Factor, Revlon, Procter & Gamble, Payot, Sara Lee, entre outras. Exerceu a função de Coordenadora Técnico Comercial na M. Cassab e Multiquim - empresas nacionais distribuidoras de matérias primas para indústrias cosméticas, farmacêuticas e saneantes. Atualmente é consultora técnico-comercial da empresa Carrato Consultoria em Gestão Operacional.
|
PATROCINAM
ESTE CURSO |
|
|
09:10 - 09:30 |
Minimalismo Cosmético – O Futuro da Inovação está na Multifuncionalidade
O mercado cosmético passa constantemente por inúmeras transformações, sejam elas impulsionadas por diretrizes regulatórias ou por necessidades de consumidores, é hoje uma realidade que consumidores esperam por produtos com um maior teor de ingredientes naturais ao passo que a lista de matérias-primas banidas está aumentando, assim reduzindo as opções de formuladores. Descubra com a Ajinomoto o minimalismo cosmético, o futuro da inovação através da multifuncionalidade, e como é possível através de um conjunto de matérias-primas fundamentais desenvolver formulações com um sensorial inovador para as mais diversas categorias de cuidado pessoal.
|
|
Raquel Shiroma
Ajinomoto do Brasil Ltda., São Paulo SP
Graduada em Farmácia e Bioquímica pela USP e Pós-Graduada em Marketing Farmacêutico pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Possui sete anos de experiência em fornecedores de matérias-primas do mercado cosmético, com passagem pelas empresas BASF, Symrise e Sarfam. Há 1 ano atua como especialista de vendas da Ajinomoto do Brasil e é responsável pelo atendimento de clientes diretos em São Paulo e Minas Gerais.
|
|
09:30 - 09:50 |
Mecanismos de Controle e Incremento do Microbioma Cutâneo: O Segredo de uma Pele Saudável!
Desconhecida do público em geral, há alguns anos, a microbiota é agora o centro de todas as atenções. Os consumidores estão começando a entender que tudo é uma questão de equilíbrio, sendo que a microbiota é útil para nossa proteção e nosso bem-estar e, que não é desejável erradicar todas as bactérias, muitas delas são as melhores aliadas da nossa saúde e da nossa beleza...
|
|
Daniella Lopes Francischetti
Solabia do Brasil., Maringá PR
Farmacêutica, formada pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Bioquímica e doutora em Engenharia Química pela UFPR. Trabalhou por 5 anos no setor de pesquisa e desenvolvimento sendo hoje responsável pelo departamento de marketing técnico da empresa Solabia Biotecnológica.
|
|
09:50 - 10:10 |
Tecnologias do Futuro para Skin-Care
A Cosmotec celebrou os 30 anos com uma infraestrutura fortificada, novas parcerias sólidas para fornecimento de ingredientes tecnológicos, e continua oferecendo tudo que é necessário para o desenvolvimento completo de cosméticos inovadores.Conheça as inovações para SkinCare que unem performance e tecnologia para atender a um mercado em expansão. No Seminário de Atualização em Cosmetologia–São Paulo (SP), conte com a Cosmotec para:
- Informações do mercado de SkinCare e as principais demandas do consumidor.
- Soluções Cosmotec em ativos multifuncionaispara o tratamento e cuidados com a pele.
|
|
Fernanda Malanconi
Cosmotec Internacional., São Paulo SP
Fernanda Malanconi é graduada em Química, mestre em ciências na área de Bioquímica com ênfase em estresse oxidativo e envelhecimentopela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é doutoranda do departamento de Biologia Química pela mesma universidade. Trabalhou no departamento de pesquisa avançada na indústria cosmética desenvolvendo projetos envolvendo tecnologias inovadoras em tratamentos de pele utilizando técnicas de biologia celular,molecular e imunologia em modelos in vitro. Trabalha atualmente como assistente técnica no departamento de Tecnologia e Inovação da Cosmotec.
|
|
10:10 - 10:40 Intervalo |
|
10:40 - 11:00 |
Bioativo 100% Vegetal com Ação Fito Absorvedor UV, Antioxidante e Regeneradora da Pele
Atendendo a busca do consumidor por produtos de origem vegetal, a AQIA apresenta um ativo 100% derivado vegetal desenvolvido em parceria com a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo. Produto sustentável, produzido respeitando o meio ambiente, com garantia de rastreabilidade de todo o processo. Rico em frações lipídicas com ação antioxidante, absorvedora de radiação UV e regeneradora da pele..
|
|
Catherine Fabbron
Aqia Química., São Paulo SP
Supervisora do laboratório de Aplicação da AQIA Química Industrial Ltda e Professora no curso de Graduação em Tecnologia de Cosméticos na Faculdade Oswaldo Cruz (FOC). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Cosmetologia e Tricologia Cosmética - Faculdade Oswaldo Cruz. Aperfeiçoamento em Cosmetologia pela Associação Brasileira de Cosmetologia. Graduada em Farmácia - Habilitação Industrial pela Universidade de Marília. Atuou no desenvolvimento de novos produtos na Vitaderm.
|
|
11:00 - 11:20 |
Cosméticos e a Tendência Natural
Já se fala há muito tempo sobre os desejos dos consumidores, de forma geral, na busca de produtos que sejam melhores, mais saudáveis, de melhor procedência e, que sejam oriundos de processos mais sustentáveis. Também, há muito tempo, vemos nossa indústria tentando desenvolver produtos e processos que atendam a este tipo de expectativa de consumidor. Os fornecedores de matérias primas se esforçam para desenvolver materiais adequados para atender essa demanda e disponibilizar para os fabricantes de cosméticos insumos, cada dia, melhores e mais eficientes. Porém, o que exatamente o mercado quer? Qual é a expectativa sincera dos consumidores e seu imaginário acerca desse tema?
|
|
Paulo Daher
Kaapi Fragrancias., Campinas SP
Administrador de Empresas formado pela PUC - SP com foco em Marketing;pós graduação (latu sensu) em Gestão Ambiental Empresarial na FEI– Campus São Bernardo do Campo; Mestrado em Marketing pela PUC - SP.Profissional no mercado de insumos para indústria cosmética desde 1989.
|
|
11:20 - 11:40 |
Tecnologia para Produtos Capilares com Ingredientes Naturais e Multifuncionais
Inovação no desenvolvimento de cosméticos capilares através da criação de chassis de formulação inteligentes baseados em tendências globais para aumentar a performance dos produtos e otimizar o inventário de matérias-primas.
1-Tendências & percepção do consumidor
- PlayingMotherNature
- My Beauty, My Rules
- Campaign Capital
- Private Eye
|
|
Juliana Leite
Lonza do Brasil Ltda., São Paulo SP
Juliana Leite - Graduada em Cosmetologia pelas Faculdades Oswaldo Cruz e pós-graduada em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos pelo Instituto Racine. Possui onze anos de experiência no mercado cosmético, atuando na área técnica com passagem nas empresas Volp, Brasquim e Ajinomoto do Brasil. Atualmente é responsável pela área técnica da Lonza na América do Sul para PersonalCare.
|
|
11:40 - 12:00 |
Hair Color – Tendências em Coloração Semipermanente e Maquiagem para Cabelos
A coloração semipermanente e temporária tem apresentado notável crescimento global pelo fato de serem mais suaves do que a coloração permanente, e sobretudo, por proporcionarem aos consumidores que desejam mudanças constantes, a experimentação de várias cores de cabelo. Nesta palestra você ficará por dentro de novos produtos que traduzem essas tendências, das cores mais relevantes, bem como de soluções tecnológicas e fragrâncias para inspirar inovações.
|
|
Fernanda Soro
Sensient Cosmetic Brasil, São Paulo SP
Fernanda Soro é publicitária, com formação internacional pela Universidade de Berkeley na Califórnia – EUA e pela EOI: Escuela de Negócios, em Madrid. Mais de 15 anos de experiência em marketing, tanto no desenvolvimento de novos produtos como na ativação e estudo de tendências. Atuou em empresas como Avon, IFF e atualmente exerce o cargo de Gerente de Marketing LATAM na Sensient Cosmetic Technologies.
|
|
12:00- 12:20 |
Granlux AOX G3 ECO
A High Chem apresentará o Granlux AOX G3 ECO, um extrato de Piceaabies, rico em lignanas, com propriedades antioxidantes.
|
|
Daniele Stuff
High Chem Quimica LTda., São Paulo SP
Médica Veterinária. Trabalha na High Chem há 8 anos, na pesquisa de novos ativos para o mercado cosmético
|
|
12:20 -12:50 |
RSF (Radical Status Factor) e RP (Radical Protection)
A importância da Determinação do Fator do Estado Radicalar (RSF) e do Fator de Proteção Radicalar (RP) na Manutenção da Homeostase dos Cabelos
O mercado brasileiro de produtos para cabelo ocupa a quarta posição no mundo e a previsão é de crescimento, principalmente para linha de tratamento capilar, visto que a vitalidade dos fios impacta de maneira importante a autoestima e a personalidade do ser humano. Dessa maneira, a disponibilização de ativos e produtos que protejam os fios contra agressões extrínsecas, como radiação solar e poluição, ainda, ao mesmo tempo em que promova ação na zona biológica, é essencial para a manutenção da homeostase capilar. Uma maneira eficiente de medir o impacto do estresse oxidativo é a mensuração do Fator do Estado Radicalar (RSF – Radical Status Factor) e do Fator de Proteção Radicalar (RP – Radical Protection), que caracterizam e mensuram a totalidade de radicais livres presentes em um microambiente. O RSF e RP são fatores universais que avaliam o estado redox o qual é determinante para o início de alterações funcionais e estruturais. Neste sentido, é possível classificar um produto de acordo com sua capacidade de inibir a formação de radicais livres e dessa forma preservar e proteger a estrutura capilar contra os danos produzidos diariamente. |
|
Adriano S. Pinheiro
Kosmoscience, Valinhos SP
Bacharel em Química Tecnológica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),especialista em ciência do cabelo pelo TRI-Princeton /USA e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Acumula passagens nas áreas de P&D alinhadas a negócios estratégicos em várias empresas. É diretor de projetos da Kosmoscience - especializada em avaliação da eficácia de cosméticos. Registra em seu currículo diversos prêmios em congressos. É autor de vários artigos técnico-científicos publicados em revistas nacionais e internacionais especializadas na área da Cosmetologia.
|
|
12:50 - 13:40 Almoço |
|
13:40 - 14:10 |
SisGen - Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado
O Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado – SisGen – é o sistema criado para os registros de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos no âmbito da Lei 13.123/2015, conhecida como Lei da Biodiversidade. O sistema foi disponibilizado em novembro de 2017, momento em que os prazos para regularização e novos cadastros possam ser realizados. Muito embora o sistema tenha sido construído para ser simples, é necessário entender o objetivo e onde encontrar as informações solicitadas. E importante que as empresas entendam como manusear o sistema e quais as informações são fundamentais para evitar qualquer tipo de sanção por parte dos órgãos gestores e fiscalizadores. Teremos também a oportunidade de falar sobre os critérios da regularização, considerando que o prazo final para isso é novembro de 2018.
|
|
Caroline de Baére Grassl
GSS Sustentabilidade e Bioinovação, Curitiba PR
Especialista em Direito Ambiental e Gestão Estratégica de Sustentabilidade pela PUC-SP, atua na área jurídica de biodiversidade da GSS Sustentabilidade há 4 anos, já tendo participado na implementação de oficinas sobre associativismo e contratos em comunidades brasileiras. Em 2016, participou da apresentação dos resultados do “Projeto Brogotá” na COP 13 da Convenção sobre Diversidade Biológica em Cancún, México, que teve por objetivo estudar a legislação sobre acesso e repartição de benefícios mundial, com parceria da Natura Cosméticos e Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
|
|
14:10 - 14:30 |
Pele: Desenvolvimento de Soluções Micelares de Alta Performance e Baixa Irritabilidade
Associações de produtos que envolvam limpeza da pele podem de alguma forma causar irritação ou ressecamento. Escolher de forma racional matérias-primas de qualidade e promover alta eficiência na limpeza sem irritação ganha cada vez mais os consumidores. O desafio do P&D em soluções micelares engloba: soluções, espumas, shampoos e etc.
|
|
Thiago Duccini
Univar Brasil., Osasco SP
Graduado em Farmácia pela Universidade São Judas Tadeu de São Paulo e pós-graduado em Cosmetologia pela Faculdade Oswaldo Cruz. Iniciou sua carreira no segmento cosmético há 7 anos, na área de pesquisa e desenvolvimento de formulações para pele, cabelo, maquiagem e proteção solar. Atualmente, é Especialista em Field Marketing na Univar. Desenvolve treinamentos técnicos para a equipe comercial, atendimento e consultoria técnica ao cliente, por meio de estudo de tendências e pesquisa de mercado no setor cosmético.
|
|
14:30 -14:50 |
Perfumaria:Evolução de Mercado&Tendências
A evolução histórica do mercado de perfumaria irá explicar em fatos o que fez o Brasil chegar ao topo do consumo na perfumaria mundial. Para manter este ritmo de crescimento e aproveitar as oportunidades de mercado, a Amanter apresentará a arvore olfativa utilizada em sua literatura, explorando as principais oportunidades e tendências no segmento de perfumes.
|
|
Renata Ashcar
Amanter Fragrancias Ltda., Belo Horizonte MG
Publicitária pela Unip, conta com longa experiência na indústria de cosméticos. Há três décadas contribui para a construção do segmento de perfumaria no Brasil e do qual tornou-se uma autoridade. Autora dos Guias de Perfume e do livro Brasilessencia que deu base ao primeiro museu de perfumes do país,do qual foi curadora. São inúmeras as publicações, os empreendimentos, os produtos de sucesso e os profissionais que inseriu no mercado. Outro destaque é o projeto de educação olfativa para deficientes visuais.
|
|
14:50 - 15:10 |
Oral Care e Dermo – Conservando em um Mundo “Free-Of”
Uma nova abordagem vem de soluções “Free Of” x Clássicos, trazendo as melhores características de ingredientes, segurança e maiores níveis de eficiência das misturas com baixa dosagem e, portanto, fornecem uma solução com ótimo custo-benefício. Isso torna-se perfeito para os fabricantes de grande escala e uso de mercado de massa. Várias opções livres de parabenos, doadores de formaldeído, halogênios e isotiazolinonas = “Free Of.
|
|
Veronika P. S. Rezzani
Sharon Labs Brasil Ltda., São Paulo SP
Pós-graduada em Cosmetologia e MBA em Marketing, com mais de 20 anos de experiência no setor cosmético e de higiene pessoal. Atuou em vários setores da indústria, na criação de conceitos, desenvolvimento para marcas internacionais, produção, Comex e formulação. Há 3 anos e a Gerente de Vendas e de Operações para o Brasil e América Latina da Sharon Labs.
|
|
15:10 - 15:30 |
MindfulCosmetics:Este Momento é Seu
A rotina desgastante de nossas vidas gera uma alta carga de estresse, e para lidar e se adaptar a todo este ambiente entramos constantemente no “Piloto Automático”.Desta forma acumulamos entulhos mentais que interferem fortemente em nosso desempenhando e, por fim, deixamos de viver plenamente o agora.O Mindfullness representa um estado mental de atenção plena na experiência presente.Entenda como isto se aplica à produtos cosméticos e promove benefícios que vão muito além da beleza, incorporando aos produtos uma nova experiência que proporciona equilíbrio e bem-estar para o corpo e para a mente.
|
|
Gabriel Diogo
Galena Química., Campinas SP
Farmacêutico, iniciou sua atuação na área de Tecnologia de Cosméticos e Cosmetologia em 2013 com a Avaliação e Estudos de Estabilidade de Produtos Cosméticos. Há 3 anos atua como Analista de Desenvolvimento Farmacotécnico na Galena Química e Farmacêutica sendo responsável pelo desenvolvimento de formulações no Laboratório de Aplicação, onde atende as unidades de negócios Magistrais e Industriais.
|
|
15:30 - 16:00 Intervalo |
|
16:00 - 16:40 |
Atualização da Regulamentação Mundial de Siloxanos - Julho de 2018
Siloxanos, como D4. D5 e D6, são amplamente utilizados no mundo como intermediários e monômeros para inúmeros produtos, modernos e inovadores, de silicone.Alguns siloxanos também podem ser usados em "aplicações diretas do consumidor", como em cuidados pessoais. O apresentador se concentrará nos mais recentes desenvolvimentos regulatórios destes três Siloxanos globalmente e explicará seus pontos de vista sobre as razões para diferenças nas avaliações regulatórias oficiais.
|
|
Ralf Maecker
Momentive Performance Materials., São Paulo SP
Ralf Maecker é um veterano de 40 anos na indústria de silicone. Engenheiro químico de formação, acumula muitas experiências diferentes que vivenciou em várias posições. De Operações e Tecnologia de Processos, Lean / Six Sigma e Gerenciamento de produto até Toxicologia Regulatória / Ecotoxicologia e Relações Governamentais, tem desenvolvido sua carreira na Momentive Performance Materials bem como na Indústria Européia e Global de Silicones. Atualmente é o Presidente da CES-Silicones Europe, bem como o Presidente da Equipe de Assuntos Públicos do Conselho Global de Silicones.
|
|
|
|
Orientações Gerais para a Inscrição
Este evento é exclusivo para profissionais da indústria fabricante de produtos de hppc e farmácias de manipulação.
Se você ainda não recebeu o seu convite, solicite agora uma "pré-inscrição" no ícone ao final desta programação e aguarde a confirmação através do e-mail informado. A nossa confirmação será enviada do e-mail sac@tecnopress-editora.com.br.
A inscrição é um kit de produtos cosméticos/higiene pessoal (infantil ou adulto de fabricação própria, sem exigência de quantidade), entregue na retirada da credencial, que serão doados às Obras Sociais Nossa Senhora Achiropita. (Tel. 11 3106 7235).
Incluido na Inscrição: Pasta com abstract das apresentações, coffee break e um almoço leve.
O Certificado será encaminhado em formato digital, por e-mail, aos que assinarem a lista de frequência, na chegada e na saída.
Estacionamento é de responsabilidade do participante.
Estudantes: As cotas são limitadas. Analisaremos as inscrições somente mediante indicação do orientador.
Fornecedores: Para saber como participar, envie um e-mail para Antonio Farias - sac@tecnopress-editora.com.br. |
|
PATROCINADORES / EXPOSITORES |
|
REALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO |
|
|