PRODUTOS ANTIENVELHECIMENTO

Erica Franquilino

Novas soluções e tendências

Produção de energia

"Geração elástica"

 

Edição Temática Digital - Julho de 2021 - Nº 63 - Ano 16

 

 

 

Novas soluções e tendências

O mercado de produtos antienvelhecimento tem dois fortes propulsores no Brasil: o envelhecimento da população e a consolidação do cuidado facial na rotina das pessoas. Das opções com linguagem simples e direta às novidades ultra-tecnológicas, há propostas para várias finalidades e bolsos. Na era do autocuidado, o checklist do bem-estar torna-se cada vez mais natural, e a relação com os sinais do tempo faz parte desse movimento.

 

 

Para atender às demandas dos brasileiros, a Neutrogena acaba de lançar sua primeira linha antissinais, a Neutrogena Face Care Intensive. Os produtos têm textura ultraleve oil free e são indicados para todos os tipos de pele. Os cremes Antissinais FPS 22 e o Reparador são formulados com vitamina C, niacinamida e colágeno, e o Hidratante Matte 3 em 1 traz D-pantenol, glicerina e arginina na composição.

 

"Nossas inovações são sempre baseadas em alta tecnologia e muita pesquisa. O objetivo era entrar no segmento anti-idade e fortalecer nossas linhas de hidratantes com produtos que atendessem aos anseios e às expectativas dos brasileiros, que buscam performance eficaz com excelente sensorial a um preço acessível”, aponta Cynthia Marin, gerente sênior de marketing para as marcas de cuidado com a pele da Jonhson & Jonhson Consumer Health.

 

Desenvolvido com a tecnologia Helioplex, que protege a pele contra os raios UVA e UVB, o Antissinais FPS 22 previne e ameniza linhas finas, uniformiza o tom e ajuda a firmar a pele. O Antissinais Reparador revitaliza a pele durante o sono e o Hidratante Matte 3 em 1 oferece 24 horas de hidratação intensa e ultraleve, com toque aveludado, controle da oleosidade por até 8 horas e efeito primer.

 

 

A linha facial antissinais Vitamina C Energy, da Nivea, foi reformulada em abril deste ano. São três produtos (diurno, noturno e para o contorno dos olhos) formulados com Q10 100% idêntico ao natural, vitamina C e vitamina E.

 

A linha suaviza os principais sinais de estresse, como falta de luminosidade, linhas de expressão e pele cansada, melhorando a hidratação e fortalecendo a barreira de proteção da pele. O Creme Facial Dia FPS 15 previne rugas, linhas finas e outros sinais de envelhecimento. A marca informa que a redução de linhas de expressão é perceptível em quatro semanas.

 

A versão Noite estimula a melhora do metabolismo da pele e promete firmeza e aparência mais jovem em duas semanas. O Q10 Vitamina C Antissinais Creme Facial Área Dos Olhos alivia os sinais de cansaço e a falta de luminosidade.

 

 

Lançada em 1986, a linha Natura Chronos tem um portfólio diversificado para limpeza, hidratação, proteção e tratamento. Atualmente, são destaques o Acqua Biohidratante Renovador, o Sérum Intensivo Pró-firmeza e o Elixir Redutor de Rugas. O primeiro promove uma recarga instantânea de hidratação e estimula a auto-hidratação da pele de forma inteligente.

 

O Acqua Biohidratante tem formulação leve e refrescante que penetra rapidamente na pele. O produto ativa os cinco mecanismos de auto-hidratação, mantém o equilíbrio da microbiota e repara os níveis de hidratação de acordo com a necessidade de cada região do rosto.

 

A composição traz fevilea, ativo da biodiversidade brasileira que estimula mecanismos naturais de produção de ácido hialurônico, aumentando os níveis de água nas camadas mais profundas da pele; um ativo prebiótico que ajuda a fortalecer a barreira cutânea; e ácido hialurônico-BT, que aumenta os níveis de hidratação da pele imediatamente, em até 84%.

 

O Sérum Intensivo Pró-firmeza tem efeito lifting imediato e tensor nas camadas mais profundas da pele. O sérum aumenta a produção de colágeno em até oito vezes, reforçando o tecido de sustentação, graças à formação de um filme tensor na superfície da pele.

 

A composição inclui concentrado de jatobá, um booster natural de colágeno (que aumenta a produção e protege o colágeno já existente), e biossacarídeos, responsáveis pelo efeito tensor e pela melhora da sustentação da pele.

 

Com foco no combate aos sinais de envelhecimento na área dos olhos e nas rugas profundas, o Elixir Redutor de Rugas é formulado com tecnologias que atuam nas principais causas dos “pés de galinha” e das pálpebras caídas.

 

O produto tem textura fluida, que facilita a absorção. “É duas vezes mais concentrado que os cremes antissinais”, afirma a marca. A formulação traz concentrado de jambu, ativo que relaxa as microtensões das fibras de colágeno e elastina, e ácido hialurônico.

 

 

Em junho deste ano, a Lancôme apresentou uma inovação inspirada em tratamentos clínicos: a Bi-Ampola Reparadora Absolue. A ampola de uso noturno repara a barreira de hidratação da pele “com apenas uma gota”. A formulação bifásica, de alta concentração e precisamente dosada, penetra rapidamente na pele para resultados rápidos e intensos, “oferecendo benefícios promissores e eficácia comprovada em uma textura sensorial única”, garante a Lancôme.

 

A novidade aumenta a reparação da pele em 31% desde a primeira aplicação (a marca menciona um teste instrumental em 24 mulheres, feito uma hora depois de uma única aplicação). O produto hidrata por 24 horas e, após quatro semanas, a promessa é de pele visivelmente regenerada, macia e preenchida. “96% das mulheres acham o produto agradável (autoavaliação em 52 mulheres)”, diz a Lancôme.

 

Inspirada na natureza hídrica e lipídica da pele, a marca desenvolveu uma tecnologia bifásica 25% óleo (puro e destilado, 100% de origem natural e altamente concentrado em ômegas 6 e 9, além de óleo de rosas e vitamina E) e 75% essência (complexo tri-ceramidas, ácido hialurônico, ácido salicílico e extrato de grand rose) para ser ativada no primeiro uso.

 

Uma vez agitadas, as gotículas de óleo se difundem na fase aquosa, transformando-se em uma emulsão leitosa que penetra rapidamente na pele. O aplicador em conta-gotas fornece a dose ideal do produto.

 

 

Para combater os sinais de fadiga ao redor dos olhos, a Shiseido apresenta o Uplifting and Firming Eye Cream, da linha Vital Perfection. O produto, formulado com retinol e extratos botânicos, tem ação contra rugas, flacidez, olheiras e tons desiguais da pele.

 

A linha é fruto da combinação de quatro tecnologias, que juntas ampliam a barreira contra a fadiga: ReNeura Technology ++, KURENAI-TruLift Complex e TruStructiv, MATSU-ProSculpt Complex e VP8. Inspirada na neurociência, a tecnologia ReNeura++ aumenta a velocidade de ação do creme. A textura sedosa e hidratante envolve a pele instantaneamente, “para ajudá-la a se sentir nutrida e resiliente”, informa a Shiseido.

 

O produto foi testado em 104 mulheres de 42 a 62 anos, com 8 semanas de uso regular, na África do Sul. “As mulheres sentiram que a aparência de fadiga relacionada à idade melhorou visivelmente em uma semana. Houve melhora das bolsas abaixo dos olhos (75%), rugas (77%) e olheiras (75%). Em geral, a aparência da fadiga relacionada à idade melhorou para 77% delas”, afirma a Shiseido. Depois de quatro semanas, os percentuais de melhora em relação a bolsas, rugas e olheiras foram de, respectivamente, 92%, 89% e 93%.

 

 

Produção de energia

 

O Hypskin, lançamento da Assessa, é destaque em produtos antienvelhecimento no portfólio da empresa. “O Hypskin representa a última geração de um produto campeão de vendas da Assessa, comercializado apenas no exterior e que está em mais de 400 produtos de grandes marcas ao redor do mundo”, diz Daniel Barreto, presidente da Assessa. O ativo tem origem vegetal e certificação Cosmos.

 

Ensaios de expressão gênica demonstram que Hypskin modula a expressão de 507 genes em queratinócitos e fibroblastos humanos, revelando intensa atividade na derme e na epiderme. O mapeamento genético, confi rmado por ensaios clínicos, mostra uma poderosa atividade regeneradora.

 

Hypskin ativa sensores específicos na superfície da pele, estimulando a liberação de citocinas importantes e que atuam em níveis mais profundos da epiderme e da derme. A ação de Hypskin sobre as células epidérmicas é seletiva para a proliferação e a atividade dos queratinócitos, resultando em uma distribuição mais homogênea da melanina e num tom de pele uniforme, com menos manchas.

 

Os queratinócitos ativados também liberam proteínas de coesão, gerando um estrato córneo mais estruturado, suavizando o microrrelevo da pele e diminuindo a quantidade e a profundidade das rugas.

 

Outras citocinas atingem a derme, estimulando o fluxo sanguíneo e trocas metabólicas. Elas também estimulam a atividade dos fibroblastos, a produção de colágeno, de elastina e de outros componentes da matriz extracelular.

 

Os ensaios clínicos confirmaram as indicações do roadmap genético. Hypskin estimula a síntese da matriz dérmica e reduz o tamanho e a cor das manchas escuras, melhorando significativamente a homogeneidade do tom da pele. O ativo fomenta a microcirculação, suaviza o relevo cutâneo – reduzindo a quantidade e a profundidade das rugas – e melhora a estrutura, a densidade e a firmeza da pele.

 

“São benefícios clinicamente comprovados, com resultados visíveis após 21 dias e incríveis após 90 dias, em concentrações de apenas 1% em uma emulsão simples”, afirma Barreto.

 

Ele aponta como uma das tendências em produtos antienvelhecimento as formulações que estimulam a energia das células. “Elas já são realidade, mas é possível ser mais ambicioso com a ajuda de pesquisas e tecnologia. A japonesa Kanebo, uma das gigantes em skin care, criou um produto que promete potencializar a atividade celular e ajudar na produção de energia na pele”, diz.

 

Barreto menciona uma pesquisa da Mintel, que ressalta a busca dos consumidores por melhores níveis de saúde e bem-estar. “A energia será a reivindicação da década. As marcas de beleza e cuidado pessoal vão precisar mostrar ao consumidor como seus produtos podem melhorar esses níveis”, afirmou a agência de pesquisa e inteligência de mercado.

 

Para pessoas que desejam viver mais e melhor, ter aparência saudável é mais importante do que eliminar rugas. Essa é a conclusão de outro estudo citado por Barreto, da Euromonitor International. “Os produtos têm de se concentrar na promessa de oferecer aparência saudável em todas as fases da vida, e não em fazer o tempo voltar atrás”, ponderou a pesquisa.

 

Ana Carolina Albertini, gerente técnica da Sarfam, aborda os ativos Agefinity (Givaudan), PhytoSpherix (Mirexus) e Celyscence (Clariant). “O Agefinity é um ativo revolucionário de fonte vegetal e com foco na redução de rugas, proporcionando rejuvenescimento facial. Ele age intensamente em peles maduras, promovendo a redensificação da arquitetura facial. É indicado para o tratamento da região do pescoço, a zona Y, para o preenchimento da linha nasolabial e como antirrugas”, explica.

 

Ela informa que o mecanismo de ação do Agefinity consiste em: reprogramar o metabolismo mitocondrial, promover a reestruturação da matriz da pele, reforçar a junção epitelial dermo-epidermal (DEJ) e reorganizar a matriz extracelular da pele madura, de maneira semelhante à mais jovem. O resultado é a iluminação da pele, com diminuição visível de rugas na região dos olhos e na área do pescoço.

 

 

O PhytoSpherix é um ativo 100% natural e multifuncional, oriundo de glicogênio, para booster celular. “O glicogênio está naturalmente presente no nosso organismo, sendo biotransformado em glicose para aumentar a biodisponibilidade de energia celular”, menciona.

 

“Nosso ativo biomimético PhytoSpherix tem eficácia na retenção da umidade epidermal, na redução de rugas, na melhora da textura e iluminação da pele e na reparação da função de barreira, além de auxiliar no sensorial da formulação. PhytoSpherix tem ação de hidratação superior ao ácido hialurônico”, completa.

 

Celyscence é um eliminador de células zumbi, uma vez que mitiga os impactos da senescência celular. O ativo elimina seletivamente as células senescentes (efeito senolítico) e alivia os efeitos colaterais dessas células (efeito senomórfico). “É um ativo holístico que neutraliza os danos à pele causados pelo envelhecimento cronológico, programando as células senescentes para células jovens e proporcionando efeito hidratante, antirrugas, iluminador e firmador”, finaliza.

 

 

 

 

 

 

 

Para Rosa Koren, gerente de marketing da Sarfam, o consumidor está muito mais atento aos produtos que usa. Cosméticos com entrega e performance efetiva – formulados com ativos que uniformizam a textura da pele, conferindo hidratação longa e duradoura – são os que geram recompra e fidelidade.

 

“O processo de envelhecimento causa o efeito ‘derretimento do triângulo invertido’: a arquitetura que compreende rosto, pescoço e colo. Produtos que contribuam para o embelezamento dessas regiões são muito procurados pelas consumidoras, principalmente pelas gerações Baby Boomers (nascidos entre os anos de 1945 e 1964) e X (de 1965 a 1984)”, aponta.

 

Produtos que auxiliam na redução dos níveis de estresse, na melhora da qualidade do sono e alinhados à ideia de envelhecimento saudável estão em alta, “bem como o conceito de cuidado de dentro para fora”, observa Rosangela Barzinski Gonzalez, gerente técnica da Tovani Benzaquen.

 

“A Tovani Benzaquen oferece uma linha robusta de matérias-primas para suplemento alimentar, com benefícios comprovados para tratamento da pele, redução dos efeitos deletérios dos radicais livres, aumento da firmeza e redução de rugas”, diz.

 

A empresa comercializa a linha de ácidos hialurônicos da Bloomage Biotech, para suplementos alimentares e produtos cosméticos. O Hymagic 4DTM é composto por quatro tipos de ácido hialurônico, com pesos moleculares diferentes e ações complementares, que atuam no estrato córneo, na epiderme e na derme.

 

O ácido hialurônico polimérico forma um filme bio-protetor respirável sobre a pele, com ação antipoluição. Em sinergia com o hialuronato de sódio de alto peso molecular, ele promove hidratação por 24 horas.

 

“O hialuronato de sódio acetilado com alta afinidade pelo estrato córneo auxilia no reparo da barreira cutânea, e o hialuronato de sódio de baixíssimo peso molecular penetra rapidamente na epiderme e derme, tratando a pele profundamente, promovendo redensificação da pele e redução de linhas finas e rugas profundas”, ressalta.

 

Outro destaque da Tovani Benzaquen é o Bioecto (INCI: Ectoin), que oferece proteção contra radicais livres gerados pela radiação da luz azul e visível, além de promover hidratação e aumento da produção de colágeno. É ideal para produtos antipoluição, linhas solares e de prevenção do envelhecimento.

 

 “Consumidores procuram tratamentos com efeito imediato. A Tovani Benzaquen comercializa o Gabacare BL98T (INCI: Aminobutyric acid), ativo com ação imediata e prolongada na redução de linhas e rugas de expressão. Ele atua sobre os receptores Gaba [ácido gama-aminobutírico] da pele, relaxa os músculos e suaviza as marcas de expressão. O uso contínuo promove a síntese de colágeno e ácido hialurônico, além do reparo da barreira cutânea”, afirma.

 

O Gabacare integra a formulação de produtos internacionais como o Tru Face Instant Line Corrector, da Nu Skin. O Re-Nutriv Replenishing Comfort Eye Creme Moisturizing, da Estée Lauder, é formulado com hialuronato de sódio e o Expert Sun Protector Face & Body Lotion SPF50+, da Shiseido, com o Bioecto.

 

 

“Geração elástica”

 

 

Dentre as inovações da Lubrizol para o mercado antienvelhecimento, está o Argireline Amplified peptide, “molécula completa para o tratamento anti-aging alinhada à sustentabilidade. É a solução antienvelhecimento tudo-em-um que está mudando a cara dos cuidados com a pele”, diz Karina Teixeira, gerente de Marketing Lubrizol Life Science.

 

Há vinte anos, a Lipotec, divisão de ingredientes ativos da Lubrizol Life Science Beauty, lançou um novo peptídeo para reduzir as rugas de expressão: o Argireline peptide. Alternativa tópica e segura aos procedimentos estéticos invasivos e dispendiosos, o ativo vem sendo utilizado em todo o mundo para combater sinais de envelhecimento precoce.

 

Ante às novas preferências de consumo – como rotinas mais simples e práticas de skin care e a busca por ingredientes amigáveis ao meio ambiente –, a Lubrizol apresenta o Argireline Amplified peptide. O produto é um hexapeptídeo multifuncional com intenso e completo poder antienvelhecimento. No Brasil, o Airgireline Amplified é distribuído para o setor cosmético pela Dinaco.

 

O peptídeo transforma visivelmente a pele cansada, opaca e envelhecida, deixando-a com aparência mais jovem, saudável e luminosa. “É o primeiro produto a focar no relaxamento muscular, a partir do momento em que causa o relaxamento mais rápido dos músculos, ajudando a recuperar a aparência da pele”, afi rma Karina. Assista o vídeo https://www.lipotec.com/Behind_3D_bioprinting.mp4

 

Testes realizados com o ativo demonstraram sua eficácia em atrasar e reverter os efeitos do envelhecimento em todas as camadas da pele. “In vivo, observou-se um rejuvenescimento da pele, que obteve aparência cinco anos mais nova em apenas cinco dias de tratamento, com 5% do ingrediente”, menciona.

 

A Lubrizol informa que o ativo foi elaborado e é produzido de acordo com “os princípios da química verde, tendo 99,5% do seu conteúdo de origem natural. Com múltiplas funções, ele reduz a necessidade de mais rodutos, poupando energia, evitando resíduos e minimizando a pegada ambiental.”

 

Além do efeito antirrugas, o ativo proporciona os seguintes benefícios: diminuição de linhas finas; melhor isotropia da pele; pele mais radiante; diminuição da fadiga, maior firmeza e elasticidade; aumento do volume; e efeito lifting.

 

Foram realizados testes de performance com 41 voluntárias de 35 a 59 anos e com 40 voluntárias de 34 e 60 anos. O primeiro grupo utilizou um creme com 2% de Argireline Amplified peptide ou creme placebo na metade do rosto duas vezes ao dia, por 28 dias. O outro grupo usou um creme com 5% do ingrediente ou creme placebo na metade do rosto duas vezes ao dia, por 28 dias.

 

No grupo das voluntárias que utilizaram o creme com 2% do ativo, houve redução da área de rugas em cerca de 11% após cinco dias. Os testes também mostraram melhora expressiva nas peles que usaram o creme com 5% do ingrediente, como mencionado anteriormente. Assista o vídeo https://www.lipotec.com/What_do_the_volunteers_think.mp4

 

Karina lembra que, segundo dados da Abihpec, categorias como máscaras faciais e produtos antissinais tiveram crescimento relevante desde o início da pandemia, com destaque para vendas em farmácias e no comércio eletrônico. "Todos buscamos formas de nos sentirmos bem em meio a tudo o que estamos vivendo. Essa busca se reflete no mundo do cuidado com a pele, e os produtos devem seguir essa tendência”, ressalta.

 

Ela cita a pesquisa Cosmetics Products Market 2021, que aponta o envelhecimento da população como o principal agente motivador para a indústria da beleza no mundo. Segundo o estudo, haverá 2,09 bilhões de idosos com mais de 60 anos em 2050.

 

Outras tendências mencionadas por Karina que devem impactar a categoria são: o consumo sustentável; a busca por conectividade (que envolve a ligação emocional de consumidores com produtos e marcas); o movimento ageless beauty; e os produtos “healthy tech” (que fazem diagnósticos da pele e indicam os cuidados mais adequados). “Esses dados são acessados através de aplicativos, permitindo que o consumidor tenha um relatório sobre a saúde da sua pele e possa compartilhar essas informações com seu dermatologista, por exemplo”, conclui.

 

 

Em tempo: o soro hidratante Exeler8, da australiana Ciencia Skin Care, é o primeiro produto no mundo formulado com o Argireline Amplified peptide. A marca apresenta o produto como uma alternativa tópica aos injetáveis e preenchedores antirrugas, “com redução das rugas de expressão em até 52%, em cinco dias.”

 

 

Fernanda Soro, gerente sênior de marketing LATAM da Sensient, aponta que o Brasil poderá ter a sexta população idosa do planeta até 2050, segundo a Organização Mundial da Saúde. “Nesse contexto, surge a ‘geração elástica’, apontada pela JWT Intelligence, que é composta por mulheres acima dos 50 anos que se sentem mais felizes, mais sábias e mais autoconfiantes do que em qualquer outro período de suas vidas”, comenta.

 

São mulheres ativas, que trabalham, viajam, namoram, divertem-se “e querem consumir produtos que atendam suas necessidades. Boa parte da indústria cosmética ignorou esse cenário nos últimos anos. A Sensient tem muitas opções de matérias-primas cosméticas que podem inspirá-las a criar produtos específicos para esse público”, afirma.

 

 

Fernanda menciona ativos com propriedades altamente hidratantes, como o Covasterol, um blend de fitoesteróis vegetais com emoliência semelhante à lanolina, “que comprovadamente reduz a produção de sebo e o tamanho dos poros”, e o Natpure Feel M Eco. Este último é um ingrediente natural com efeito semelhante ao silicone, que contribui para a formação de filme e espalhabilidade.

 

“Além disso, existem as alterações causadas pela exposição ao sol, pela poluição, tabagismo e estresse, que levam ao aumento das linhas de expressão e rugas e à formação de manchas, dentre outros problemas”, comenta. Para prevenir e combater esses danos, a Sensient conta com a linha de ativos botânicos Natpure XTRA, “que conquistou a premiação internacional PCHi Fountain Awards 2020, na categoria Reparação da Barreira de Pele”, cita.

 

Com cadeia de produção rastreável e sustentável, os ativos da linha Natpure XTRA são extraídos pela metodologia patenteada Phytoclean, que utiliza 100% de água purificada, “resultando em ingredientes ativos com maior atividade biológica do que em qualquer outro processo de extração”, afirma.

 

A linha é composta pelas variantes Longevity, Integrity, Vitality e Eternity. Oriundo do chá-verde do Quênia, o Natpure XTRA Longevity oferece proteção contra o estresse oxidativo e hidrata a pele seca, “sendo tão eficaz quanto a vitamina E na proteção contra danos externos, como a exposição aos raios UV, mantendo a pele com aparência jovem”, diz.

 

O Natpure XTRA Integrity, extraído da guayusa do Equador, equilibra a sensibilidade cutânea e diminui a inflamação causada por substâncias irritantes físicas ou químicas. É especialmente eficaz para peles sensíveis.

 

Derivado do alecrim de Uganda, o Natpure XTRA Vitality forma um escudo contra danos causados por material particulado, COVs (Compostos Orgânicos Voláteis), metais pesados e outros poluentes urbanos, reforçando a barreira protetora e agregando vitalidade à pele.

 

O Natpure XTRA Eternity foi elaborado especialmente para peles maduras. O ativo é derivado do cacau de Uganda e pode ser considerado “completo” por proteger a pele contra os sinais do envelhecimento, fortalecer os sistemas de proteção natural, reduzir os efeitos do estresse oxidativo e aumentar a hidratação cutânea. “Alguns de seus benefícios, comprovados em testes in vivo e in vitro, são pele mais firme e hidratada e redução de manchas relacionadas à idade e de linhas finas”, destaca.

 

Em um contexto de ascensão da clean beauty e tendências como a multifuncionalidade e o minimalismo, Liliana Brenner, diretora de marketing em Personal Care para a América Latina da Ashland, menciona os últimos lançamentos da empresa: Santalwood biofuncional e Nightessense biofunctional.

 

Santalwood biofuncional é um ativo natural extraído do Santalum album (sândalo), desenvolvido com a ajuda de inteligência artificial e obtido por meio de um processo de extração por CO2 supercrítico na Austrália, que reduz a senescência celular e ajuda a mitigar os danos causados pela poluição.

 

Em consonância com a valorização da saúde e do bem-estar, o ativo é inspirado na terapia das florestas – conhecida como “shinrin-yoku” no Japão –, na qual corpo e mente se beneficiam dos componentes orgânicos voláteis liberados nas matas.

 

 

“Quem não se sente melhor e mais relaxado depois de fazer uma caminhada ou passar um tempo entre as árvores? Nossos cientistas descobriram que os receptores olfativos que temos na pele diminuem com a idade e a poluição do ar. Santalwood ajuda a lutar contra este processo de envelhecimento, auxiliando no aumento da expressão dos receptores olfativos da pele”, diz.

 

Santalwood biofunctional é multifuncional e ajuda a aumentar a síntese de ceramidas e filagrinas na pele seca. Um estudo clínico duplo-cego em pele caucasiana demonstrou redução significativa do nonanal que está associado ao odor de peles maduras, além de pele mais luminosa e com menos vermelhidão.

 

Outro estudo clínico duplo-cego, feito em pele asiática, revelou diminuição das rugas, melhora da elasticidade e da firmeza, maior luminosidade e regeneração celular quando comparado ao placebo.

 

Nightessense biofunctional, que está alinhado à tendência beauty sleep, é extraído das flores de lavanda cultivadas e colhidas nas encostas das montanhas da região da Provence, no sul da França, a 140 quilômetros da unidade de produção da Ashland. O ativo foi desenvolvido com a tecnologia PSR (Plant Small RNA) para atuar no que a Ashland definiu como noctologia: a melhora do processo noturno natural de restauração da pele.

 

Essa melhora abrange o aumento de moléculas como a timezyme e a melatonina, para reparação do dano ocorrido durante o dia; limpeza das espécies oxidativas originadas pela luz solar ou luz visível; e “reset” noturno do tecido cutâneo, revelando uma pele mais descansada, revigorada e iluminada pela manhã.

 

Nightessence biofunctional foi testado clinicamente em um grupo de 36 voluntários asiáticos que trabalham à noite ou que permanecem acordados até muito tarde. Depois de usar o produto durante um mês, os voluntários apresentaram pele mais descansada e com menos olheiras.

 

Em um segundo estudo clínico, feito com 26 mulheres e homens caucasianos de 41 a 67 anos, 92% dos voluntários obtiveram 7 vezes mais luminosidade, 5 vezes menos vermelhidão e redução de linhas finas após a primeira noite de uso e resultados de longo prazo após três semanas.

 

“Nós da Lipid, que representamos a Lipoid Kosmetik no Brasil, acreditamos que o envelhecimento é algo natural e bonito, não um problema a ser combatido. É por isso que preferimos usar o termo ‘envelhecimento belo’ no lugar de ‘antienvelhecimento’. Nossa proposta é oferecer as melhores soluções e produtos para que, ao longo da vida, a pele das pessoas tenha aparência bonita e saudável, independentemente da idade”, ressalta Paulo Hennies, representante de Desenvolvimento e Vendas da Lipid.

 

Ele menciona os fatores intrínsecos e extrínsecos que contribuem para o processo de envelhecimento cutâneo. Para atuar sobre os processos intrínsecos (como a degradação estrutural da pele), a Lipoid Kosmetik desenvolveu ativos como o PhytoCodine, o Phospholipon 90 G e o Hydro-Gain.

 

O PhytoCodine é um ingrediente ativo com certificação COSMOS, baseado em peptídeos mensageiros de origem vegetal, capaz de reprogramar a estrutura da pele. “A Lipoid Kosmetik investigou e isolou, de forma inédita, peptídeos naturais semelhantes às matriquinas da pele, que foram obtidos a partir de nozes de cedro”, diz.

 

As matriquinas são peptídeos mensageiros dérmicos que instruem as células da pele a construir e a reorganizar a matriz extracelular. Essa matriz é responsável pela estrutura, pela homogeneidade e pela elasticidade da pele.

 

 

O ativo mimetiza a atividade de matriquinas que ocorrem naturalmente na pele, com benefícios comprovados de renovação da matriz extracelular, melhoria da superfície e da textura dérmica, suporte de densidade e elasticidade da pele do rosto e efeito rejuvenescedor da pele madura.

 

“O PhytoCodine é, em termos mundiais, o primeiro concentrado de peptídeos de origem vegetal semelhantes às matriquinas. Até seu lançamento no mercado, apenas matriquinas de origem sintética eram usadas em cosméticos”, afirma.

 

O Phospholipon 90 G tem a fosfatidilcolina como seu componente ativo majoritário (seu teor é de 94%, no mínimo). Esse fosfolipídio representa um dos principais lipídios naturalmente presentes na derme, sendo um precursor molecular da matriz lipídica extracelular nas camadas epidérmicas.

 

A fosfatidilcolina desempenha um papel importante no processo de formação e renovação da pele. “Durante as diferenciações terminais, ela é enzimaticamente hidrolisada a ácidos graxos livres, componentes do estrato córneo e do seu manto ácido. Com base no grande impacto no metabolismo cutâneo, a fosfatidilcolina pode desencadear processos bioquímicos que neutralizam os sinais visíveis do envelhecimento da pele”, afirma.

 

Estudos realizados com o Phospholipon 90 G demonstram que a fosfatidilcolina promove um aumento expressivo de ácido hialurônico extracelular, molécula-chave envolvida nos processos de ligação e de retenção de água na pele. A fosfatidilcolina ainda diminui a quantidade da enzima MMP-1 ativa, que é responsável pela quebra do colágeno e pelo fotoenvelhecimento induzido por radiação UV.

 

Os efeitos da fosfatidilcolina proporcionam, em conjunto, o rejuvenescimento da pele. Estudos clínicos confirmaram que o ativo confere maior elasticidade à pele e redução de rugas finas e profundas.

 

O Hydro-Gain é um hidratante 100% natural e com certificação COSMOS, que combina extratos lipofílicos hidratantes de casca de bétula e de óleo de semente de figo-da-Índia com a lecitina hidrogenada. Essas substâncias ativas aumentam a quantidade de fatores naturais de hidratação (os chamados NMFs - Natural Moisturizer Factors) e a integridade da barreira cutânea, promovendo máxima hidratação e retenção de água na pele.

 

“Estudos demonstram que o Hydro-Gain proporciona elevada eficiência de hidratação, superior em relação ao glicerol e ao ácido hialurônico, promovendo a hidratação de curto e longo prazo e garantindo a disponibilidade de água superficial e profunda na pele”, ressalta.

 

No que diz respeito aos fatores extrínsecos capazes de promover o envelhecimento da pele, a Lipoid Kosmetik tem como destaques os ativos HerbaShield URB, Herba-Protect NOX e Carotolino.

 

HerbaShield URB é um ingrediente multifuncional, com aprovação COSMOS, composto pelos extratos de agrião, de urtiga e de cavalinha, associados a fosfolipídios naturais. “É uma solução perfeita para desintoxicar, proteger e minimizar o envelhecimento da pele ocasionado por agentes poluentes”, afirma.

 

O ativo age por meio de três mecanismos, que reduzem naturalmente os danos e a aceleração do envelhecimento desencadeados pela poluição. São eles: fortalecimento da barreira cutânea, graças à ação da lecitina hidrogenada; reforço da maquinaria endógena de desintoxicação, através dos componentes ativos presentes nos extratos vegetais; e proteção celular adicional, decorrente da sua elevada capacidade antioxidante.

 

HerbaProtect NOX é um antioxidante natural baseado em extratos de flor de romã, de folha de perila e de ameixa kakadu. O ativo, que atua como um “protetor solar noturno”, reduz o estresse oxidativo mediado pela luz, previne os danos tardios à pele induzidos por radiação UV e protege contra o fotoenvelhecimento.

 

“O HerbaProtect NOX é capaz de inibir as espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio (ROS e NOX), bem como o peroxinitrito (ONOO?), reduzindo o estresse oxidativo. Dessa forma, ele evita os danos à pele induzidos por radiação UV pós-exposição solar (danos ao DNA posteriores à exposição), protege contra o fotoenvelhecimento e neutraliza os danos mediados por todo o espectro solar. É uma matéria-prima de origem 100% natural, aprovada COSMOS”, descreve.

 

Ele destaca que a luz azul – natural e artificial – danifica a pele e induz o envelhecimento prematuro. A resposta da natureza à luz azul são os carotenoides. Além da atividade fotoprotetora, os carotenoides aplicados topicamente podem otimizar a cor da pele, “mudando tons pálidos e opacos para uma aparência mais saudável”.

 

“O Carotolino consiste na combinação única de extrato de raiz de cenoura, óleo de semente de cenoura e β-caroteno, todos unidos em uma base de óleo de canola para fornecer carotenoides perfeitamente estabilizados. Ele é eficaz no bloqueio da luz azul, na neutralização de espécies reativas de oxigênio (ROS) induzidas por luz azul e na obtenção de uma cor de pele mais vívida”, explica.

 

O Citrolumine 8, o HerbaGlow NRG e o Carotolino atuam em relação aos processos extrínsecos e intrínsecos que levam ao envelhecimento cutâneo. O Citrolumine 8 foi desenvolvido para melhorar especificamente o brilho, a uniformidade e a luminosidade da pele, além de reduzir as manchas senis.

 

“Considerando que essas propriedades estão relacionadas com a produção de melanina na pele, o Citrolumine 8 atua sinergicamente em três pontos do controle celular da melanogênese: expressão da tirosinase, atividade da tirosinase e proliferação de melanócitos”, menciona. O ativo é composto por citroflavonoides de frutas cítricas encapsulados em lipossomas.

 

Paulo aponta que, em oposição a estilos de vida exaustivos, cresce a procura por ingredientes cosméticos que recarreguem as reservas de energia da pele, para torná-la radiante e com aspecto fresco. O HerbaGlow NRG é um ativo composto por ingredientes 100% naturais, com aprovação COSMOS e projetado para energizar e revitalizar sinergicamente a pele, com a finalidade de restaurar um brilho jovem e saudável.

 

Ele identifica duas tendências relevantes em produtos para o “envelhecimento belo”. “A primeira delas tem a ver com a proteção da pele após a exposição ao sol e a segunda é a proteção contra a luz azul. Essas duas tendências vieram para complementar o benefício proporcionado pelos protetores solares UVA e UVB”, diz.

 

A importância da proteção pós-exposição solar tem sido evidenciada por estudos que relatam que o estresse oxidativo mediado pela luz solar continua a acontecer durante várias horas após a exposição da pele à radiação UV. “Tais danos oxidativos representam cerca de metade dos danos à pele induzidos pelo Sol. A proteção da pele após sua exposição à luz solar, que se refere ao controle e à minimização dos efeitos deletérios decorrentes do estresse oxidativo que continuam a ocorrer, é fundamental para a preservação da saúde e da beleza da pele”, argumenta.

 

Nos últimos dois anos, diversos cosméticos chegaram ao mercado com a finalidade de minimizar os danos causados pela exposição da pele à luz azul, como o envelhecimento prematuro. “Com a pandemia, as atividades remotas se disseminaram intensamente, e as pessoas – que já passavam um tempo considerável à frente de telas de laptops e smartphones – tiveram sua exposição à luz azul aumentada significativamente. A proteção da pele contra os efeitos da luz azul é uma necessidade ainda maior nos tempos atuais”, conclui.

Matérias relacionadas:

UPCYCLING

Erica Franquilino

Antiperspirantes

Érica Franquiino

Tendência Genderless

Erica Franquilino

Novos Produtos