30-10-2020

Evonik lança ingrediente multibenefícios para cabelos e pele

Evonik lança ingrediente multibenefícios para cabelos e pele
O Varisoft ME 20, lançamento da Evonik, é uma microemulsão catiônica de condicionante e emoliente desenvolvida para atender aos mercados das Américas Central e do Sul. A principal aplicação do ingrediente é na categoria de produtos capilares, podendo ser utilizado em shampoos, condicionadores, cremes de tratamento e leave-in, bem como em formulações para limpeza da pele, como sabonetes líquidos e cremes de limpeza.


O produto apresenta excelentes propriedades condicionantes para os cabelos e para a pele, com perfil sensorial leve, não oleoso e de maciez. No teste com consumidores, em uma aplicação para condicionador, os benefícios com melhor avaliação foram aparência do produto, penteabilidade e efeito “desmaio”. O teste com painel treinado em shampoo condicionante sem sulfato mostrou que os atributos de destaque, comparados a um benchmark, foram: facilidade para enxaguar, brilho dos fios e qualidade da espuma. A empresa informa que a microemulsão permite a criação de sistemas surfactantes transparentes e com excelente desempenho de condicionamento.


Entre as vantagens para formuladores estão a capacidade de substituir silicones em formulações, solubilizar óleos naturais e permitir a criação de sistemas surfactantes com ação condicionante e baixo impacto na viscosidade. A característica de microemulsão facilita a mistura de ingredientes e permite a criação de sistemas estáveis e transparentes mesmo com níveis de óleo relativamente altos. “Também é muito fácil de manusear e de processar, diminuindo tempo e energia utilizados no processo”, destaca a Evonik.


O ingrediente biodegradável e majoritariamente de origem renovável, livre de silicones, PEG e conservantes, apresentou ótimos resultados comparado ao silicone nos testes de performance em condicionador e shampoo. O lançamento apresentou paridade nos critérios de desembaraço, penteabilidade dos fios molhados e sensorial nos cabelos molhados.


“Nossa expectativa é que o Varisoft ME 20 faça um grande sucesso no mercado regional. Além de trazer múltiplos benefícios para os formuladores, como facilidade no processo, possibilidade de criação de sistemas transparentes e ótima capacidade de solubilização de óleos naturais, também atende às necessidades dos consumidores por desempenho e por produtos cada vez mais sustentáveis. Tem aplicação nos mercados que estão com projeções positivas mesmo com os impactos da pandemia e entrega boa performance condicionante e emoliente para os consumidores”, diz Daniel Coelho, coordenador de marketing da área Care Solutions para a América Central e do Sul.




Notícias relacionadas

Vrije Universiteit Brussel promove curso on-line sobre ciências dermato-cosméticas

As inscrições podem ser feitas até 20 de dezembro e as aulas estarão disponíveis a partir de 1º de fevereiro de 2021

+

Silab lança Acnesium, para o cuidado da pele acneica

O produto é um ingrediente ativo natural purificado, obtido a partir dos pericarpos de romãs imaturas, com eficácia clínica no tratamento da acne leve a moderada

+

BASF desenvolve nova abordagem para testes de eficácia antipoluição

A empresa realizou análises sistemáticas, focadas em quatro mecanismos de ação: antiaderência, removibilidade, antipenetração e limpeza

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos