27-10-2020

BASF desenvolve nova abordagem para testes de eficácia antipoluição

BASF desenvolve nova abordagem para testes de eficácia antipoluição
A BASF desenvolveu uma abordagem abrangente para testar a eficácia antipoluição de componentes típicos de formulações cosméticas. A empresa realizou análises sistemáticas, com testes in vivo e in vitro, focadas em quatro mecanismos de ação: antiaderência, removibilidade, antipenetração e limpeza.


"Queremos ajudar os fabricantes no desenvolvimento de produtos que, comprovadamente, ajudem a proteger a pele contra partículas poluentes. No entanto, não existe um único teste que nos mostre como combater essas impurezas e, por isso, podem ser necessários vários métodos para que haja uma proteção eficaz”, explica Annette Mehling, gerente sênior de Ciências da Pele da BASF.


A BASF concebeu um novo método de teste in vivo padronizado que avalia a capacidade dos ingredientes ou formulações típicas de diminuir a aderência das partículas e/ou melhorar a remoção da pele pré-tratada – com lavagem, por exemplo. Os melhores resultados foram obtidos utilizando um emoliente volátil à base de hidrocarbonetos em baixas concentrações. Para os emulsificantes, as variantes baseadas no açúcar tiveram o melhor desempenho.


Para avaliar a remoção completa de partículas poluentes, foi utilizada uma matriz de colágeno como modelo de pele e desenvolvido um teste in vitro que permitiu avaliar o desempenho de limpeza dos ingredientes e formulações na pele poluída. Com foco em óleos de limpeza, a análise de 11 emolientes revelou que o desempenho de limpeza se correlaciona diretamente aos parâmetros físico-químicos: os melhores resultados foram alcançados com emolientes de alta espalhabilidade e baixa viscosidade.


A BASF destaca que seus pesquisadores incorporaram os ingredientes de melhor desempenho para cada mecanismo de defesa contra a poluição ambiental em novas formulações de cuidados com a pele. Ao desenvolvê-las, a equipe também otimizou outros atributos, como propriedades sensoriais ou benefícios percebidos pelo consumidor, como hidratação e suavidade da pele. A empresa informa que, de forma geral, essas formulações “excederam significativamente os produtos comercializados com alegações antipoluição”.




Notícias relacionadas

Faculdade Santa Marcelina abre inscrições para curso de Tecnologia em Estética e Cosmética

As aulas acontecerão no primeiro semestre deste ano, com processo seletivo 100% on-line

+

Curso do IQ da USP voltado a produtos capilares começa em março

Grande parte do curso de atualização “Produtos Capilares – da concepção ao cliente final” acontecerá on-line. As exceções serão as aulas práticas em laboratório

+

Conheça REVIVE HYPSKIN, da Assessa

A formulação REVIVE HYPSKIN une os benefícios do CARBOGREEN e o poder regenerador do HYPSKIN

+

Assessa apresenta HYPSKIN, poderoso agente regenerador da pele

O ativo remove manchas e reduz rugas, com resultados visíveis em 21 dias

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos