27-10-2020

BASF desenvolve nova abordagem para testes de eficácia antipoluição

BASF desenvolve nova abordagem para testes de eficácia antipoluição
A BASF desenvolveu uma abordagem abrangente para testar a eficácia antipoluição de componentes típicos de formulações cosméticas. A empresa realizou análises sistemáticas, com testes in vivo e in vitro, focadas em quatro mecanismos de ação: antiaderência, removibilidade, antipenetração e limpeza.


"Queremos ajudar os fabricantes no desenvolvimento de produtos que, comprovadamente, ajudem a proteger a pele contra partículas poluentes. No entanto, não existe um único teste que nos mostre como combater essas impurezas e, por isso, podem ser necessários vários métodos para que haja uma proteção eficazâ€, explica Annette Mehling, gerente sênior de Ciências da Pele da BASF.


A BASF concebeu um novo método de teste in vivo padronizado que avalia a capacidade dos ingredientes ou formulações típicas de diminuir a aderência das partículas e/ou melhorar a remoção da pele pré-tratada – com lavagem, por exemplo. Os melhores resultados foram obtidos utilizando um emoliente volátil à base de hidrocarbonetos em baixas concentrações. Para os emulsificantes, as variantes baseadas no açúcar tiveram o melhor desempenho.


Para avaliar a remoção completa de partículas poluentes, foi utilizada uma matriz de colágeno como modelo de pele e desenvolvido um teste in vitro que permitiu avaliar o desempenho de limpeza dos ingredientes e formulações na pele poluída. Com foco em óleos de limpeza, a análise de 11 emolientes revelou que o desempenho de limpeza se correlaciona diretamente aos parâmetros físico-químicos: os melhores resultados foram alcançados com emolientes de alta espalhabilidade e baixa viscosidade.


A BASF destaca que seus pesquisadores incorporaram os ingredientes de melhor desempenho para cada mecanismo de defesa contra a poluição ambiental em novas formulações de cuidados com a pele. Ao desenvolvê-las, a equipe também otimizou outros atributos, como propriedades sensoriais ou benefícios percebidos pelo consumidor, como hidratação e suavidade da pele. A empresa informa que, de forma geral, essas formulações “excederam significativamente os produtos comercializados com alegações antipoluiçãoâ€.




Notícias relacionadas

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU: prazos e programação

A reserva antecipada de uma vaga no curso organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, pode ser feita até quinta-feira, 30

+

Instituto Mauá oferece curso de especialização em engenharia cosmética

O curso Engenharia Cosmética: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão é voltado a graduados em farmácia, química, bioquímica e engenharia química e demais profissionais que atuam ou desejam ingressar no mercado cosmético

+

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU tem inscrições abertas

Organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, o curso acontecerá nos dias 5 a 10 de fevereiro de 2024

+

Pós-Graduação em Engenharia Cosmética no Instituto Mauá

O programa do curso oferecido pelo Instituto Mauá de Tecnologia é dividido em três módulos: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Gestão de Operações e Projetos para a Indústria de Cosméticos; e Estratégias em Gestão Industrial

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos