22-09-2020

Ativos miméticos, tal qual a pele

Ativos miméticos, tal qual a pele
A pele nunca despertou tanto interesse nas pessoas. Ela se tornou alvo de buscas de um número cada vez maior de pessoas, que pesquisam informações sobre sua constituição, função, segurança, integridade e cuidados. Neste momento, projetos assertivos na criação de cosméticos devem se basear na estratégia de inovação e eficácia, na utilização de ativos testados a serviço da saúde e do bem-estar, ativos mais que poderosos, heróis, com promessa e entrega de proteção e credibilidade. A maioria deles devem ser derivados de duas abordagens principais: a biotecnologia botânica e os que mimetizam, normalizam e protegem a bioquímica cutânea. Mimetizar tornou-se mais que uma busca ou tendência, mas um caminho com garantia de assertividade e eficácia segura.


Assim como a pele, plantas têm capacidade de regeneração, mesmo após sofrer vários tipos de agressões. O processo de regeneração dos tecidos da pele precisa ser mantido, para garantir que as agressões do meio ambiente, cada dia mais conturbado, não ameacem sua segurança e integridade – isso é essencial. É fundamental o uso de uma química suave, semelhante (mimética) à encontrada na bioquímica cutânea, que além do ecossistema da pele, também respeita o meio ambiente.


Novas tecnologias de vetorização de ativos também podem colaborar, pois permitem a eficácia na entrega de forma segura. O estudo da eficácia e comprovação dos mecanismos de ação dos ativos completam a lista de variáveis que podem transformar um projeto em uma realidade bem-sucedida.


A Colormix Especialidades tem em seu portfólio ativos miméticos à pele, semelhantes aos encontrados nela, biodisponíveis e, portanto, mais efetivos, como: ceramidas, ácido hialurônico, a química dos aminoácidos, probióticos, antioxidantes naturais, vitaminas, ácidos graxos essenciais, hidrolisados de proteínas e componentes do fator natural de hidratação. A Colormix Especialidades também tem seu portfólio uma gama de adjuvantes naturais para a formação de uma base cosmética biocompatível, não oclusiva e estável, como tensoativos sulfate free, emulsionantes naturais, agentes reológicos, conservantes certificados, corantes naturais, pigmentos de efeito, bio polímeros marinhos, gomas naturais e ativos de biotecnologia.


Da italiana Naturalis, a Colormix Especialidades traz o sistema de vetorização de ativos, a Linha Niosome, formada por micro vesículas hidrofílicas ultra deformáveis de origem natural, que permite a veiculação de ativos de polaridades diferentes para vários tipos de apelos. Um deles é o Nio-Nag, um ativo indicado para garantir a integridade da barreira cutânea, que veicula fitoceramidas, PCA Na, extrato de leveduras e precursores de ácido hialurônico, reunidos em um único ativo. Na mesma linha temos o Nio-Sensyl, para peles sensíveis, com acne, rosácea e dermatite atópica, que apresenta a combinação dos ativos inibidores de respostas inflamatórias do mangostão, com a ação antioxidante da magnólia e a ação probiótica do extrato de leveduras enriquecido com zinco.


Os ácidos graxos insaturados essenciais são possíveis de serem obtidos nos óleos africanos de baobá, kalahari, moringa, manketi, marula e ximenia, todos da empresa Kupanda, distribuída pela Colormix Especialidades no Brasil. Ricos em fitoesteróis, concentrados em nutrientes, conferem aos cosméticos muito mais que emoliência: promovem equilíbrio na microbiota, revitalização, nutrição e proteção à pele e ao cabelo.


Além de um rico e inovador portfólio, alinhado com as novas demandas do mercado, a Colormix Especialidades possui uma área de Ciências da Vida, com equipe de alta performance, preparada para ajudar os clientes na busca por soluções para a rica diversidade brasileira de pele e cabelo. Temos um laboratório para apoio ao desenvolvimento de projetos cosméticos e de domissanitários. Seu sucesso é o nosso propósito, seu projeto é o nosso foco.




Notícias relacionadas

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU: prazos e programação

A reserva antecipada de uma vaga no curso organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, pode ser feita até quinta-feira, 30

+

Instituto Mauá oferece curso de especialização em engenharia cosmética

O curso Engenharia Cosmética: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão é voltado a graduados em farmácia, química, bioquímica e engenharia química e demais profissionais que atuam ou desejam ingressar no mercado cosmético

+

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU tem inscrições abertas

Organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, o curso acontecerá nos dias 5 a 10 de fevereiro de 2024

+

Pós-Graduação em Engenharia Cosmética no Instituto Mauá

O programa do curso oferecido pelo Instituto Mauá de Tecnologia é dividido em três módulos: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Gestão de Operações e Projetos para a Indústria de Cosméticos; e Estratégias em Gestão Industrial

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos