11-08-2020

Proteção solar com inovação e respeito à diversidade

Proteção solar com inovação e respeito à diversidade
A preocupação com o envelhecimento cutâneo é antiga. Hoje sabemos que, além da preocupação com a aparência, alguns cuidados são vitais para manter uma boa saúde e qualidade de vida. Apesar do envelhecimento ser um processo natural e inevitável, existem fatores causadores que podem ser evitados. Um desses fatores é o fotoenvelhecimento, causado pela radiação solar (radiação UV) e que provoca danos à pele. O uso diário de um protetor solar adequado para cada biotipo e fototipo cutâneo pode colaborar para retardar o envelhecimento da pele e prevenir o câncer.


A pele é um órgão extremamente complexo, com estrutura elástica, flexível e muito resistente. Responsável por várias funções vitais, ela protege o organismo contra infecções, doenças e agressões ambientais, além de controlar a umidade e a temperatura do corpo, permitindo que o ser humano adapte-se a diversos climas. Essa diversidade cronológica, geográfica e genética apresenta respostas diferenciadas aos agentes agressores da radiação UV e a classificação dos fototipos de pele nos ajuda a entender a resposta melânica de cada um deles. Da pele mais clara, a mais desprotegida, à pele mais escura, a que possui melhor capacidade de defesa, todas elas necessitam de cuidados quando o assunto é radiação UV.


Formular um cosmético com proteção solar que seja seguro, eficaz e adequado a todas essas variáveis é uma tarefa que exige pesquisa, estudo de normas regulatórias e a busca de ativos que, combinados, resultem em um sensorial agradável e de fácil aplicação. Além dos ativos que promovem proteção UVA e UVB, a escolha das matérias para a base cosmética é fundamental para obter sucesso.


Pensando em soluções inovadoras e seguras, a Colormix Especialidades oferece várias opções para a criação de um filtro solar que atenda às demandas do mercado: um produto seguro, natural, sustentável e com sensorial que considere a diversidade da pele do brasileiro.


Com ação nas bandas UVA e UVB, o Apalight é uma hidroxiapatita natural que, além da função da proteção solar, repõe o cálcio na pele de forma mimética, evitando o envelhecimento precoce, e normaliza a renovação dos queratinócitos. O Apalight é um filtro físico, permitido pelas certificadoras de produtos naturais, de fácil manipulação e que não agride a pele nem o meio ambiente. Ele também não deixa o efeito blue-white nas peles morenas, um resultado indesejado deixado pelo dióxido de titânio.


Para quem busca mais resultados obtidos de fontes naturais, a empresa oferece o Bio Sun, blend de extratos vegetais concentrados – um booster de UVB. Outros componentes podem compor a formulação de um bom filtro solar com uma proposta mais ecofriendly. São exemplos os ativos Seactive-ZT, a base de algas marinhas que defendem a pele contra a luz azul, e o Stop Urban, que atua contra os efeitos da poluição. Para finalizar, é importante o uso de um bom agente reológico, como o Optigel CK, uma bentonita certificada Ecocert, para estabilizar a emulsão, suspender o óxido de zinco e outros componentes da formulação, e um emulsionante líquido como o Olivoil PCA, que permite a criação de formulações a frio, além de ser hidratante. A Colormix Especialidades tem todas estas soluções disponíveis.




Notícias relacionadas

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU: prazos e programação

A reserva antecipada de uma vaga no curso organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, pode ser feita até quinta-feira, 30

+

Instituto Mauá oferece curso de especialização em engenharia cosmética

O curso Engenharia Cosmética: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão é voltado a graduados em farmácia, química, bioquímica e engenharia química e demais profissionais que atuam ou desejam ingressar no mercado cosmético

+

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU tem inscrições abertas

Organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, o curso acontecerá nos dias 5 a 10 de fevereiro de 2024

+

Pós-Graduação em Engenharia Cosmética no Instituto Mauá

O programa do curso oferecido pelo Instituto Mauá de Tecnologia é dividido em três módulos: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Gestão de Operações e Projetos para a Indústria de Cosméticos; e Estratégias em Gestão Industrial

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos