14-03-2022

Assessa demonstra que Ormagel XPU protege o Triptofano contra danos causados pela radiação solar

Assessa demonstra que Ormagel XPU protege o Triptofano contra danos causados pela radiação solar
As proteínas do cabelo podem ser degradadas através de reações fotoquímicas mediadas por aminoácidos aromáticos que atuam como sensibilizadores, absorvendo a energia da radiação UV. Essa energia excita os elétrons de certas ligações químicas nesses aminoácidos, levando-os a estados intermediários de alta energia. Por meio de um mecanismo de transferência de elétrons, a energia é transferida para outras ligações químicas em diferentes partes da proteína, alterando sua estrutura.


Estudos recentes revelaram a existência de uma nova rota de dano capilar envolvendo as mesmas reações fotoquímicas ativadas por UV, mas mediadas pelo Triptofano, quebrando a ligação dupla da cistina e levando à sua transformação em cisteína e, após uma série de oxidações sequenciais, em ácido cisteico.


A capacidade do ORMAGEL XPU de reagir com proteínas do cabelo e com isso evitar a ativação do Triptofano já era conhecida pelos cientistas da Assessa, que realizaram um novo estudo para verificar se esse efeito seria eficiente para bloquear a via de dano fotoquímico ao cabelo.


No estudo, cabelos tratados com ORMAGEL XPU foram comparados a cabelos tratados com fórmulas placebo, após exposição aos raios UV por 96 horas (simulador solar ultravioleta Q-Sun Xenon).


Os resultados mostraram que os cabelos tratados com fórmulas contendo 0,8% de ORMAGEL XPU no shampoo e condicionador e 2% no leave-on apresentaram redução de 38% na degradação da cistina quando comparados ao placebo, DEMONSTRANDO A EFICÃCIA do ORMAGEL XPU EM EVITAR A ATIVAÇÃO DO TRIPTOFANO NA PRESENÇA DA RADIAÇÃO SOLAR.


Veja o teste em assessa.com.br/ormagel-xpu




Notícias relacionadas

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU: prazos e programação

A reserva antecipada de uma vaga no curso organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, pode ser feita até quinta-feira, 30

+

Instituto Mauá oferece curso de especialização em engenharia cosmética

O curso Engenharia Cosmética: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão é voltado a graduados em farmácia, química, bioquímica e engenharia química e demais profissionais que atuam ou desejam ingressar no mercado cosmético

+

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU tem inscrições abertas

Organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, o curso acontecerá nos dias 5 a 10 de fevereiro de 2024

+

Pós-Graduação em Engenharia Cosmética no Instituto Mauá

O programa do curso oferecido pelo Instituto Mauá de Tecnologia é dividido em três módulos: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Gestão de Operações e Projetos para a Indústria de Cosméticos; e Estratégias em Gestão Industrial

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos