31-08-2021

ADEKA NOL GT-730 – Memory Gel (INCI: PEG-240/HDI COPOLYMER BIS-DECYLTETRADECETH- 20-ETHER)

ADEKA NOL GT-730 – Memory Gel (INCI: PEG-240/HDI COPOLYMER BIS-DECYLTETRADECETH- 20-ETHER)
O inovador “memory gelâ€, um espessante altamente eficiente para aplicações de cuidado pessoal, flui magicamente de volta à sua forma original, deixando os consumidores intrigados e maravilhados. Ele foi projetado especialmente para espessar soluções aquosas. O polímero de uretano não iônico forma um gel aquoso e pode manter a viscosidade do produto mesmo na presença de sal orgânico e inorgânico permitindo assim o espessamento e efeitos tixotrópicos para uma variedade de diferentes tipos de formulações.


Com o copolímero Adeka NOL GT-730 é possível criar “géis de memória†altamente elásticos e transparentes. Em contraste, os géis formulados com 1% de carbômeros convencionais são bastante pegajosos e não fluem facilmente de volta à sua forma original. Usando goma xantana a 2%, é possível produzir um gel que retorna à sua forma original. No entanto, o gel final é bastante pegajoso e leitoso ao invés de não pegajoso e transparente. É possível ver as texturas dos géis citados nas imagens comparativas abaixo:



O Adeka NOL GT-730 possui uma estrutura única, pois é construído com duas partes hidrofóbicas, ligadas por grupos de uretano a uma base de PEG hidrofílica. A estrutura permite que o polímero forme um gel com água, assim que a concentração do polímero atinge o ponto em que as micelas começam a se formar. Adeka NOL GT-930, que é outro espessante muito efetivo da Adeka, tem quase a mesma estrutura que o GT-730. A diferença é o comprimento do segmento hidrofóbico. Essa diferença permite que o produto tenha uma afinidade com óleos e pós.
Para uma compreensão mais clara, veja a estrutura abaixo:



Outro ponto exclusivo é que o Adeka NOL GT-730 tem uma alta tolerância a sais. As viscosidades do gel de mais de 100.000 mPa podem ser criadas com adições entre 1-5% de sais. A natureza não iônica do polímero de uretano garante que ele não seja afetado por sais orgânicos e inorgânicos, bem como por pós ou absorvedores de UV. Esse recurso promove o desenvolvimento de formulações contendo níveis significativamente elevados de ingredientes ativos que não seriam possíveis com o uso de sistemas de gel de carbômero.



Com o Adeka NOL GT-930 é possível gelificar óleos, criando um gel de emulsão sem a necessidade de adição de surfactantes. É possível criar um gel que contém 30% de óleo usando um gel aquoso criado com apenas 1,5% de material sólido. Como o polímero também é tolerante a faixas de pH alto e baixo, ele o torna ideal para uso em muitas aplicações de loções leitosas para cuidados com a pele, maquiagem e modelagem de cabelo, o gel de memória também se adapta perfeitamente a cosméticos decorativos.



Para um maior teor de óleo aconselhamos a segunda geração do gel de memória Poliuretano-59 (Adeka NOL GT-930), com o qual é possível desenvolver uma loção com 70% de óleo a 1% do polímero.


Um dos efeitos únicos com o gelificante Adeka NOL GT-730 assim como com o Adeka NOL GT-930 é que você pode formular sprays. Ambos os géis têm propriedades tixotrópicas.


Um benefício adicional deste produto é o aumento do efeito hidratante em combinação com poliol Butileno Glicol. O resultado do teste de condutância da pele (SKICON-200), mostra que com uma mistura de 3,3% de Adeka NOL GT-730 e 5% de butilenoglicol é possível obter um alto efeito hidratante.




Conclusão: A ADEKA Corporation é um fabricante japonês de produtos químicos com mais de um século de experiência. A rede global da Adeka compreende mais de 50 empresas do grupo, oferecendo um amplo portfólio a clientes em todo o mundo.


Como uma empresa de cosméticos inovadora e com um trabalho dedicado convenceu os membros do júri da In-cosmetics Global Paris em 2019 e ganhou o prêmio de prata Sensory Bar. Hoje o gelificante Adeka NOL GT-730 é utilizado em mais de 900 produtos no mercado cosmético em todo o mundo.


A Biesterfeld é a distribuidora exclusiva da Adeka no Brasil.


Para saber mais, entre em contato com:


Carla Mendes
Technical Sales - Personal Care
Biesterfeld Simko Distribuição S.A
phone +55 48 3207 2485
mobile +55 11 93092-7062
c.mendes@biesterfeld.com
www.biesterfeld-simko.com




Notícias relacionadas

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU: prazos e programação

A reserva antecipada de uma vaga no curso organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, pode ser feita até quinta-feira, 30

+

Instituto Mauá oferece curso de especialização em engenharia cosmética

O curso Engenharia Cosmética: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão é voltado a graduados em farmácia, química, bioquímica e engenharia química e demais profissionais que atuam ou desejam ingressar no mercado cosmético

+

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU tem inscrições abertas

Organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, o curso acontecerá nos dias 5 a 10 de fevereiro de 2024

+

Pós-Graduação em Engenharia Cosmética no Instituto Mauá

O programa do curso oferecido pelo Instituto Mauá de Tecnologia é dividido em três módulos: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Gestão de Operações e Projetos para a Indústria de Cosméticos; e Estratégias em Gestão Industrial

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos