12-07-2021

Desodorantes, mais que um aroma agradável

Desodorantes, mais que um aroma agradável
O suor é o resultado da excreção de componentes como ácidos, aminoácidos, carboidratos, lipídios e sais dissolvidos em água, eliminados do corpo por glândulas sudoríparas durante o processo natural de termorregulação corporal e que se intensifica com a prática de atividades físicas, altas temperaturas do ambiente ou em resposta à estímulos emocionais – como ansiedade, euforia ou estresse. Os desodorantes são cosméticos classificados pela ANVISA como Grau 1, ou seja, não necessitam de registro e comprovação de eficácia. São produtos constituídos de ativos antimicrobianos e fragrâncias que atuam de forma a diminuir o odor, sem alterar a quantidade de suor produzida, enquanto os produtos antiperspirantes, que atuam como bloqueadores e eliminadores da produção de suor, são registrados como Grau de risco 2, já que interferem na fisiologia da sudorese, requerendo testes de eficácia e segurança para a sua produção.


O Brasil é o segundo maior mercado consumidor do mundo na categoria de desodorantes, segundo dados da ABIHPEC, posição esperada para um país tropical de tamanho continental. Em tempos de pandemia, com aumento da instabilidade econômica e do número de banhos diários, o consumidor está mais exigente e espera uma entrega multibenefícios deste tipo de produto. Além dos atributos básicos da eliminação de odores desagradáveis e do controle da sudorese, ele deseja apelos como longa duração, hidratação e clareamento das axilas.


Outro ponto de atenção é a demanda do consumidor por produtos mais naturais, sustentáveis e livres de alumínio. Para ajudar no desenvolvimento de formulações de produtos desodorantes multifuncionais, seguros e eficazes, a Colormix Especialidades tem em seu portfólio de ativos as seguintes soluções:


DeoHap Dry: ativo mineral (hidroxiapatita enriquecida com PCA Zn), com ação biomimética, fornece toque seco, efeito duradouro e gentil para a pele e microbiota, com textura suave. Uma alternativa natural aos sais de cloridrato de alumínio, que são passivos de causar alergia, vermelhidão e irritação local quando em contato com o suor, pois alguns dos metabólitos excretados pela transpiração, que são de natureza ácida, reagem com o sal de alumínio dando origem ao ácido clorídrico. O DeoHap Dry conta com a tecnologia “Smartsorbâ€, um poderoso controle de umidade com efeito desodorizante, que não afeta a fisiologia da transpiração. Esse efeito sinérgico é possível devido à superfície porosa e em razão da grande área de superfície do minério, que adsorve a água e gases malcheirosos produzidos por bactérias alimentadas pelo suor, combinado com o poder antimicrobiano do zinco.


Nanoativo de prata: ativo com ação antimicrobiana baseado em nanotecnologia, que veicula nanopartículas de prata em uma dispersão aquosa, de forma eficiente e segura, com baixo índice de toxicidade e irritabilidade. É eficaz em baixas concentrações e pode ser incluído em diversos tipos de produtos cosméticos de base hidrossolúvel. Sua concentração de uso recomendada é de 0,15 a 0,20%, baseada em teste de performance. Tem aplicação recomendada na formulação de produtos desodorantes, além de apresentar benefícios como ação anti-inflamatória, que ameniza as reações alérgicas e irritações ocorridas pela depilação.


Nio-Sensyl: ativo vetorizado que une um complexo natural feito com extrato de mangostão dosificado (magnolol/honokiol), um excelente agente antimicrobiano e extrato de levedura enriquecido com zinco. Além da ação antimicrobiana, ajuda na reparação da barreira cutânea, reduz sinais de inflamação e apresenta resultados no combate à sensibilidade, dermatites e degradação da matriz dérmica. Este ativo possui alta atividade cicatrizante, melhora a renovação da pele e atua como “corticoid-likeâ€, com efeitos comparáveis a cortisona, que aliviam a coceira, o desconforto e reduz a vermelhidão local. Pode ser utilizado como um coadjuvante para gerenciar os problemas e inconvenientes da depilação.


Cosphaderm® Zinc Lactate Natural: sal de zinco hidrossolúvel, que atua como um versátil ingrediente natural, certificado, multifuncional, que combina os benefícios do zinco e do ácido lático em um único produto. Possibilita a criação de cosméticos que atendem a claims antissépticos devido à performance de ampla ação antimicrobiana contra uma vasta gama de micro-organismos, mesmo em baixa concentração. É indicado para formulações de desodorantes, além de possuir ação anti-inflamatória, antioxidante, hidratante, protetor da integridade da barreira cutânea, de cicatrização de feridas e calmante.




Notícias relacionadas

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU: prazos e programação

A reserva antecipada de uma vaga no curso organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, pode ser feita até quinta-feira, 30

+

Instituto Mauá oferece curso de especialização em engenharia cosmética

O curso Engenharia Cosmética: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão é voltado a graduados em farmácia, química, bioquímica e engenharia química e demais profissionais que atuam ou desejam ingressar no mercado cosmético

+

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU tem inscrições abertas

Organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, o curso acontecerá nos dias 5 a 10 de fevereiro de 2024

+

Pós-Graduação em Engenharia Cosmética no Instituto Mauá

O programa do curso oferecido pelo Instituto Mauá de Tecnologia é dividido em três módulos: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Gestão de Operações e Projetos para a Indústria de Cosméticos; e Estratégias em Gestão Industrial

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos