20-04-2021

Conheça as vantagens únicas dos fosfolipídios

Conheça as vantagens únicas dos fosfolipídios
Uma pele renovada, bonita e saudável é o grande desejo de quem investe em cosméticos e em uma rotina de skin care. Os ingredientes que atuam como aliados eficientes e perfeitos nessa conquista são os fosfolipídios. Conheça seus benefícios e como funcionam.


O que são e quais são as funções dos fosfolipídios?
Eles estão naturalmente presentes em todos os organismos vivos, inclusive no corpo humano, e suas funções biológicas são muito relevantes:
• são componentes básicos das membranas e das organelas celulares;
• são componentes das lipoproteínas, moléculas responsáveis pelo transporte de lipídios no plasma sanguíneo;
• também são componentes essenciais na digestão;
• e são fonte de colina e de ácidos graxos.


Fosfolipídios são moléculas anfifílicas, ou seja, possuem uma região lipofílica e uma região hidrofílica na mesma molécula.


As cadeias graxas dos fosfolipídios constituem a sua região lipofílica, sendo também denominadas como caldas apolares, enquanto a porção hidrofílica, ou cabeça polar, é constituída pelo grupo fosfato e pelo grupo hidrofílico a ele ligado.


A presença ou ausência de insaturações nas cadeias graxas dos fosfolipídios estão diretamente associadas às suas propriedades. Os fosfolipídios são obtidos a partir de fontes vegetais, como grãos de soja e sementes de girassol, ou a partir da gema de ovo.


Como os fosfolipídios podem ser aplicados?
Devido a sua segurança e versatilidade, os fosfolipídios são amplamente utilizados na indústria farmacêutica, em todas as vias de administração (oral, tópica, pulmonar, oral e injetável).


Há mais de 50 anos são os emulsificantes de primeira escolha em emulsões de uso injetável e, atualmente, são ingredientes fundamentais no desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19.


Do ponto de vista de sua aplicação em produtos de uso tópico, os fosfolipídios são ingredientes multifuncionais, seguros, versáteis, 100% naturais, biodegradáveis, biocompatíveis e que apresentam propriedades tecnológicas e fisiológicas únicas!


Eles podem ser utilizados para uma infinidade de aplicações em formulações cosméticas, uma vez que:
• são excelentes emulsificantes;
• possibilitam aumento de penetração dos ativos na pele;
• promovem a restauração da barreira cutânea;
• atuam no rejuvenescimento cutâneo;
• e ainda conferem um ótimo sensorial ao produto, sendo capaz de substituir silicones!


Com todos estes atributos, os fosfolipídios são perfeitos para o desenvolvimento de diversos tipos de formulações cosméticas naturais, já que podem desempenhar a função de dois ou mais ingredientes convencionais.


Como ingredientes ativos, os fosfolipídios hidrogenados - exemplificado pelo LIPOID P 75-3 (Lipoid Kosmetik) -, ajudam a reparar e restaurar a barreira protetora natural da nossa pele.


Isso porque são capazes de mimetizar a estrutura lamelar da matriz extracelular do estrato córneo, formando uma camada protetora, prevenindo assim a perda de água transepidermal.


Fosfolipídios hidrogenados são também excelentes emulsificantes, especialmente para emulsões do tipo óleo em água (O/A), possibilitando a incorporação de até 40% de fase oleosa ao produto-final.


Além disso, mesmo sob reduzidas concentrações, os fosfolipídios hidrogenados atuam como modificadores de sensorial, deixando a pele com uma sensação extremamente agradável e suave ao toque, similar àquela obtida com o uso de silicone.


Por sua vez, fosfolipídios insaturados com alto teor de fosfatidilcolina (que são moléculas-chave envolvidas no processo de formação e renovação da pele), são capazes de neutralizar significativamente os sinais visíveis do envelhecimento cutâneo, atividade já comprovada através dos estudos clínicos realizados com o PHOSPHOLIPON 90G (Lipoid Kosmetik).


Em termos da entrega de ativos na pele, o encapsulamento de ingredientes cosméticos com fosfolipídios (na forma lipossomal ou como nanoemulsão, p. ex.) permite alcançar um transporte mais eficiente e controlado de substâncias cosméticas ativas, tanto hidrofílicas quanto lipofílicas.


E, pelo fato de os fosfolipídios interagirem naturalmente com a superfície do estrato córneo, a penetração do composto ativo certamente pode ser modulada pela presença de fosfolipídios na formulação cosmética.


A revolução da indústria cosmética: múltiplas necessidades atendidas por um só ingrediente!


Em decorrência das suas propriedades, os fosfolipídios podem atender as necessidades técnicas e sensoriais da formulação contemplando, simultaneamente, as mais importantes tendências do setor cosmético, como a naturalidade, a vegetalização das fórmulas e o minimalismo no uso dos ingredientes.




Notícias relacionadas

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU: prazos e programação

A reserva antecipada de uma vaga no curso organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, pode ser feita até quinta-feira, 30

+

Instituto Mauá oferece curso de especialização em engenharia cosmética

O curso Engenharia Cosmética: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão é voltado a graduados em farmácia, química, bioquímica e engenharia química e demais profissionais que atuam ou desejam ingressar no mercado cosmético

+

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU tem inscrições abertas

Organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, o curso acontecerá nos dias 5 a 10 de fevereiro de 2024

+

Pós-Graduação em Engenharia Cosmética no Instituto Mauá

O programa do curso oferecido pelo Instituto Mauá de Tecnologia é dividido em três módulos: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Gestão de Operações e Projetos para a Indústria de Cosméticos; e Estratégias em Gestão Industrial

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos