02-03-2021

Emulsões Sustentáveis

Emulsões Sustentáveis
A maioria dos cosméticos utiliza como base uma emulsão. Esta é a mesma solução encontrada pela pele para manter a sua integridade e garantir a realização de sua principal função, a de defesa do corpo. O manto hidrolipídico que protege a sua superfície é uma emulsão, assim como a emulsão epicultânea existente no interior da epiderme para manter coesos seus queratinócitos e que realiza a função de barreira e integridade cutânea. Portanto, para criar boas emulsões cosméticas, os pesquisadores e desenvolvedores de produtos devem conhecer bem a teoria das emulsões e sua aplicação prática.


Manter um sistema heterogêneo estável é um grande desafio, pois água e óleo não se misturam. Entretanto, com o conhecimento técnico necessário e habilidade, é possível tornar estável o que naturalmente não é. O avanço da tecnologia e a descoberta de emulsionantes naturais, não etoxilados e combinados com agentes reológicos minerais ou gomas naturais, possibilita a criação de emulsões sustentáveis, estáveis e seguras.


A escolha do emulsionante requerido é fundamental para manter o balanço hidrolipídico (HLB) da formulação, assim como a sua afinidade química com os ativos escolhidos para ela e a definição de sua faixa de pH. As emulsões certamente continuarão sendo a principal base dos cosméticos destinados aos cuidados da pele e dos cabelos.


A busca crescente do mercado por produtos seguros e sustentáveis aponta para soluções naturais, que incluem o processo a frio de produção. Para isso, um emulsionante líquido é fundamental. A Colormix Especialidades tem em seu portfólio duas opções de emulsionantes líquidos e naturais: o Olivoil PCA e o Phytocare OL, ambos derivados do óleo de oliva, o primeiro de caráter aniônico para emulsões com pH a partir de 5 e o segundo, não iônico, para ampla faixa de pH. Para emulsões do tipo catiônica, utilizadas para produtos capilares que promovem, além de emoliência, o controle do frizz, a dica é o EverLipd EFA, rico em fosfatídeos obtido a partir do óleo de cártamo, que permite a sua aplicação em xampus e condicionadores com a criação de produtos transparentes.


Optar por um doador de viscosidade hidrossolúvel, como o reológico Optigel CK ou a goma natural Cospaderm X34, ambos com certificação Ecocert, diminui a carga oleosa de uma emulsão e a torna mais adequada para peles oleosas, acneicas ou mistas. Além de sustentável, pode ser processado a frio e de forma simples, sem formação de grumos.


Na criação de emulsões que agradam, a escolha dos emolientes pode ser a diferença para o sucesso no momento do teste sensorial realizado pelo cliente. O esperado é que a emulsão tenha bom deslizamento, absorção rápida, não deixe excesso de brilho, apresente sensorial sedoso, suave e macio. O uso balanceado em cascata de éster de cadeias de tamanho diferenciados sempre promove bons resultados, como a escolha deste trio: Cosphaderm Fell (Triheptanoin), Cosphaderm Touch (Heptyl Undecylenate) e Koperst DO (Decyl Oleate). Caso o perfil da emulsão peça uma carga maior de emoliência, seria bem-vinda a adição dos óleos da botânica africana, tais como: Óleo de Marula, Baobá, Moringaou Manketti, ricos em insaponificáveis como fitoesteróis, vitaminas e fitoceramidas.


Emulsionar é um talento e emulsionar de forma sustentável torna esta arte ainda mais refinada. Afinal, a inspiração vem da própria natureza: a pele. Todo respeito e diversidade são bem-vindos. Peles infantis, de gestantes, da melhor idade, oleosas, alípicas, desvitalizadas, discrômicas e sensíveis merecem o melhor. A pele é o maior escudo e defesa do corpo contra as ações de desrespeito causadas pelo homem ao meio ambiente. Ser sustentável não é mais tendência: é sobrevivência.





Notícias relacionadas

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU: prazos e programação

A reserva antecipada de uma vaga no curso organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, pode ser feita até quinta-feira, 30

+

Instituto Mauá oferece curso de especialização em engenharia cosmética

O curso Engenharia Cosmética: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão é voltado a graduados em farmácia, química, bioquímica e engenharia química e demais profissionais que atuam ou desejam ingressar no mercado cosmético

+

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU tem inscrições abertas

Organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, o curso acontecerá nos dias 5 a 10 de fevereiro de 2024

+

Pós-Graduação em Engenharia Cosmética no Instituto Mauá

O programa do curso oferecido pelo Instituto Mauá de Tecnologia é dividido em três módulos: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Gestão de Operações e Projetos para a Indústria de Cosméticos; e Estratégias em Gestão Industrial

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos