31-08-2009

Índice de Confiança da Indústria sobe 6,2% em agosto

Segundo dados divulgados hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) ), indicador-síntese da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, subiu 6,2% em agosto em relação ao mês de julho. O indicador subiu de 99,5 pontos para 105,7 pontos, na série com ajuste sazonal – o maior nível para o indicador desde setembro de 2008 (115,0 pontos), na série com ajuste sazonal. O ICI ultrapassa, pela primeira vez em 2009, o nível dos 100 pontos percentuais, que determina a linha de corte entre satisfação/otimismo e insatisfação/pessimismo, informa a FGV.
Na comparação com agosto do ano passado, o ICI teve queda de 11,2%, um recuo menor em relação à taxa negativa de 15,5% em julho, no mesmo tipo de comparação. O ICI é composto por dois indicadores: o Índice da Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativas (IE). O ISA teve alta de 6,2% em agosto, após registrar elevação de 3,9% em julho, nos dados atualizados na série com ajuste sazonal. O IE também avançou 6,2% em agosto, depois de uma alta de 8,8% em julho.
Na comparação com agosto do ano passado, nos dados sem ajuste sazonal, houve quedas de 12,6% e de 9,7%, respectivamente, para o Índice de Situação Atual e para o Índice de Expectativas.
O Nível de Utilização de Capacidade Instalada (Nuci) da indústria, com ajuste sazonal, atingiu 81,3% em agosto, após registrar nível de 79,8% em julho. De acordo com a fundação, o patamar de Nuci referente ao mês de agosto é o maior desde novembro do ano passado, quando o indicador apontava resultado de 84%. Na série de dados sem ajuste sazonal, o nível de uso de capacidade em agosto foi de 81,6%, superior ao apurado em julho (79,8%) e também o mais intenso desde novembro do ano passado, quando o Nuci chegou a 85,2%.
O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 26 desse mês, em uma amostra de 1.105 empresas informantes.




Notícias relacionadas

Avon vende unidade da América do Norte à LG Household & Health Care

A operação, no valor de US$ 125 milhões, deverá ser concluída em setembro

+

IPCA-15 é o mais elevado para o mês de abril em quatro anos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,72%

+

Clarins apoia projeto para redução de plásticos nos oceanos

A marca apoiará a Plastic Odyssey, uma expedição de três anos por algumas das costas mais poluídas do planeta

+

Pesquisa da Avon revela dados sobre cuidado facial no Brasil

O estudo “A relação das brasileiras com a pele do rosto” investigou os hábitos de mulheres de 25 a 60 anos, de todas as regiões do país

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos