26-08-2009

Brasileiro gasta mais com bens não duráveis, diz pesquisa

Estudo realizado pela LatinPanel, empresa especializada em pesquisas de consumo, mostra que os brasileiros estão investindo mais em bens não duráveis, como alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza. Em relação ao primeiro semestre de 2008, o consumo desses produtos nos primeiros seis meses deste ano cresceu 14%.
O valor gasto pelos consumidores também aumentou, em 19%, em função do encarecimento dos produtos (em 5%). Os grupos alimentos e limpeza foram os que registraram as maiores altas – 15% e 13%, respectivamente. O segmento de bebidas teve crescimento de 8% e o de produtos de higiene pessoal, 6%.
De acordo com o estudo, a cesta de produtos que apresentou maior taxa de crescimento em valor foi a de produtos de higiene. No primeiro semestre deste ano, os gastos aumentaram 26% na comparação com o mesmo período de 2008. O crescimento foi puxado pelos itens de maquiagem, colônias, shampoos e pós-shampoos, além de anti-sépticos bucais.
As classes D e E foram as que mais diversificaram os itens comprados. Essas parcelas de consumidores passaram da média de 22 artigos em 2008 para 27 neste ano. Segundo a LatinPanel, nas categorias mais básicas, a opção dos brasileiros continua sendo pelos itens mais baratos. Já nos produtos com maior sofisticação, o fator mais importante ainda é a força da marca.
A pesquisa, que avaliou a performance de mais de 70 itens, representa mais de 90% do potencial de consumo domiciliar do país.




Notícias relacionadas

Abihpec promove webinar para discutir perspectivas do setor em 2024

O primeiro Café com Tema ABIHPEC do ano acontecerá no dia 9 de maio, com o tema "Perspectivas e Desafios: O Futuro da Indústria de HPPC em 2024"

+

In-cosmetics Global: panorama de tendências

Bem-estar holístico, a relação entre natureza e tecnologia e hiperpersonalização são alguns dos temas apresentados no espaço Marketing Trends

+

O Boticário: fragrâncias inspiram pratos no restaurante Donna, em São Paulo

Com inspiração na linha Privée La Collection aux Légumes – que tem tomate, cenoura, beterraba e ervilha como protagonistas das formulações – o chef André Mifano criou uma seleção de pratos, disponíveis até 19 de abril

+

Ingredientes premiados na in-cosmetics Global 2024

A premiação aconteceu na noite do primeiro dia da feira, que acontece em Paris até 18 de abril

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos