26-08-2009

Brasileiro gasta mais com bens não duráveis, diz pesquisa

Estudo realizado pela LatinPanel, empresa especializada em pesquisas de consumo, mostra que os brasileiros estão investindo mais em bens não duráveis, como alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza. Em relação ao primeiro semestre de 2008, o consumo desses produtos nos primeiros seis meses deste ano cresceu 14%.
O valor gasto pelos consumidores também aumentou, em 19%, em função do encarecimento dos produtos (em 5%). Os grupos alimentos e limpeza foram os que registraram as maiores altas – 15% e 13%, respectivamente. O segmento de bebidas teve crescimento de 8% e o de produtos de higiene pessoal, 6%.
De acordo com o estudo, a cesta de produtos que apresentou maior taxa de crescimento em valor foi a de produtos de higiene. No primeiro semestre deste ano, os gastos aumentaram 26% na comparação com o mesmo período de 2008. O crescimento foi puxado pelos itens de maquiagem, colônias, shampoos e pós-shampoos, além de anti-sépticos bucais.
As classes D e E foram as que mais diversificaram os itens comprados. Essas parcelas de consumidores passaram da média de 22 artigos em 2008 para 27 neste ano. Segundo a LatinPanel, nas categorias mais básicas, a opção dos brasileiros continua sendo pelos itens mais baratos. Já nos produtos com maior sofisticação, o fator mais importante ainda é a força da marca.
A pesquisa, que avaliou a performance de mais de 70 itens, representa mais de 90% do potencial de consumo domiciliar do país.




Notícias relacionadas

Amazon lança Belei, sua primeira marca de skincare

São 12 produtos para o cuidado da pele e tratamento de problemas como acne, manchas, desidratação e oleosidade

+

Cresce procura por cosméticos na internet, aponta Kantar

Segundo pesquisa, 59% dos brasileiros entrevistados buscam produtos desse segmento mais de uma vez por semana

+

Garnier intensifica foco em sustentabilidade

A marca do grupo L’Oréal anunciou ações ambientais e o slogan “By Garnier, Naturally”

+

Instituto Avon e Itaú Cultural realizam fórum Fale Sem Medo

O encontro – que abordará temas relacionadas à violência contra a mulher – acontecerá em São Paulo, no dia 29 de março

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos