11-06-2026

FDA aprova novo ingrediente para protetor solar pela primeira vez em 20 anos

FDA aprova novo ingrediente para protetor solar pela primeira vez em 20 anos
A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou um novo ingrediente ativo para protetores solares pela primeira vez em duas décadas. A substância, chamada bemotrizinol (BEMT), passa a integrar a lista de componentes autorizados para produtos vendidos sem prescrição médica no país e é apontada por especialistas como uma alternativa mais eficaz e segura em comparação com diversos filtros químicos atualmente disponíveis no mercado norte-americano.


Segundo a agência, o bemotrizinol oferece proteção contra os raios UVA e UVB, apresenta baixa absorção pela pele e foi considerado "geralmente reconhecido como seguro e eficaz" para adultos e crianças a partir de seis meses de idade. A aprovação marca a inclusão do primeiro novo ingrediente ativo em protetores solares nos Estados Unidos desde o fim da década de 1990. O composto já é utilizado há anos na Europa e em diversos outros países.


A aprovação ocorre em meio a preocupações contínuas sobre vários filtros UV químicos comumente usados nos Estados Unidos e que, segundo pesquisas da FDA, podem ser absorvidos pelo corpo em níveis que exigem uma análise de segurança adicional.




Notícias relacionadas

Grupo Nissei inaugura beauty center em São Paulo

A empresa amplia a atuação para além do varejo farmacêutico e inaugura um novo capítulo em sua estratégia de crescimento, com o lançamento de uma loja especializada em beleza e autocuidado

+

Lucro da Natura recua 92,1% no segundo trimestre

A receita líquida da empresa somou R$ 5,17 bilhões no período, uma queda de 9,1% na comparação anual

+

L’Oréal firma nova parceria para pesquisas sobre longevidade

A parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Singapura abrange a inauguração de um laboratório dedicado a compreender o que a pele, o couro cabeludo e o cabelo revelam sobre o processo de envelhecimento do corpo

+

Fundação Dorina Nowill para Cegos propõe reflexão sobre beleza acessivel

A entidade destaca a relação de pessoas com deficiência visual com o universo dos cosméticos, uma relação que envolve referências sensoriais, comunicação e adaptações que fortalecem a autonomia e a autoestima

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos