A urgência da iniciativa é validada por uma pesquisa inédita, encomendada pelo Centro de Pesquisa da Mulher, do Grupo Boticário, que revelou um cenário complexo e alarmante sobre o tema. O estudo mostra que a rotina de skincare é uma realidade para praticamente todas as meninas participantes: 99% já utilizam algum produto para cuidar da pele, como sabonete, hidratante ou protetor solar e 95% mantêm uma agenda de cuidados, sendo diária para 53% delas, o que demonstra que a rotina de skincare se tornou parte do cotidiano das jovens.
Embora o interesse e a adoção de uma rotina de autocuidado sejam importantes para a saúde da pele e da autoestima, o ponto de alerta reside na natureza desses cuidados e na falta de orientação adequada. Uma em cada cinco meninas (22%) já recorreu a produtos com apelo anti-idade, impulsionadas por uma mistura de curiosidade (37%), a crença na importância de “cuidar da pele desde cedo” (44%) e, principalmente, pela forte influência das redes sociais.
O "Pacto Skincare Responsável" é um convite à reflexão e à ação para cuidadores, educadores, influenciadores digitais e todos os atores sociais, estruturado em três pilares de mudanças e compromissos inegociáveis que se conectam entre si. São eles:
Portfólio Livre: o Grupo Boticário se compromete com o cuidado e bem-estar dos consumidores, tendo no seu portfólio produtos 100% livres de substâncias comprovadamente classificadas como disruptores endócrinos. De acordo com a definição de disruptor endócrino da OMS e pareceres da ECHA (Agência Europeia de Substâncias Químicas) e SCCS (Comitê Científico de Segurança do Consumidor) no ato do desenvolvimento do produto.
Skincare Educativo: a partir de novembro de 2025, o grupo assume o compromisso de promover a educação para um skincare mais responsável, por meio de conteúdos com especialistas em diferentes pontos de contato com o consumidor e da criação de um grande hub, com informações e orientações seguras, disponível para todos os consumidores e pessoas interessadas no tema.
Comunicação Responsável: a partir de novembro de 2025, todos os conteúdos de redes sociais com produtos do Grupo Boticário, que possuem ativos e benefícios de skincare ideais para pele adulta (+18), trarão a sinalização indicativa: “recomendado para peles adultas”. Essa iniciativa começa nas redes sociais e nos e-commerces de O Boticário, Quem Disse, Berenice?, Vult e Eudora, sendo um convite aberto para todo o mercado por uma comunicação mais responsável.
A pesquisa realizada pela consultoria On The Go, em parceria com o Centro de Pesquisa da Mulher, do Grupo Boticário, que ouviu, entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro, meninas de 8 a 14 anos de todo o Brasil, demonstrou que o uso de produtos skincare é precoce, diário e em alto volume - em todas as idades, e em grande parte é motivada pelas redes sociais. 7 em cada 10 meninas seguem influenciadoras de beleza, sendo que 80% são motivadas ao consumo pedindo aos pais por um produto depois de assistir um conteúdo on-line.
Esse dado contrasta com o início da jornada de cuidados, na qual 68% aprenderam a rotina com seus familiares, evidenciando a crescente substituição da orientação familiar pela digital. Essa transição agrava um problema central: a falta de informação. 74% das jovens não sabem quais são os componentes dos produtos que aplicam na pele, confiando totalmente nas indicações que recebem, o que aumenta a probabilidade de uso inadequado e exposição a substâncias potencialmente nocivas. O impacto ultrapassa a saúde da pele e atinge a autoimagem: 7 em cada 10 se preocupam com a opinião dos outros e um quarto delas já deixou de realizar alguma atividade por conta de sua aparência.
A influência social aparece como um vetor determinante, uma vez que 30% das meninas aprendem suas rotinas com influenciadores digitais e apenas 17% com familiares, evidenciando o papel decisivo da comunicação, tanto nas redes sociais quanto em casa, na formação de hábitos precoces de cuidado com a pele. O levantamento também mostra que meninas que seguem influencers começam a usar produtos inadequados mais cedo e com maior frequência: entre as que já utilizaram anti-idade, 62% foram influenciadas por conteúdos de redes sociais ou propagandas.
A campanha do “Pacto Skincare Responsável”, desenvolvida pela GUT, foi pensada para dialogar com pais, responsáveis, educadores e influenciadores. Ela ganha vida em um filme que expõe a realidade do acesso indiscriminado de adolescentes a conteúdos sobre produtos anti-idade nas redes sociais. Com cenas que mostram a interação desses jovens com seus celulares e uma locução reflexiva, o filme ilustra a transição de conteúdos inocentes para tutoriais de produtos fortes e ácidos, culminando na frase "O que elas aprendem no feed, elas aplicam na pele". Para saber mais sobre o movimento acesse aqui
A empresa anunciou a saída de seis de seus principais executivos e a redução da estimativa de vendas para este ano, de US$ 6,4 bilhões para US$ 6,2 bilhões
+O prejuízo ocorreu em função das pressões sobre receita e rentabilidade, aliadas ao aumento das despesas financeiras líquidas, informou a empresa
+A live, que acontecerá no dia 1º de dezembro, em parceria com a Associação Fala Mulher, dá visibilidade à causa e apoia mulheres em situação de vulnerabilidade
+Rebecca Marmot deixa a posição após mais de seis anos à frente da estratégia global de sustentabilidade da empresa
+A Reyou, marca criada pelo ator Cauã Reymond, chega ao mercado apresentan...
O Boticário apresenta Boti.Sun Cores, nova linha de fotoprotetores solare...
Floratta, marca de perfumaria feminina de O Boticário, celebra 30...
A Isdin amplia a linha Acniben, indicada para pele oleosa ou com tend&ec...
A Baims apresenta a nova tonalidade do seu best-seller Pot 3-in-1 Minimalist: Co...
Inspirada em sabores, aromas e texturas que despertam prazer, a tend&eci...