28-11-2024

Final de ano: otimismo impulsiona vendas de produtos de beleza, diz Circana

Final de ano: otimismo impulsiona vendas de produtos de beleza, diz Circana
A pesquisa anual da Circana sobre as intenções de compra para a temporada de festas de 2024 nos Estados Unidos revela que os consumidores estão do país mais otimistas e dispostos a gastar mais em relação ao ano passado. Em média, eles planejam gastar US$ 771 neste fim de ano, o que representa um aumento de 2% ante 2023. No Brasil, a Circana projeta que o quarto trimestre será o período mais forte para o mercado de beleza, impulsionado principalmente por fragrâncias, maquiagens e kits presenteáveis.


Segundo a empresa, 31% das vendas anuais do setor de beleza ocorreram no quarto trimestre de 2023, um crescimento de 13% em relação a 2022. Para Ana Seccato, diretora comercial da Circana, novembro deve manter sua liderança nas vendas em 2024. "A análise nos mostra uma mudança significativa no comportamento do consumidor, com novembro superando dezembro em volume de vendas pela primeira vez em 2023, impulsionado principalmente pela Black Friday", afirmou.


Em novembro de 2023, as fragrâncias femininas lideraram as vendas no setor, representando 35% do mercado, seguidas pela categoria de maquiagem, com 31%, que apresentou o maior crescimento entre todas as categorias analisadas. Um destaque especial vai para o segmento de kits, que mesmo representando 6% das vendas totais, apresentou crescimento de 25% no quarto trimestre de 2023, superando significativamente a média do mercado. “O último trimestre concentrou 40% das vendas anuais de kits, reforçando sua importância como opção para presentes durante o período de festas”, disse Ana.


Os lançamentos demonstraram ser um fator crucial para o desempenho do setor, contribuindo com 41% do crescimento total no quarto trimestre de 2023. O segmento de fragrâncias liderou as inovações, representando 54% dos novos produtos introduzidos no mercado. "Com base nesses indicadores, projetamos que o quarto trimestre de 2024 manterá sua posição como o trimestre mais relevante para o setor de beleza, com especial atenção para o mês de novembro e a Black Friday, como momentos-chave para o varejo", concluiu.




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