22-11-2024

Black Friday 2024: expectativa é de alta procura por produtos de beleza, diz Circana

Black Friday 2024: expectativa é de alta procura por produtos de beleza, diz Circana
Com a aproximação da Black Friday, o mercado de beleza mantém expectativas elevadas, apoiadas em insights do desempenho de 2023. Dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, apontam que as lojas físicas devem ser o ponto forte para as vendas na categoria de beleza. Segundo a empresa, o setor foi destaque na Black Friday do ano passado, registrando um faturamento de aproximadamente R$1,4 bilhões e um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.


O desempenho em 2023 foi impulsionado pela categoria de maquiagem, com uma expansão de 32% no mercado de prestígio e de 7,7% no segmento semi/massivo. Outros produtos que se destacaram foram os multifuncionais, como paletas de iluminadores e blushes, e produtos 2 em 1 com bases e corretivos no mesmo produto, por exemplo. Esses últimos cresceram 156%, evidenciando a preferência por itens versáteis e inovadores. Blushes e lip gloss cresceram 60% e 49%, respectivamente.


A Circana destaca que a representatividade do período para o setor de beleza foi notável, totalizando quase 27% do faturamento anual de 2023. A preferência pelas lojas físicas dominou as vendas, representando 71% do total e crescendo 17% em valor, ante o ano anterior. Nas compras on-line houve um crescimento mais modesto, de 0,8% em valor, e uma queda de 12,1% em unidades.


“Os resultados de 2023 mostram que o setor de beleza se destaca na Black Friday. Essas tendências são essenciais para que marcas e varejistas possam aproveitar ao máximo o período de maior volume de compras em 2024”, afirmou Ana Weber, diretora comercial da Circana.




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