19-11-2024

Euromonitor destaca tendências de consumo para 2025

Euromonitor destaca tendências de consumo para 2025
“Os consumidores estão cada vez mais conscientes quando se trata de gastos. Eles buscam produtos e serviços confiáveis, que forneçam soluções direcionadas e de longo prazo”, disse Stella Vatcheva, chefe sênior de práticas de inovação da Euromonitor International. A empresa de análise de dados apresentou o relatório Top Global Consumer Trends 2025, no qual destaca as cinco principais tendências de comportamento dos consumidores.


O relatório Global Consumer Trends 2025 ilustra como diferentes gerações estão impactando a dinâmica dos negócios, criando novas oportunidades e como as empresas estão se adaptando às mudanças nos hábitos dos clientes, em uma realidade moldada pelo custo de vida, atributos sustentáveis e expectativas de bem-estar.


As principais tendências são:
Healthspan Plans: viver saudável por mais tempo se tornou o principal objetivo dos consumidores em suas jornadas de longevidade. O relatório aponta que 52% dos consumidores acreditam que serão mais saudáveis nos próximos cinco anos do que são agora.


Wiser Wallets: os consumidores planejam colocar mais dinheiro na poupança como parte de seus hábitos de consumo, enquanto as decisões de compra são estratégicas e intencionais. Apenas 18% afirmaram ter feito compras por impulso com frequência em 2024.


Eco Logical: escolhas por opções sustentáveis são mais que decisões conscientes baseadas em valores pessoais. Elas também são feitas com base em evidências tangíveis e nos benefícios que esses produtos oferecem em relação às necessidades do cliente.


Filtered Focus: os clientes sentem que são inundados com notificações e cercados por escolhas infinitas. Eles querem gastar menos tempo procurando o que precisam. Segundo a Euromonitor, 42% dos consumidores fizeram compras por meio de transmissões ao vivo porque os recursos do produto ou serviço eram mais fáceis de entender por meio desse canal.


AI Ambivalent: O aumento da adoção da inteligência artificial levou ao ceticismo. No entanto, as pessoas não estão dando as costas para essa tecnologia. Em vez disso, estão avaliando os prós e os contras. 43% dos consumidores consideraram a IA generativa uma fonte confiável de informações.


Outros dados apresentados pelo relatório:
•As gerações Y e Z lideram o uso de dispositivos ou aplicativos de monitoramento da saúde
•57% dos consumidores pesquisaram extensivamente os produtos e serviços que compraram em 2024
•46% dos produtos de beleza e cuidado pessoal usaram alegações de sustentabilidade no ambiente digital em 2023 – a maior fatia entre as categorias analisadas
•34% dos consumidores disseram que o checkout fácil por meio de carteiras digitais melhoraria sua experiência de compra on-line
•46% dos profissionais esperam que a IA generativa permita que sua empresa crie sugestões de compras mais inteligentes nos próximos 12 meses




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