22-06-2022

Monitor do PIB sobe 0,3% em abril ante março, informa FGV

Monitor do PIB sobe 0,3% em abril ante março, informa FGV
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro subiu 0,3% em abril ante março, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Em relação a abril de 2021, a atividade econômica avançou 3,6% em abril de 2022.


“O crescimento mensal é o terceiro consecutivo, embora seja a uma taxa menor que as anteriores. A despeito do crescimento da agropecuária e da indústria, o setor de serviços parou de contribuir para o PIB da mesma forma que vinha contribuindo, principalmente devido à retração de comércio e transporte. Pela ótica da demanda, o consumo das famílias também cresce pelo terceiro mês consecutivo”, afirmou Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB – FGV, em nota.


No trimestre encerrado em abril de 2022 ante o mesmo período de 2021, o PIB avançou 2,8%. Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias teve elevação de 4,8%, sustentado pelo componente de serviços (7,5%), bens não duráveis (2,1%) e bens semiduráveis (13,3%).


A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) recuou 5,2% no trimestre terminado em abril de 2022 ante o trimestre terminado em abril de 2021. O resultado negativo foi influenciado pela queda de 10,7% no componente de máquinas e equipamentos. As exportações aumentaram 1,5%, e as importações tiveram retração de 8,2% no trimestre até abril.




Notícias relacionadas

Henkel lança, no Brasil, o primeiro e-commerce da história da empresa

O site Clube do Cabelo Pro comercializa as marcas Schwarzkopf Professional, Authentic Beauty Concept e STMNT Grooming Goods

+

Natura, Grupo Boticário e Avon são destaques em ranking ESG

Elas ocupam, respectivamente, a primeira, segunda e quinta colocação no ranking elaborado pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa, que elegeu as 100 empresas mais responsáveis do Brasil em 2021

+

IBGE: desemprego fica abaixo de 10% no Brasil

A taxa caiu para 9,8% no trimestre de março a maio, o menor patamar para o período desde 2015

+

Novas embalagens de Kaiak, da Natura, têm 50% de plástico reciclado retirado do litoral

A empresa informa que, para o lançamento da nova embalagem, serão reaproveitadas 102 toneladas de plástico em um ano

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos