As exportações da indústria cosmética alcançaram o valor de US$ 60.9 milhões em fevereiro de 2022, registrando um crescimento de 30,8% em relação ao mesmo período do ano anterior (US$ 46,6 milhões). As importações totalizaram US$ 53,3 milhões, apresentando redução de 1,6% em comparação a fevereiro de 2021 (US$ 54,2 milhões).
Os sabonetes foram os itens mais exportados em fevereiro de 2022 (US$ 15,7 milhões). Em seguida, aparecem as categorias produtos para cabelos (US$ 14,6 milhões) e produtos de higiene oral (US$ 6,2 milhões). A entidade aponta que os dados de exportações do setor de fevereiro deste ano são os maiores desde 2014.
“As empresas brasileiras do nosso setor avançaram com oportunidades para acesso ao mercado internacional e ampliaram seus negócios nas duas principais categorias de exportação do setor, sendo que os sabonetes tiveram suas exportações mais concentradas nos países da América Latina, enquanto os produtos para cabelos foram comercializados para mercados mais diversificados, como Estados Unidos, Portugal e Oriente Médio”, disse João Carlos Basilio, presidente-executivo da Abihpec.
O setor já havia registrado resultados positivos no mês de janeiro, quando a balança comercial fechou com superávit de US$ 3,1 milhões. No primeiro bimestre do ano, as exportações alcançaram o valor de US$ 114,5 milhões, um avanço de 29,8% em relação ao mesmo período de 2021 (US$ 88,2 milhões). Em importações, o resultado total foi de US$ 103,8 milhões, redução de 3,6% em comparação ao período de janeiro-fevereiro do ano anterior (US$ 107,7 milhões).
A corrente de comércio nos meses de janeiro e fevereiro deste ano alcançou a cifra de US$ 218,3 milhões, representando aumento de 11,4% sobre o mesmo intervalo de 2021, quando totalizou US$ 195,9 milhões. O saldo comercial de janeiro-fevereiro/2022 foi superavitário em US$ 10,7 milhões, revertendo o saldo deficitário registrado no mesmo período de 2021 (US$ -19,5 milhões).
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