Liderada pela unidade o Boticário, a iniciativa tem como ponto de partida a complexidade do considerado "sentido da vida", que é capaz de criar uma interação entre comportamento humano e bem-estar. Dos cinco sentidos, o olfato é o único que atua no sistema lÃmbico, ou seja, conecta-se com a área do cérebro responsável por gerenciar as emoções e criar memórias.
“O cheiro marca momentos, nos transporta entre tempos e resgata emoções vividas - foi partindo da afetividade acerca do olfato que surgiu o Centro de Pesquisa do Olfato que, para além dos desdobramentos comportamentais, tem por objetivo contribuir com renomadas instituições autorizadas que, por sua vez, conduzirão as pesquisas visando a prevenção de diagnóstico de distúrbios que afetam a qualidade de vida", disse César Veiga, expert em Fragrâncias do Grupo Boticário.
Além da criação do Centro de Pesquisa do Olfato, o grupo disponibilizou para o público um hub de conteúdo, que ficará hospedado no e-commerce da marca com materiais, artigos, pesquisas e um canal de conversa para compartilhamento de relatos sobre a perda olfativa, que futuramente podem se tornar objeto de estudo.
O Centro de Pesquisa do Olfato reunirá pesquisadores, médicos, especialistas em neurociência, em perfumaria e comportamento humano, atuando em quatro pilares que se interseccionam. O pilar Ciências das Emoções vai se amparar na neurociência como recurso para relacionar sentidos, ativar memórias e apurar o olfato; Diversidade Sensorial terá como premissa a investigação de diferentes percepções do olfato influenciadas pela diversidade populacional, como gerações, etnias, deficiências auditiva e visual, promovendo iniciativas de inclusão.
A área Futuro do Olfato atuará no aperfeiçoamento cientÃfico como forma de desvendar o sentido em todas suas camadas, mesmo as intangÃveis e a Disseminação do Conhecimento vai liderar e apoiar pesquisas acerca do tema no intuito de disseminar e democratizar conhecimento e informação para profissionais de outras áreas e sociedade.
Liderado por Gustavo Dieamant, diretor executivo de P&D, e por Rafael Muller, diretor de Categoria de Perfumaria, o Centro de Pesquisa do Olfato vai abrigar áreas já existentes no Grupo Boticário, que há décadas desenvolvem, coletivamente, um trabalho focado em inovação para entregar fragrâncias para o consumidor final, acumulando cases de sucesso como o uso de estudos de neurociência e inteligência artificial para suportar os benefÃcios.
Entre os estudos que já estão sendo conduzidos no Centro de Pesquisa do Olfato está o que investiga a evolução multissensorial, com foco na fisiologia olfativa. O objetivo é estimular o cérebro a entender o cheiro por outras vias, que não seja o nervo olfatório. Outra pesquisa liderada pela área é voltada ao tema diversidade e inclusão. O Diversidade Sensorial está desenvolvendo um treinamento olfativo para pessoas com deficiência visual, com o intuito de inseri-las no mercado de trabalho, por meio de uma habilitação para atuar na área de avaliação sensorial do Grupo Boticário. No futuro, o centro pretende apoiar pesquisas com instituições autorizadas focando no estÃmulo olfativo, de forma a contribuir para a melhora do bem-estar.
A empresa premiará 20 pesquisadores com inscrições. Para se candidatar, é preciso ter linhas de pesquisa sobre cosméticos e/ou correlatos que tenham sinergia com a marca
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