24-11-2021

Confiança do consumidor recua ao menor patamar desde abril deste ano, diz FGV

Confiança do consumidor recua ao menor patamar desde abril deste ano, diz FGV
Inflação elevada, juros mais altos e aumento no endividamento resultaram na queda do Ãndice de Confiança do Consumidor (ICC), informou a FGV. Em novembro, o recuo foi de 1,4 ponto, para 74,9 pontos, o menor patamar desde abril deste ano (72,5).


O Ãndice de Situação Atual (ISA), que mede a percepção do consumidor sobre o momento presente, perdeu 2,1 pontos, para 66,9 pontos. A piora aconteceu, principalmente, em razão da deterioração da situação econômica local e das finanças das famílias.


O Ãndice de Expectativas (IE), que acompanha o sentimento em relação aos próximos meses, caiu 1,0 ponto, para 81,4 pontos, pressionado pelo indicador que mede as perspectivas sobre a situação financeira familiar.


"Apesar do avanço da vacinação, suas consequências favoráveis na redução de casos e mortes (por Covid-19) e flexibilização das medidas restritivas, o aumento da incerteza econômica diante de uma inflação elevada, política monetária restritiva e maior endividamento das famílias de baixa renda torna a situação ainda desconfortável e as perspectivas ainda cheias de ameaças", afirmou em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.




Notícias relacionadas

IFF nomeia Ana Paula Mendonça como presidente da unidade de negócio Scent

A brasileira irá liderar a unidade que inclui fragrâncias finas, fragrâncias de consumo e ingredientes de fragrâncias

+

Destaques no Lollapalooza

Pesquisa aponta O Boticário, Budweiser e Samsung como as marcas que mais receberam menções nas redes sociais, dentre os patrocinadores do festival de música

+

Natura levará pesquisadores brasileiros ao Congresso IFSCC

A empresa premiará 20 pesquisadores com inscrições. Para se candidatar, é preciso ter linhas de pesquisa sobre cosméticos e/ou correlatos que tenham sinergia com a marca

+

Boticário Lab apresenta drinks inspirados nas fragrâncias da marca

São seis opções de bebidas, de veganas a alcoólicas, servidas na loja conceito localizada em São Paulo

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos