24-11-2021

Confiança do consumidor recua ao menor patamar desde abril deste ano, diz FGV

Confiança do consumidor recua ao menor patamar desde abril deste ano, diz FGV
Inflação elevada, juros mais altos e aumento no endividamento resultaram na queda do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), informou a FGV. Em novembro, o recuo foi de 1,4 ponto, para 74,9 pontos, o menor patamar desde abril deste ano (72,5).


O Índice de Situação Atual (ISA), que mede a percepção do consumidor sobre o momento presente, perdeu 2,1 pontos, para 66,9 pontos. A piora aconteceu, principalmente, em razão da deterioração da situação econômica local e das finanças das famílias.


O Índice de Expectativas (IE), que acompanha o sentimento em relação aos próximos meses, caiu 1,0 ponto, para 81,4 pontos, pressionado pelo indicador que mede as perspectivas sobre a situação financeira familiar.


"Apesar do avanço da vacinação, suas consequências favoráveis na redução de casos e mortes (por Covid-19) e flexibilização das medidas restritivas, o aumento da incerteza econômica diante de uma inflação elevada, política monetária restritiva e maior endividamento das famílias de baixa renda torna a situação ainda desconfortável e as perspectivas ainda cheias de ameaças", afirmou em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.




Notícias relacionadas

Colgate lança cremes dentais em embalagens recicláveis

A empresa espera tornar reciclável todo o portfólio de cremes dentais nos Estados Unidos em 2023 e globalmente até 2025

+

Givaudan adquire 48% da brasileira Nanovetores

Para a Givaudan, o negócio reforça a estratégia de expansão da unidade Active Beauty

+

Evonik investe na produção de ramnolipídios em escala industrial

A nova planta – que dá continuidade a uma parceria estratégica com a Unilever – deverá iniciar suas operações em dois anos, na Eslováquia

+

Grupo Boticário lança o movimento Beleza Diversa

A empresa irá disponibilizar ao mercado publicitário imagens de modelos com tons e texturas de peles diferentes

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos