24-11-2021

Confiança do consumidor recua ao menor patamar desde abril deste ano, diz FGV

Confiança do consumidor recua ao menor patamar desde abril deste ano, diz FGV
Inflação elevada, juros mais altos e aumento no endividamento resultaram na queda do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), informou a FGV. Em novembro, o recuo foi de 1,4 ponto, para 74,9 pontos, o menor patamar desde abril deste ano (72,5).


O Índice de Situação Atual (ISA), que mede a percepção do consumidor sobre o momento presente, perdeu 2,1 pontos, para 66,9 pontos. A piora aconteceu, principalmente, em razão da deterioração da situação econômica local e das finanças das famílias.


O Índice de Expectativas (IE), que acompanha o sentimento em relação aos próximos meses, caiu 1,0 ponto, para 81,4 pontos, pressionado pelo indicador que mede as perspectivas sobre a situação financeira familiar.


"Apesar do avanço da vacinação, suas consequências favoráveis na redução de casos e mortes (por Covid-19) e flexibilização das medidas restritivas, o aumento da incerteza econômica diante de uma inflação elevada, política monetária restritiva e maior endividamento das famílias de baixa renda torna a situação ainda desconfortável e as perspectivas ainda cheias de ameaças", afirmou em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.




Notícias relacionadas

Grupo Boticário desenvolve Centro de Pesquisa do Olfato

O centro de pesquisa reunirá pesquisadores, médicos e especialistas em neurociência, em perfumaria e em comportamento humano

+

FCE Cosmetique começa hoje

O evento, realizado nos dias 30 de novembro a 2 de dezembro, terá mais de 400 marcas expondo seus produtos e lançamentos

+

Confiança do setor de serviços recua ao menor nível em cinco meses, diz FGV

Em novembro, o Índice de Confiança de Serviços teve queda de 2,3 pontos e foi a 96,8 pontos

+

IGP-M desacelera em novembro

O índice teve variação de 0,02%, após alta de 0,64% em outubro, apontou a FGV

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos