23-11-2021

Kaapi inaugura destilaria de óleos essenciais no Amazonas

Kaapi inaugura destilaria de óleos essenciais no Amazonas
Depois de oito anos cultivando e pesquisando pau-rosa (planta nativa que está na lista de espécies ameaçadas de extinção) na região amazônica, a Kaapi Fragrâncias iniciará amanhã, 24 de novembro, a operação de sua usina de extração de óleos essenciais, localizada nas proximidades do município de Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus. Cerca de R$ 4 milhões foram investidos na construção da usina de três mil metros quadrados, além de R$ 2 milhões no plantio, em uma área de 17 hectares.


A empresa tem a previsão de processar até 300 toneladas de material vegetal por ano, podendo aumentar essa capacidade em até cinco vezes, conforme a oferta de material originário das comunidades parceiras. Situada na Fazenda Simpatia, no quilômetro 235,5 da estrada AM-010, a usina é uma esperança de incentivo à produção local, além da geração de renda e emprego.


Inicialmente, a Kaapi fará a extração de óleos essenciais de pau-rosa, louro rosa, capim santo e priprioca. “Tudo será feito rigorosamente a partir de um sistema de manejo sustentável, que respeita a floresta e a conservação ambiental”, ressalta a empresa.


“Um dos principais destaques dessa destilaria é a extração do óleo essencial de pau-rosa a partir de galhos e folhas. Trata-se de um modelo de negócio sustentável que pretende ser um modelo inspirador para outros empreendedores na região”, afirmou Eduardo Mattoso, um dos idealizadores do projeto e responsável pela Kaapi.


Segundo ele, a unidade no Amazonas também incentivará o plantio de outras espécies produtoras de óleos essenciais, por meio de parcerias com produtores locais e com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (IDAM).


“O apoio do IDAM é fundamental para alcançarmos um número significativo de pequenos produtores e orientá-los corretamente quanto ao manejo adequado, tanto do pau-rosa como das demais espécies aromáticas que compõe o projeto. É um planejamento a médio e longo prazo. Portanto, aqueles que se interessam em aprender a cultivar plantas aromáticas em um modelo de agricultura sustentável e ter garantia de venda da sua produção, podem conversar conosco”, disse Mattoso.




Notícias relacionadas

Abihpec promove webinar para discutir perspectivas do setor em 2024

O primeiro Café com Tema ABIHPEC do ano acontecerá no dia 9 de maio, com o tema "Perspectivas e Desafios: O Futuro da Indústria de HPPC em 2024"

+

In-cosmetics Global: panorama de tendências

Bem-estar holístico, a relação entre natureza e tecnologia e hiperpersonalização são alguns dos temas apresentados no espaço Marketing Trends

+

O Boticário: fragrâncias inspiram pratos no restaurante Donna, em São Paulo

Com inspiração na linha Privée La Collection aux Légumes – que tem tomate, cenoura, beterraba e ervilha como protagonistas das formulações – o chef André Mifano criou uma seleção de pratos, disponíveis até 19 de abril

+

Ingredientes premiados na in-cosmetics Global 2024

A premiação aconteceu na noite do primeiro dia da feira, que acontece em Paris até 18 de abril

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos