26-10-2021

Exportações do setor crescem 16,4% em 2021, diz Abihpec

Exportações do setor crescem 16,4% em 2021, diz Abihpec
Em setembro de 2021, a balança comercial da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) apresentou superávit no valor de US$ 8 milhões, revertendo o saldo da balança comercial em relação ao mês de setembro de 2020, que foi deficitário em US$ 1.7 milhão. As exportações do setor alcançaram o valor de US$ 65.3 milhões, o que representou um aumento de 22,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior (US$ 57.3 milhões).


Entre os produtos mais exportados em setembro, aparecem com destaque os de higiene oral (US$ 7.7 milhões), produtos para cabelos (US$ 17 milhões) e os sabonetes (US$ 12.3 milhões), com altas de, respectivamente, 73,2%, 41.2%, e 10,8% e em relação ao mesmo mês do ano anterior.


No acumulado de janeiro a setembro desse ano, o setor de HPPC exportou US$ 517.2 milhões, registrando crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período de 2020 (US$ 444.3 milhões). No entanto, mesmo com o crescimento das exportações, a balança comercial para o setor segue deficitária em US$ 14.4 milhões, revertendo o saldo superavitário registrado no mesmo período de 2020 (US$ 2.5 milhões).


No período de janeiro a setembro de 2021, o setor teve aumento de 20,3% nas suas importações em relação ao mesmo período do ano anterior, somando cerca de US$ 531.6 milhões. O segmento de fragrâncias foi o que mais importou no período, registrando aumento de 85% em relação a 2020. Só no mês de setembro, as importações de fragrâncias totalizaram (US$ 12.2 milhões). Quando comparados apenas os meses de setembro de 2020 e 2021, o aumento foi de 53%.


Entre os produtos mais importados em setembro de 2021, depois das fragrâncias, estão os cremes para pele, protetores e bronzeadores (US$ 8.8 milhões) e produtos de higiene oral (US$ 6.8 milhões). “Os resultados apurados demonstram os impactos da desvalorização do real frente ao dólar, mas também os esforços da indústria nacional de HPPC para manter-se competitiva e atraente para os mercados internacionais”, afirma a entidade.


As empresas participantes do Beautycare Brazil, projeto criado pela Abihpec em parceria com a Apex-Brasil, registraram US$ 151,91 milhões em exportações de janeiro a setembro de 2021, uma alta de 38% em relação ao mesmo período em 2020, que já acumulava um aumento de 18% no comparativo com 2019.




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