17-02-2021

FGV: pesquisa mostra que 48% das empresas brasileiras começam o ano com queda no lucro

FGV: pesquisa mostra que 48% das empresas brasileiras começam o ano com queda no lucro
Sondagem feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) mostra que mostra que 48% das empresas brasileiras iniciaram 2021 com lucro abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. A pesquisa informa que 35% das empresas informaram estabilidade e 17% dizem ter registrado um resultado melhor que o de janeiro de 2020, período anterior ao início dos efeitos econômicos provocados pela pandemia.


A indústria é o setor com maior percentual de empresas que registram aumento no lucro (26%). São destaques os segmentos farmacêutico, químico e de minerais não metálicos, nos quais cerca de metade das companhias reportaram ganhos. Em contrapartida, as indústrias de vestuário e de couros e calçados têm quase 90% dos empresários registrando perdas.


No segmento de serviços, 62% das empresas tiveram queda nos resultados, percentual que está em torno de 90% nos segmentos de alimentação e alojamento. Apesar dos bons resultados em e-commerce na venda de itens essenciais em 2020, 48% das empresas do comércio tiveram queda no lucro em janeiro e 18% reportam ganhos. A pesquisa foi feita em janeiro, com 4.044 empresas dos setores de indústria, comércio, serviços e construção.




Notícias relacionadas

In-cosmetics Global: vitrine de inovações e inspirações

A Innovation Zone é um dos destaques da feira que começa hoje, em Paris. No espaço, visitantes descobrem novidades em matérias-primas, testam formulações e buscam inspirações para seus próximos lançamentos

+

In-cosmetics Global começa amanhã

A feira de insumos, considerada a mais importante para a indústria de cosméticos no mundo, acontece até quinta-feira, 18, em Paris

+

Abihpec solicita a desoneração tributária dos repelentes

O pedido feito ao Ministério da Fazenda e aos governadores dos estados e do DF tem o objetivo de ampliar o acesso ao produto, especialmente para a população de baixa renda, mais suscetível à epidemia de dengue

+

Vult recria chapéus de formatura para pessoas negras

A marca de beleza do Grupo Boticário fomenta o movimento #RespeitaMeuCapelo, que propõe o redesenho do capelo, para atender a diversidade de estilos e curvaturas

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos