17-02-2021

FGV: pesquisa mostra que 48% das empresas brasileiras começam o ano com queda no lucro

FGV: pesquisa mostra que 48% das empresas brasileiras começam o ano com queda no lucro
Sondagem feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) mostra que mostra que 48% das empresas brasileiras iniciaram 2021 com lucro abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. A pesquisa informa que 35% das empresas informaram estabilidade e 17% dizem ter registrado um resultado melhor que o de janeiro de 2020, período anterior ao início dos efeitos econômicos provocados pela pandemia.


A indústria é o setor com maior percentual de empresas que registram aumento no lucro (26%). São destaques os segmentos farmacêutico, químico e de minerais não metálicos, nos quais cerca de metade das companhias reportaram ganhos. Em contrapartida, as indústrias de vestuário e de couros e calçados têm quase 90% dos empresários registrando perdas.


No segmento de serviços, 62% das empresas tiveram queda nos resultados, percentual que está em torno de 90% nos segmentos de alimentação e alojamento. Apesar dos bons resultados em e-commerce na venda de itens essenciais em 2020, 48% das empresas do comércio tiveram queda no lucro em janeiro e 18% reportam ganhos. A pesquisa foi feita em janeiro, com 4.044 empresas dos setores de indústria, comércio, serviços e construção.




Notícias relacionadas

Natura levará pesquisadores brasileiros ao Congresso IFSCC

A empresa premiará 20 pesquisadores com inscrições. Para se candidatar, é preciso ter linhas de pesquisa sobre cosméticos e/ou correlatos que tenham sinergia com a marca

+

Boticário Lab apresenta drinks inspirados nas fragrâncias da marca

São seis opções de bebidas, de veganas a alcoólicas, servidas na loja conceito localizada em São Paulo

+

IFF nomeia Ana Paula Mendonça como presidente da unidade de negócio Scent

A brasileira irá liderar a unidade que inclui fragrâncias finas, fragrâncias de consumo e ingredientes de fragrâncias

+

Destaques no Lollapalooza

Pesquisa aponta O Boticário, Budweiser e Samsung como as marcas que mais receberam menções nas redes sociais, dentre os patrocinadores do festival de música

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos