07-01-2021

Morre Henrique Valfré

Morre Henrique Valfré
Dono de uma rica trajetória profissional dedicada ao setor cosmético, o farmacêutico-bioquímico Henrique Valfré faleceu ontem, 6 de janeiro, em São Paulo. Valfré, que herdou do pai o amor pela farmácia, foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), em 1973, e presidente da entidade por dois biênios – de 1975 a 1979.



Valfré foi o idealizador o 1º Encontro Brasileiro de Químicos Cosméticos, realizado em 1977, que ganhou a denominação Congresso Brasileiro de Cosmetologia em 1981. O extenso currículo do profissional inclui a participação na organização do II Congresso Latino-americano de Químicos Cosméticos, realizado em 1975, em São Paulo e a participação ativa na elaboração das Normas Técnicas do Serviço Nacional de Vigilância Sanitária, precursor da Anvisa.


Valfré nasceu em 1º de junho de 1936, em São Paulo, no Bexiga, que integra o tradicional bairro da Bela Vista. Filho do italiano José Valfré e da brasileira Ana Isabel Valfré, ele retornou à Itália com a família com 1 ano de idade e retornou ao Brasil aos 12. O pai de Valfré era protético, mas não conseguiu exercer a profissão no Brasil. Ele então criou, em 1953, o Laboratório Hermes Ltda, que inicialmente produzia cremes para rosto e corpo e a tintura capilar Nigris.


Henrique Valfré trabalhava no laboratório do pai e, em 1957, ingressou na Faculdade de Farmácia e Bioquímica da USP. Ele iniciou a carreira na Rhodia, em 1962. Seis anos depois assumiu a chefia de produção da recém-criada Divisão Cosmética. Em 1979, quando a Divisão Cosmética da Rhodia foi desativada, Valfré ingressou na Niasi como diretor industrial e, após alguns meses, aceitou o convite para trabalhar na Shell.


Em 1980, ele fundou, ao lado da fisioterapeuta Maria Rita Pereira Lemos, a Botica Dermatológica e Cosmetológica Valmari. Naquele período, Valfré também atuou como consultor técnico da Payot. Alguns anos depois, em 1989, ele fundou a Betulla Cosméticos ao lado do filho, Paulo Valfré. Em 2007, ele recebeu o convite de José Aboim Inglez para a sociedade na Grasse Fragrâncias e Aromas, para conduzir a distribuição de produtos da Haarmann & Reimer.


Aposentado há vários anos, Valfré dedicava-se à pintura. Ele morava em Santo André, mas seus recantos favoritos eram um sítio em Jacareí e uma casa em Bertioga, no litoral de São Paulo. “Ele amava viajar pelo mundo, fez uns 15 cruzeiros. Foi uma vida muito bem vivida”, comenta o filho Paulo. Valfré escreveu sua biografia e a entregou concluída aos filhos e netos no dia 23 de dezembro. “Ele conta a história dele, como veio para o Brasil, sobre o período de guerra na Itália, a adaptação ao Brasil, a história na Rhodia, sistema regulatório, a fundação da ABC... Narra toda a vida pessoal e profissional. Pedi à minha filha para editar o material”, conta Paulo.


Valfré morreu devido a uma parada cardíaca. Ele era casado há 62 anos com Maria Helena Valfré, pai de Paulo e José e avô de cinco netos. O velório, para amigos e familiares, acontece hoje, das 14h às 16h, seguido da cerimônia de cremação no Ossel Memorial, na cidade de São Caetano do Sul.


Valfré foi o primeiro entrevistado da série Seção Persona, publicado na edição março/abril de 2009 da revista Cosmetics & Toiletries Brasil. Veja o vídeo aqui.



Notícias relacionadas

Dove patrocina restauro de obras brasileiras do MASP

Campanha #AArteDeSeCuidar evoca preocupação da marca com o cuidado da pele das mulheres reais e daquelas retratadas nas pinturas que serão restauradas

+

47% dos brasileiros buscam novidades de higiene e beleza nas redes sociais, diz pesquisa

O levantamento realizado para a Flora, indústria detentora de marcas como Francis e Neutrox, entrevistou consumidores nas cinco regiões do país

+

P&G é a nova patrocinadora do BBB21

A companhia entra para o time de patrocinadores com as marcas Pantene, Oral-B e Gillette

+

Sephora apresenta plano de ação antirracista nos EUA

O objetivo é combater o preconceito racial por meio de três áreas principais: marketing, experiência de compra e inclusão nos locais de trabalho

+

Deixe seu comentário

código captcha

Meus sentimentos a toda família. Fico muito triste com a notícia, pela perda de um ícone da área cosmética no qual tive a oportunidade de aprender muito com ele e tenho grande admiração. Um abraço. Silvana K. Nakayama

por Silvana Nakayama 08/01/2021 - 12:27

Meus pêsames pela passagem do Valfre. Homem exemplar em todos os sentidos.

por Sebastião D Gonçalves 08/01/2021 - 09:02

Meus sentimentos aos Familiares e Amigos.

por Luis Mendonça 08/01/2021 - 13:22

Novos Produtos