07-08-2020

Mitos e verdades sobre o uso de cosméticos na pandemia

Mitos e verdades sobre o uso de cosméticos na pandemia
Em tempos de isolamento social, a falta de cuidados extras com a pele tornou-se cada vez mais frequente na rotina de milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, é essencial manter a nutrição e a hidratação da pele mesmo durante este período.


Essa atenção especial garante a proteção da barreira natural, mantendo a saúde e evitando rachaduras e ressecamentos, normalmente causados pelo uso excessivo do álcool gel e sabonetes. Juliana Flor, gerente técnica regional do negócio de Cuidados Pessoais da DSM América Latina, comenta mitos e verdades em relação aos cuidados que devemos ter mesmo dentro de casa.


Não vou sair de casa, então não preciso de um produto para proteger a pele.
Mito. Engana-se quem acredita que o uso de um produto para proteção da pele deve ser feito somente quando estamos expostos à luz do sol. Com o isolamento social, as pessoas passam mais tempo em frente às telas de computador, televisão e do celular. A luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos prejudica a pele e pode aumentar o risco de desenvolver manchas e acelerar o envelhecimento. Por isso é essencial investir em soluções que protegem a pele dos danos causados pela luz azul, como o Pepha-Age da DSM, ativo que estimula a defesa da pele contra o impacto negativo da luz azul, protegendo sua barreira natural, capturando radicais livres e aumentando a síntese de colágeno, além de reduzir a hiperpigmentação e vermelhidão da pele induzidas pela luz azul.


O uso de cosméticos com vitaminas é fundamental para manter a saúde da pele.
Verdade. A pele é o principal sistema de defesa do organismo e temos de mantê-la sempre saudável e bem nutrida. As vitaminas têm papel fundamental neste processo, pois são capazes de fortalecer a barreira da pele contra agressores externos, como a poluição, o clima ou mesmo os raios UV ou luz azul, proporcionando uma aparência mais saudável. Vale lembrar que um sistema imunológico forte pode ajudar na proteção contra bactérias causadoras de problemas dermatológicos.


É impossível ter pele bronzeada no inverno e em pleno isolamento social.
Mito. Todos nós amamos o bronze que o sol deixa na pele e, em razão da pandemia, essa tarefa ficou quase impossível. Mas podemos, sim, unir o útil ao agradável. O pentapeptídeo Syn-Glow, uma tecnologia inovadora exclusiva da DSM, cumpre muito bem esse papel. A solução proporciona um bronzeamento natural o ano todo, pois interage com a pele de dentro para fora, revelando um tom mais natural e saudável.


Ãlcool em gel é sinônimo de mão ressacada.
Verdade. O uso frequente – e necessário – do álcool em gel contribui para a desidratação da pele, causando rachaduras e ressecamentos. Por este motivo, é essencial investir em soluções que contenham ativos de alta hidratação. O Pentavitin da DSM proporciona hidratação instantânea e duradoura, por até 72 horas, aumenta a capacidade de retenção de umidade e reproduz o processo de hidratação natural da pele, evitando possíveis complicações.


Maquiagem todos os dias ajuda a manter a pele limpa e hidratada.
Mito. Algumas mulheres, mesmo no isolamento, permanecem com o hábito de utilizarem maquiagem todos os dias. Essa prática pode provocar acnes, aumentar a oleosidade ou mesmo o ressecamento da pele do rosto. Se possível, deixe-a respirar, lave-a duas vezes ao dia – de manhã e à noite – e aproveite para protegê-la com vitaminas e ativos que tratam a pele. Caso o uso da maquiagem seja imprescindível, lembre-se de lavar bem as áreas que receberam os produtos, com soluções adequadas para cada tipo de pele e indicados por um dermatologista.




Notícias relacionadas

Natura levará pesquisadores brasileiros ao Congresso IFSCC

A empresa premiará 20 pesquisadores com inscrições. Para se candidatar, é preciso ter linhas de pesquisa sobre cosméticos e/ou correlatos que tenham sinergia com a marca

+

Boticário Lab apresenta drinks inspirados nas fragrâncias da marca

São seis opções de bebidas, de veganas a alcoólicas, servidas na loja conceito localizada em São Paulo

+

IFF nomeia Ana Paula Mendonça como presidente da unidade de negócio Scent

A brasileira irá liderar a unidade que inclui fragrâncias finas, fragrâncias de consumo e ingredientes de fragrâncias

+

Destaques no Lollapalooza

Pesquisa aponta O Boticário, Budweiser e Samsung como as marcas que mais receberam menções nas redes sociais, dentre os patrocinadores do festival de música

+

Deixe seu comentário

código captcha

O uso diário de maquiagem não causa danos à pele. É necessário se fazer uma interface entre a maquiagem e a pele com um hidratante por exemplo e também uma limpeza/retirada adequada apos o uso. A pele não respira por cima (superfície) ela respira por baixo, através da microcirculação, o que pode ocorrer é o entupimento das estruturas pilossebáceas por acumulo de células mortas ou resíduos de maquiagem/foto- protetores etc.

por Vania Rozan 17/08/2020 - 12:24

Novos Produtos