19-02-2020

FGV: desigualdade de renda tem primeira queda em cinco anos

FGV: desigualdade de renda tem primeira queda em cinco anos
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o Índice de Gini, que mede a concentração de renda no país usando uma escala de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, maior é a concentração) mostra que o quarto trimestre de 2019 interrompeu uma sequencia de cinco anos de altas.


O indicador havia subido por 18 trimestres seguidos, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, e chegou a atingir o maior nível da década em 2019. Contudo, no quarto trimestre, caiu 0,12%, na primeira queda desde o primeiro trimestre de 2015. A desigualdade no país aumentou no acumulado de 2019 em relação a 2018 (alta de 0,17%), mas foi o menor avanço desde 2014.


“A desigualdade de renda subiu [em 2019] mas, agora, parece ter atingido o topo. Não se pode dizer com certeza, mas, avaliando trimestralmente, deve continuar a cair, como em um ciclo”, afirmou Marcelo Neri, diretor da FGV Social.


O estudo também aponta que a renda per capita média do brasileiro e o nível de bem-estar social, que soma a desigualdade de renda do trabalho e a renda per capita, continuam a subir. A renda per capita média subiu pelo terceiro ano seguido, para R$ 846, aumento de 1,6% em relação a 2018. Com isso, o bem-estar social também cresceu: 1,32%, o melhor desempenho desde o início da recessão, em 2015.




Notícias relacionadas

Abihpec promove webinar para discutir perspectivas do setor em 2024

O primeiro Café com Tema ABIHPEC do ano acontecerá no dia 9 de maio, com o tema "Perspectivas e Desafios: O Futuro da Indústria de HPPC em 2024"

+

In-cosmetics Global: panorama de tendências

Bem-estar holístico, a relação entre natureza e tecnologia e hiperpersonalização são alguns dos temas apresentados no espaço Marketing Trends

+

O Boticário: fragrâncias inspiram pratos no restaurante Donna, em São Paulo

Com inspiração na linha Privée La Collection aux Légumes – que tem tomate, cenoura, beterraba e ervilha como protagonistas das formulações – o chef André Mifano criou uma seleção de pratos, disponíveis até 19 de abril

+

Ingredientes premiados na in-cosmetics Global 2024

A premiação aconteceu na noite do primeiro dia da feira, que acontece em Paris até 18 de abril

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos