13-02-2020

Varejo cresce 1,8% em 2019, diz IBGE

O comércio encerrou 2019 com alta de 1,8%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE. Foi o terceiro ano consecutivo de crescimento, embora o desempenho tenha sido o mais fraco nos últimos três anos (em 2017 houve alta de 2,1% e em 2018, de 2,3%). Em dezembro do ano passado, as vendas caíram 0,1% na comparação com novembro, interrompendo sete meses seguidos de avanços.


Na comparação com dezembro do ano anterior, houve alta de 2,6% nas vendas. De novembro para dezembro, 18 dos 27 estados apresentaram queda nas vendas do varejo. Os piores resultados foram verificados em Roraima (-13,8%), Rondônia (-9,5%) e Acre (-8,2%). Seis estados e o Distrito Federal tiveram resultado positivo, com destaque para Rio Grande do Sul (3,5%), Amapá (2%) e Rio de Janeiro (1,7%).


“O comércio ainda não se recuperou totalmente da crise de 2015 e 2016, mas está em seu momento mais elevado desde outubro de 2014”, afirmou Isabella Nunes, gerente da pesquisa do IBGE. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, peças e de material de construção, foi registrada alta de 3,9%.




Notícias relacionadas

L’Oréal espera queda de 5% nas vendas no primeiro trimestre

Diante da crise provocada pela pandemia, a companhia suspendeu suas metas financeiras para o ano

+

Givaudan doa 1 milhão de francos suíços às comunidades locais

O fundo por meio do qual a empresa realizou a doação permitirá que suas equipes em todo o mundo identifiquem e apoiem comunidades em situação de risco, em razão da Covid-19

+

ABC realiza webinars gratuitos

As apresentações – para associados e não associados – são feitas por especialistas do setor, ao vivo

+

Indústria cresce 0,5% em fevereiro, diz IBGE

O resultado acontece depois da alta de 1,2% em janeiro. Os impactos da pandemia devem se intensificar em março, aponta o instituto

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos