13-02-2020

Varejo cresce 1,8% em 2019, diz IBGE

O comércio encerrou 2019 com alta de 1,8%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE. Foi o terceiro ano consecutivo de crescimento, embora o desempenho tenha sido o mais fraco nos últimos três anos (em 2017 houve alta de 2,1% e em 2018, de 2,3%). Em dezembro do ano passado, as vendas caíram 0,1% na comparação com novembro, interrompendo sete meses seguidos de avanços.


Na comparação com dezembro do ano anterior, houve alta de 2,6% nas vendas. De novembro para dezembro, 18 dos 27 estados apresentaram queda nas vendas do varejo. Os piores resultados foram verificados em Roraima (-13,8%), Rondônia (-9,5%) e Acre (-8,2%). Seis estados e o Distrito Federal tiveram resultado positivo, com destaque para Rio Grande do Sul (3,5%), Amapá (2%) e Rio de Janeiro (1,7%).


“O comércio ainda não se recuperou totalmente da crise de 2015 e 2016, mas está em seu momento mais elevado desde outubro de 2014â€, afirmou Isabella Nunes, gerente da pesquisa do IBGE. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, peças e de material de construção, foi registrada alta de 3,9%.




Notícias relacionadas

IFF nomeia Ana Paula Mendonça como presidente da unidade de negócio Scent

A brasileira irá liderar a unidade que inclui fragrâncias finas, fragrâncias de consumo e ingredientes de fragrâncias

+

Destaques no Lollapalooza

Pesquisa aponta O Boticário, Budweiser e Samsung como as marcas que mais receberam menções nas redes sociais, dentre os patrocinadores do festival de música

+

Natura levará pesquisadores brasileiros ao Congresso IFSCC

A empresa premiará 20 pesquisadores com inscrições. Para se candidatar, é preciso ter linhas de pesquisa sobre cosméticos e/ou correlatos que tenham sinergia com a marca

+

Boticário Lab apresenta drinks inspirados nas fragrâncias da marca

São seis opções de bebidas, de veganas a alcoólicas, servidas na loja conceito localizada em São Paulo

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos