10-09-2019

L’Oréal inaugura primeiro laboratório de bioengenharia de tecidos do Brasil

L’Oréal inaugura primeiro laboratório de bioengenharia de tecidos do Brasil
A filial da Episkin, subsidiária da L’Oréal, inaugurou ontem o primeiro laboratório de bioengenharia de tecidos do Brasil, que vai disponibilizar pele reconstruída para testes de produtos. Localizada no campus da Ilha do Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a unidade é a terceira a entrar em operação no mundo, juntando-se à de Lyon, na França, e à de Xangai, na China.


A implementação do modelo de pele reconstruída da L’Oréal no Brasil começou em 2016, em colaboração com o Instituto D’Or. “A diferença é que agora este modelo está disponível para as comunidades científicas brasileiras e latino-americanas e para quaisquer empresas interessadas, a fim de estimular o uso de métodos alternativos”, informou Rodrigo De Vecchi, diretor-presidente da Episkin Brasil. Segundo De Vecchi, uma das principais vantagens desse modelo é o alto nível de reprodutibilidade, uma vez que ele é histologicamente semelhante à epiderme humana in vivo.


Os tecidos são recriados a partir de fragmentos de pele descartados em cirurgias plásticas. O material, cedido com autorização do paciente, vai para o laboratório, onde são extraídos os queratinócitos. Essas células são cultivadas em placas de cultura e, após 17 dias em contato com o ar, se proliferam, formando múltiplas camadas.


O laboratório irá produzir a epiderme, utilizada em testes para avaliação de segurança de produtos cosméticos. Os modelos da Episkin são os únicos validados e recomendados pela Organização para a Cooperação do desenvolvimento Econômico (OECD) e aceitos no mundo todo.




Notícias relacionadas

Inovação sustentável será destaque na FCE Cosmetique

A 25ª edição do evento abordará movimentos e tendências relacionadas à cadeia dos cosméticos sustentáveis

+

Grupo LVMH tem vendas recorde em 2019

A receita do conglomerado de luxo avançou 15% em relação ao ano anterior

+

Vult e Carrefour fazem parceria para venda de produtos

Um projeto piloto com 240 itens foi instalado na unidade da rede no bairro de Pinheiros, em São Paulo. O objetivo é expandir a experiência para outras lojas ao longo do ano

+

Colgate-Palmolive adquire Hello Products, marca premium de higiene bucal

A multinacional destaca que a marca está entre as que apresentam maior crescimento nos Estados Unidos, com forte apelo entre o público jovem

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos