11-07-2019

Endividamento das famílias sobe pelo 6º mês seguido, aponta CNC

O porcentual de famílias endividadas subiu pelo sexto mês consecutivo em junho, atingindo o maior nível desde julho de 2013, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em contrapartida, segundo a pesquisa, diminuiu o porcentual de famílias com contas ou dívidas em atraso.


O endividamento cresceu 0,6 ponto porcentual em junho em relação a maio, e na comparação anual o aumento foi de 5,4 pontos porcentuais. Apesar do aumento do endividamento das famílias, que chegou a 64%, a Peic identificou uma queda no número de famílias com dívidas ou contas em atraso, tanto na comparação mensal quanto na anual. O cenário reflete as condições ainda favoráveis de juros e prazos, demonstrando uma melhora no perfil das dívidas. O índice das famílias que declararam que não teriam condições de pagar suas dívidas e permaneceriam inadimplentes ficou estável na comparação mensal, em 9,5%.


Na comparação anual, as famílias se mostraram menos otimistas em relação à capacidade de pagamento, com crescimento de 0,1 ponto porcentual em relação a junho de 2018 (9,4%). A proporção das famílias que se declararam muito endividadas aumentou entre os meses de maio e junho, de 12,9% para 13,0% das famílias. Já na comparação anual, houve estabilidade.




Notícias relacionadas

O Boticário muda fachadas de lojas em campanha sobre reciclagem

Lojas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador exibem frascos, potes e bisnagas vazias. Ação é parte da campanha para estimular a destinação adequada de embalagens de cosméticos

+

L’Oréal finaliza acordo para compra de marcas da Clarins

O grupo adquire a divisão de fragrâncias da Clarins, que em 2018 registrou um faturamento de 340 milhões de euros

+

Coty pretende vender operação no Brasil

A companhia também anunciou a intenção de vender sua unidade de negócios de produtos profissionais para cabelos e unhas, que inclui marcas como Wella, Clairol e OPI

+

Instagram supera Facebook em engajamento, aponta pesquisa

Os segmentos de moda e beleza foram os que mostraram melhor performance na rede social, segundo levantamento da Socialbakers

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos