10-07-2019

Morre Miguel Malato

Morre Miguel Malato
Formado pela Universidade de São Paulo em 1944, o farmacêutico Miguel Paschoal Vicente Malato dedicou mais de seis décadas ao setor cosmético. O paulistano, que morreu hoje aos 97 anos, foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) e presidente da entidade no biênio 1983-1985.


“Os objetivos da minha gestão foram promover maior número de eventos, palestras e vários cursos em diversos níveis; incentivar a participação de maior número de elementos nos vários departamentos da ABC; atingir o meio universitário, dando ao estudante uma visão ampla do que seja a cosmetologia e a finalidade da ABCâ€, afirmou Malato, em trecho do documento “A história contada por quem a fezâ€, produzido pela ABC em 2013.


Também foram objetivos de sua gestão incentivar o interesse da área médica dermatológica e de outras áreas ligadas à cosmetologia pelas atividades da associação. Malato seguiu fazendo parte da evolução da entidade, integrando os conselhos consultivo e fiscal nas gestões seguintes, até 2009. Em 2015, Malato recebeu o título de Sócio Benemérito, por sua contribuição e dedicação à ABC e ao setor.


A trajetória profissional de Malato teve início em 1941, quando começou a trabalhar na Ao Veado D´Ouro, enquanto cursava a faculdade de farmácia. Dois anos após se formar (em 1946) foi convidado por Mario Bozzano para ser farmacêutico responsável da Bozzano S/A, que funcionava no bairro do Cambuci. Na época, a Bozzano distribuía produtos cosméticos como perfumes Dana e a linha de barbear da Williams, incluindo sua famosa Aqua Velva. A necessidade de adaptar esses produtos ao consumidor brasileiro fez com que Malato, que supervisionava o controle de qualidade e desenvolvimento de produtos cosméticos, chegasse à primeira formulação do tradicional Creme de Barbear Bozzano.


Na década de 1960, Malato iniciou sua participação na Comissão Técnica criada pelo Instituto Adolfo Lutz e liderada pelo diretor da entidade, Ariosto Buller Souto, para a implantação da Regulamentação das Normas Técnicas de Cosméticos, Perfumes e Produtos Congêneres no Brasil. Esse foi um passo fundamental para a criação da primeira regulação específica para cosméticos, emitida pelo Serviço Nacional de Fiscalização de Medicina e Farmácia (SNFMF). O trabalho direcionado a uma representação técnica consistente da área cosmética o levou a fazer parte da criação da ABC, em 1973. As primeiras reuniões aconteceram em uma sala emprestada na Bozzano.


Após deixar a Bozzano, em 1999, Malato atuou como consultor técnico de diversas empresas, como a Homeopatia Dr. Alberto Seabra, a Hisamitsu Farmacêutica do Brasil e a Biopas do Brasil, do grupo espanhol Ferrer. O velório acontece hoje, no Cemitério do Morumbi, em São Paulo, às 17h. O sepultamento será realizado amanhã, às 10h.




Notícias relacionadas

Natura levará pesquisadores brasileiros ao Congresso IFSCC

A empresa premiará 20 pesquisadores com inscrições. Para se candidatar, é preciso ter linhas de pesquisa sobre cosméticos e/ou correlatos que tenham sinergia com a marca

+

Boticário Lab apresenta drinks inspirados nas fragrâncias da marca

São seis opções de bebidas, de veganas a alcoólicas, servidas na loja conceito localizada em São Paulo

+

IFF nomeia Ana Paula Mendonça como presidente da unidade de negócio Scent

A brasileira irá liderar a unidade que inclui fragrâncias finas, fragrâncias de consumo e ingredientes de fragrâncias

+

Destaques no Lollapalooza

Pesquisa aponta O Boticário, Budweiser e Samsung como as marcas que mais receberam menções nas redes sociais, dentre os patrocinadores do festival de música

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos