10-07-2019

Confiança de pequenos empresários melhora no 3º trimestre, diz pesquisa

De acordo com o Índice de Confiança dos Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN), medido pelo Centro de Estudos em Negócios do Insper e pelo banco Santander, pequenos e médios empresários brasileiros estão mais otimistas neste terceiro trimestre. A confiança desse grupo subiu 2,6%, para 72 pontos, na comparação com o levantamento que contemplava o período de abril a junho.


A análise detalhada do índice revela que houve melhora em todos quesitos apurados pela pesquisa na comparação com o segundo trimestre: investimentos (4,9%), empregados (4,2%), ramo (2,5%), faturamento (2,1%), lucro (1,6%) e economia (0,5%). A análise por setores mostra que o otimismo é maior em serviços (73,6 pontos). Na sequência estão indústria (71,8) e comércio (71,1).


O levantamento também apurou o que contribuiria para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas no Brasil. No topo da lista, para 32,8% dos entrevistados, o governo deveria reduzir a carga tributária. Em seguida, os entrevistados sugerem a redução da burocracia (26%) e a ampliação das linhas de crédito (19,1%).




Notícias relacionadas

Comércio eletrônico cresce 12% no primeiro semestre, diz Ebit-Nielsen

O e-commerce brasileiro faturou R$ 26,4 bilhões no período, na comparação anual. O número de pedidos aumentou 20%

+

Sephora inaugura outlet no Brasil

Localizada na cidade paulista de São Roque, a unidade venderá itens de 200 marcas nacionais e internacionais

+

Johnson & Johnson aumenta projeção de crescimento em 2019

O grupo registrou um aumento de 12% no lucro líquido no segundo trimestre

+

IPC-Fipe desacelera na 2ª quadrissemana de julho

O índice que mede a inflação na cidade de São Paulo subiu 0,10% no período, depois da alta de 0,17% na primeira quadrissemana do mês

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos