12-06-2019

Produção industrial sobe em 10 de 15 locais pesquisados pelo IBGE

Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial aumentou em dez dos 15 locais analisados na passagem de março para abril.


O estado de São Paulo, maior parque industrial do país, teve um crescimento de 2,4%. Os demais aumentos ocorreram em Pernambuco (8,3%), Bahia (7,4%), região Nordeste (6,1%), Mato Grosso (5,1%), Ceará (3,7%), Rio Grande do Sul (2,3%), Santa Catarina (1,3%), Paraná (0,3%) e Minas Gerais (0,1%).


A indústria do Pará registrou um recuo de 30,3%, a perda mais intensa da série histórica iniciada em 2002. De acordo com o IBGE, a queda foi atípica, puxada pelo setor extrativo. “Houve influências não só da paralisação de plantas produtivas por questões ambientais, em consequência do rompimento da barragem de rejeitos de mineração na região de Brumadinho (MG), mas também do impacto causado pelo maior volume de chuvas no período”, afirmou o IBGE, em relatório.


As demais taxas negativas foram verificadas no Espírito Santo (-5,5%), Rio de Janeiro (-4,5%), Goiás (-1,4%) e Amazonas (-1,2%). Na média global, a indústria nacional teve alta de 0,3% em abril ante março, aponta o IBGE.




Notícias relacionadas

Volume de vendas do setor cai 10,9% de janeiro a julho, diz Abihpec

A queda foi puxada pelos produtos de higiene pessoal e perfumaria, cujos volumes caíram 19,3% e 8,5%, respectivamente, na comparação anual

+

BASF e CTIBiotech criam pele humana reconstruída em 3D que inclui macrófagos imunes

Novo modelo 3D permitirá a pesquisa e o desenvolvimento de propriedades anti-inflamatórias de ingredientes ativos

+

in-cosmetics Latin America: ingredientes premiados

Conheça os vencedores do Prêmio ABIHPEC-ITEHPEC de Inovação, do Innovation Zone Best Ingredient e do Spotlight On Best Ingredient

+

Natura terá unidade em Singapura

A empresa está criando uma subsidiária para gerenciar suas operações no país e aumentar as vendas no leste da Ásia

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos