07-06-2019

Inflação das famílias de baixa renda recua em maio, aponta FGV

O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), indicador usado para mensurar o impacto da movimentação de preços entre famílias com renda mensal entre um e 2,5 salários mínimos, desacelerou o ritmo de alta para 0,26% em maio, após variar 0,73% em abril. Com o resultado, o índice acumulou variação positiva de 2,79% no ano, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).


A taxa acumulada em 12 meses foi de 5,50%. Em maio, o IPC-C1 ficou acima da variação da inflação média apurada entre as famílias com renda mensal entre um e 33 salários mínimos, obtida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR), que teve elevação de 0,22% no mês. No acumulado em 12 meses, a taxa do IPC-BR foi de 4,99%.


Sete das oito classes de despesa registraram taxas de variação mais baixas em maio: Alimentação (de 0,76% em abril para -0,26% em maio), Transportes (de 1,67% para 0,28%), Saúde e Cuidados Pessoais (de 1,08% para 0,75%), Vestuário (de 0,71% para 0,13%), Educação, Leitura e Recreação (de 0,35% para 0,03%), Despesas Diversas (de 0,24% para 0,08%) e Comunicação (de -0,02% para -0,12%). O grupo Habitação registrou elevação (de 0,31% para 0,79%).




Notícias relacionadas

Amazon cria loja exclusiva para profissionais de beleza

Com a Amazon Professional Beauty Store, o objetivo é oferecer melhores experiências de compra e suporte direcionado aos profissionais

+

Expectativa do consumidor para inflação anual segue estável em 5,4%, diz FGV

A pesquisa Sondagem do Consumidor é realizada mensalmente, em sete capitais. Para as famílias com renda mais baixa, a expectativa mediana subiu para 6,2%

+

L’Oréal Paris tem, pela primeira vez, uma mulher na direção geral

Delphine Viguier-Hovasse ingressou na empresa em 1997 e ocupou vários cargos de gestão de marketing na Gemey-Maybelline-Garnier e na L’Oréal Paris

+

Natura abre segunda loja em Brasília

O espaço usa a tecnologia a serviço da experiência do consumidor e permite maior interação com os produtos e a história da marca

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos