“Buscamos evoluir as iniciativas de sucesso, apostar em novidades para melhorar a experiência do visitante e impulsionar o desenvolvimento do mercadoâ€, apontou João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil. Pela primeira vez na feira, o R&D Academy reproduziu um laboratório do futuro com tecnologias da indústria 4.0: inovador, com comunicação autônoma e processos automatizados.
Outra novidade foi o Innovation Center, espaço onde foi possÃvel assistir a palestras e participar de experiências sensoriais e demonstrações. A cada dia foi apresentado um painel com um tema diferente, para o qual as empresas participantes apresentaram suas soluções. A iniciativa Talk Science levou ao público palestras dinâmicas e inovadoras. “Muitas delas atingiram a capacidade máxima de visitantesâ€, destaca a organização. O público teve acesso aos conteúdos que foram publicados ao longo do ano no blog da organização do evento, unindo o digital e o fÃsico.
Esta edição da FCE Cosmetique apresentou a Logitech Science, exposição e congresso voltados à área de logÃstica. O evento reuniu os principais players do mercado no mundo, que apresentaram o futuro do setor e mostraram como empresas cosméticas podem otimizar seus processos e reduzir custos. “Hoje em dia se você não responder a uma pessoa em menos de cinco minutos, poderá criar uma situação séria. Não só a tecnologia, mas a paciência também está mudando. Estamos todos mais conectadosâ€, afirmou o palestrante Claudio Pinheiro, cientista de dados sênior da IBM. “Todos aqueles que atuam na parte de operações, como logÃstica, devem estar informados sobre temas como inteligência artificial e dados. A empresa que não tiver isso vai ficar para trásâ€, acrescentou.
A feira também realizou sua primeira Rodada de Negócios, direcionada a produtores e compradores de matérias-primas. Ao todo, foram 14 expositores e 37 compradores que, no perÃodo de duas horas, realizaram 222 reuniões, gerando em torno de R$ 16 milhões em negócios. Entre os grandes compradores, estiveram nomes como Natura, Roche, Achè, The Body Shop e Truss.
O terceiro e último dia da FCE Cosmetique contou com a apresentação da norte-americana Lauren Goodsitt, analista da área de Cuidados Pessoais e Beleza Global da Mintel. A palestra “O Futuro da Fragrância†abordou temáticas como o futuro do segmento e os desafios e necessidade da indústria relacionados ao meio ambiente. “As pessoas querem ser únicas e se sentir especiais. Por isso, alguns produtos já tendem a tocar diversas emoções e capturar o momento do clienteâ€, destacou Lauren. Ela apresentou uma pesquisa que mostra que 32% dos brasileiros gostariam de ter um perfume personalizado e que 21% das mulheres do paÃs estariam dispostas a usar fragrâncias em diferentes formatos, como em pó ou lascas. A próxima edição da FCE Cosmetique acontecerá nos dias 2 a 4 de junho de 2020, no espaço São Paulo Expo.
O Congresso Latino-Americano e Ibérico de QuÃmicos Cosméticos (Colamiqc) – o maior congresso do segmento cosmético na América Latina – aconteceu paralelamente à FCE Cosmetique. O evento reuniu indústrias fornecedoras de matérias-primas, embalagens, fragrâncias, serviços e outros segmentos da cadeia produtiva. Um dos destaques da programação foi a palestra do economista Ricardo Amorim, sobre o panorama polÃtico-econômico da América Latina e de Portugal.
Amorim ressaltou que o Brasil viveu a pior crise da história nos últimos anos, mas que voltou a crescer. “Estamos vivendo um processo de transformação tecnológica que é o mais acelerado que a humanidade já viu. Isso gera muita riqueza e oportunidade para quem entra de cabeça usando novas tecnologias para melhorar seu negócioâ€, afirmou. Para ele, o impacto no mercado de cosméticos é direto. “Na medida em que a renda cresce, as pessoas passam a se cuidar e a gastar com issoâ€, acrescentou o economista.
A palestra “As mudanças do cenário capilar do Brasilâ€, apresentada pela dermatologista Bel Takimoto, integrou a programação do último dia do Colamiqc. A médica ressaltou a necessidade de um novo olhar para o tratamento e cuidado com o cabelo. “Com os novos estudos e avanços, a gente começa a ver as formulações de uma forma diferente. Começamos a ficar mais criteriosos com alguns ativos, especialmente aqueles indicados para as várias alopecias. É importante a presença do dermatologista para esse tipo de diagnóstico, e para a condução e co-criação com os formuladoresâ€, destacou.
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