05-02-2019

Varejo deve registrar abertura de 23,3 mil lojas em 2019, diz CNC

De acordo com prognóstico divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o país deve registrar melhora nos investimentos do varejo brasileiro este ano, mas ainda em nível insuficiente para reverter o fechamento de 223 mil estabelecimentos comerciais que encerraram suas atividades durante a crise. A entidade estima a abertura de 23,3 mil novas lojas ao fim de 2019. No ano passado, foram criados 8,1 mil estabelecimentos.


O levantamento verifica o saldo entre aberturas e fechamentos de loja com vínculos empregatícios no varejo brasileiro. O segmento de hipermercados e supermercados teve melhor desempenho em números absolutos (4.510), seguido pelas lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (1.747) e pelas drogarias, farmácias e lojas de cosméticos (1.439).


O saldo positivo do ano passado interrompeu uma sequência de três anos de quedas: em 2015, foram fechadas 101,9 mil lojas; em 2016 foram encerrados 105,3 mil estabelecimentos; e em 2017 houve 15,8 mil fechamentos no varejo. As vendas acumularam uma retração de 20% nesses três anos. O início de recuperação veio em 2017, quando o faturamento real registrou crescimento de 4%. De janeiro a novembro de 2018, o volume de vendas avançou 5,3%. A CNC projeta um crescimento de 5,8% no volume de vendas do varejo em 2019.




Notícias relacionadas

IFF nomeia Ana Paula Mendonça como presidente da unidade de negócio Scent

A brasileira irá liderar a unidade que inclui fragrâncias finas, fragrâncias de consumo e ingredientes de fragrâncias

+

Destaques no Lollapalooza

Pesquisa aponta O Boticário, Budweiser e Samsung como as marcas que mais receberam menções nas redes sociais, dentre os patrocinadores do festival de música

+

Natura levará pesquisadores brasileiros ao Congresso IFSCC

A empresa premiará 20 pesquisadores com inscrições. Para se candidatar, é preciso ter linhas de pesquisa sobre cosméticos e/ou correlatos que tenham sinergia com a marca

+

Boticário Lab apresenta drinks inspirados nas fragrâncias da marca

São seis opções de bebidas, de veganas a alcoólicas, servidas na loja conceito localizada em São Paulo

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos