“A inteligência é o fio condutor que une todas as tendências em 2019. Em um mundo cheio de opções, as necessidades e desejos dos consumidores estão mudando rapidamente”, diz Gina Westbrook, diretora de estilos de vida na Euromonitor International. Em síntese, as tendências são:
Agnóstico em relação à idade – os conceitos sobre a velhice estão mudando. À medida que as pessoas vivem por mais tempo e cuidam melhor de si mesmas, os consumidores mais velhos sentem e querem ser tratados como jovens.
De volta ao básico como símbolo de status – consumidores buscam por experiências e produtos autênticos, afastando-se do materialismo e dos produtos genéricos em favor da simplicidade e de artigos de maior qualidade.
Consumidor consciente – o posicionamento ético que costumava ser o domínio de empresas de nicho, hoje é adotado por empresas convencionais por meio de produtos que trazem maior preocupação com o bem-estar animal.
Digitalmente juntos – à medida que nossa capacidade e conforto para usar a tecnologia aumentam, também cresce o potencial do que pode ser criado ou experimentado em conjunto, mas remotamente.
Todos são especialistas – consumidores dependem mais de uma determinada marca ou fonte de informação. Nesse cenário, as empresas precisam inovar constantemente para atrair compradores mais inquisitivos.
Encontrando meu Jomo – o medo de ficar de fora ou de não participar de algo (tendência "Fear of Missing Out" - Fomo) deu lugar à alegria de não participar (tendência "Joy of Missing Out" - Jomo). Os consumidores querem proteger seu bem-estar mental, desconectar-se da tecnologia e priorizar o que realmente gostam de fazer.
Eu posso cuidar de mim mesmo – à medida que as pessoas se tornam mais autossuficientes, elas tomam atitudes preventivas contra doenças, infelicidade e desconforto, sem consultar um profissional.
Eu quero um mundo livre de plástico – a iniciativa de alcançar uma sociedade livre de plásticos aumenta, criando um círculo virtuoso no qual as empresas ganham ao melhorar suas práticas de sustentabilidade.
Eu quero agora! – consumidores buscam gratificação instantânea e experiências simples que lhes permitam dedicar mais tempo às suas vidas profissionais e sociais.
Vivendo Sozinho – mais pessoas, especialmente os consumidores mais velhos, em todo o mundo, quebram o estigma de viver sozinhos e abraçam seus estilos de vida independentes.
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