28-12-2018

IBGE: desemprego recua para 11,6% no trimestre encerrado em novembro

Segundo dados divulgados pelo IBGE, o desemprego no país foi de 11,6%, em média, no trimestre encerrado em novembro. O índice caiu em relação ao trimestre anterior (12,1%) e também na comparação com o mesmo período do ano passado (12%). Os números fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua.


De acordo com o instituto, o número de desempregados no Brasil foi de 12,2 milhões de pessoas. O número representa queda de 3,9% em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período de 2017, houve recuo de 2,9%.


O total de pessoas ocupadas aumentou 1,2% em relação ao trimestre anterior, puxado pela alta do trabalho informal. A quantidade de empregados no setor privado sem carteira assinada cresceu 4,5% em relação ao trimestre anterior, chegando a 11,7 milhões de pessoas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve alta de 4,7%. A soma dos trabalhadores por conta própria cresceu 2,3% na comparação com o trimestre anterior, alcançando 23,8 milhões de pessoas. Com isso, a informalidade atingiu o maior nível desde o início da pesquisa, em 2012.


De acordo com o IBGE, o país registrou 4,7 milhões de pessoas em situação de desalento (que desistiram de procurar emprego) no trimestre encerrado em novembro de 2018. O número ficou estável em relação ao trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, porém, este indicador apresentou alta de 9,9%.




Notícias relacionadas

L’Oréal lança plataforma digital para profissionais de salão

A Access oferece treinamentos e informações sobre lançamentos de produtos, tendências, técnicas e gestão de negócios

+

Vendas da L’Oréal avançam no 1º trimestre

Impulsionada pela forte demanda em países asiáticos, a receita aumentou 11,4% no período, para 7,6 bilhões de euros

+

Avon apoia campanha #BeCrueltyFree, da Humane Society International

A campanha é voltada à proibição dos testes em animais para produção de cosméticos, em todos os principais mercados de beleza, até 2023

+

Lancôme lança projeto de alfabetização de mulheres no Brasil

A iniciativa “Escreva Seu Futuro” alfabetizará mais de 100 mulheres do complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos