21-12-2018

Confiança do consumidor tem maior nível em quase cinco anos, aponta FGV

Apesar do endividamento das famílias, a confiança do consumidor brasileiro encerrou o ano no maior patamar em mais de quatro anos, diante da melhora da percepção sobre a situação atual, apontou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com alta de 0,6 ponto em dezembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) terminou o ano com 93,8 pontos, o maior nível desde abril de 2014.


“O ano de 2018 foi difícil para os consumidores, mas fecha com uma sequência de resultados positivos que sinalizam uma recuperação da confiança. Após três meses de altas, o consumidor percebe uma melhora da situação atual, com inflação em queda, taxas de juros estáveis, maior acesso ao crédito e maior oferta de emprego”, afirmou em nota a coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt.


No mês, o Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,4 pontos, chegando a 77 pontos, o maior nível desde maio de 2018. Contudo, o Índice de Expectativas (IE) registrou uma queda de 0,8 ponto, chegando a 105,6 pontos. “O endividamento das famílias mantém-se elevado e, talvez por isso, neste mês, os consumidores tenham reavaliado o ganho expressivo das expectativas observado nos meses anteriores. Aparentemente, aguarda-se 2019 para voltarem a consumir com mais ímpeto”, completou Viviane.




Notícias relacionadas

Prêmio ABIHPEC-Beleza Brasil tem inscrições abertas

Empresas podem participar em 15 categorias e três modalidades

+

Confiança do comércio tem primeira alta no ano, diz FGV

O Índice de Confiança do Comércio subiu 1,8 ponto em junho, devido à melhora do indicador de expectativas

+

Avon tem nova assistente virtual

O chatbot Bela foi criado para oferecer uma experiência personalizada às revendedoras, com maior capacidade de engajamento e interação

+

Natura e Google fecham parceria para testes de ativos na nuvem

O projeto permite economizar tempo e recursos no desenvolvimento de novos produtos

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos