21-12-2018

Confiança do consumidor tem maior nível em quase cinco anos, aponta FGV

Apesar do endividamento das famílias, a confiança do consumidor brasileiro encerrou o ano no maior patamar em mais de quatro anos, diante da melhora da percepção sobre a situação atual, apontou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com alta de 0,6 ponto em dezembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) terminou o ano com 93,8 pontos, o maior nível desde abril de 2014.


“O ano de 2018 foi difícil para os consumidores, mas fecha com uma sequência de resultados positivos que sinalizam uma recuperação da confiança. Após três meses de altas, o consumidor percebe uma melhora da situação atual, com inflação em queda, taxas de juros estáveis, maior acesso ao crédito e maior oferta de emprego”, afirmou em nota a coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt.


No mês, o Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,4 pontos, chegando a 77 pontos, o maior nível desde maio de 2018. Contudo, o Índice de Expectativas (IE) registrou uma queda de 0,8 ponto, chegando a 105,6 pontos. “O endividamento das famílias mantém-se elevado e, talvez por isso, neste mês, os consumidores tenham reavaliado o ganho expressivo das expectativas observado nos meses anteriores. Aparentemente, aguarda-se 2019 para voltarem a consumir com mais ímpeto”, completou Viviane.




Notícias relacionadas

Avon vende unidade da América do Norte à LG Household & Health Care

A operação, no valor de US$ 125 milhões, deverá ser concluída em setembro

+

IPCA-15 é o mais elevado para o mês de abril em quatro anos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,72%

+

Clarins apoia projeto para redução de plásticos nos oceanos

A marca apoiará a Plastic Odyssey, uma expedição de três anos por algumas das costas mais poluídas do planeta

+

Pesquisa da Avon revela dados sobre cuidado facial no Brasil

O estudo “A relação das brasileiras com a pele do rosto” investigou os hábitos de mulheres de 25 a 60 anos, de todas as regiões do país

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos