21-12-2018

Confiança do consumidor tem maior nível em quase cinco anos, aponta FGV

Apesar do endividamento das famílias, a confiança do consumidor brasileiro encerrou o ano no maior patamar em mais de quatro anos, diante da melhora da percepção sobre a situação atual, apontou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com alta de 0,6 ponto em dezembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) terminou o ano com 93,8 pontos, o maior nível desde abril de 2014.


“O ano de 2018 foi difícil para os consumidores, mas fecha com uma sequência de resultados positivos que sinalizam uma recuperação da confiança. Após três meses de altas, o consumidor percebe uma melhora da situação atual, com inflação em queda, taxas de juros estáveis, maior acesso ao crédito e maior oferta de emprego”, afirmou em nota a coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt.


No mês, o Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,4 pontos, chegando a 77 pontos, o maior nível desde maio de 2018. Contudo, o Índice de Expectativas (IE) registrou uma queda de 0,8 ponto, chegando a 105,6 pontos. “O endividamento das famílias mantém-se elevado e, talvez por isso, neste mês, os consumidores tenham reavaliado o ganho expressivo das expectativas observado nos meses anteriores. Aparentemente, aguarda-se 2019 para voltarem a consumir com mais ímpeto”, completou Viviane.




Notícias relacionadas

P&G, Henkel e outras empresas criam aliança contra resíduos plásticos

Um conjunto de empresas globais criou a organização Alliance to End Plastic Waste. O grupo assumiu o compromisso de investir US$ 1,5 bilhão nos próximos cinco anos para ajudar a acabar com o lixo plástico nos oceanos

+

Indústria registra alta de 2,1% no faturamento em novembro, diz CNI

A reação acontece depois de dois meses de retração. Os índices diretamente associados à produção, como faturamento, horas trabalhadas e número de empregados, tiveram alta em relação a outubro

+

Coty Brasil tem novo diretor-executivo de RH

A companhia informa que Ricardo Gil Rios terá entre seus principais desafios o de consolidar a cultura organizacional da Coty

+

Wella Professionals lança espelho inteligente

O espelho, que usa realidade aumentada e inteligência artificial, tem entre seus principais recursos uma tecnologia de reconhecimento facial para testar looks diferentes

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos