21-12-2018

Confiança do consumidor tem maior nível em quase cinco anos, aponta FGV

Apesar do endividamento das famílias, a confiança do consumidor brasileiro encerrou o ano no maior patamar em mais de quatro anos, diante da melhora da percepção sobre a situação atual, apontou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com alta de 0,6 ponto em dezembro, o Ãndice de Confiança do Consumidor (ICC) terminou o ano com 93,8 pontos, o maior nível desde abril de 2014.


“O ano de 2018 foi difícil para os consumidores, mas fecha com uma sequência de resultados positivos que sinalizam uma recuperação da confiança. Após três meses de altas, o consumidor percebe uma melhora da situação atual, com inflação em queda, taxas de juros estáveis, maior acesso ao crédito e maior oferta de empregoâ€, afirmou em nota a coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt.


No mês, o Ãndice de Situação Atual (ISA) subiu 2,4 pontos, chegando a 77 pontos, o maior nível desde maio de 2018. Contudo, o Ãndice de Expectativas (IE) registrou uma queda de 0,8 ponto, chegando a 105,6 pontos. “O endividamento das famílias mantém-se elevado e, talvez por isso, neste mês, os consumidores tenham reavaliado o ganho expressivo das expectativas observado nos meses anteriores. Aparentemente, aguarda-se 2019 para voltarem a consumir com mais ímpetoâ€, completou Viviane.




Notícias relacionadas

Natura levará pesquisadores brasileiros ao Congresso IFSCC

A empresa premiará 20 pesquisadores com inscrições. Para se candidatar, é preciso ter linhas de pesquisa sobre cosméticos e/ou correlatos que tenham sinergia com a marca

+

Boticário Lab apresenta drinks inspirados nas fragrâncias da marca

São seis opções de bebidas, de veganas a alcoólicas, servidas na loja conceito localizada em São Paulo

+

IFF nomeia Ana Paula Mendonça como presidente da unidade de negócio Scent

A brasileira irá liderar a unidade que inclui fragrâncias finas, fragrâncias de consumo e ingredientes de fragrâncias

+

Destaques no Lollapalooza

Pesquisa aponta O Boticário, Budweiser e Samsung como as marcas que mais receberam menções nas redes sociais, dentre os patrocinadores do festival de música

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos