A consultoria WGSN realizou um levantamento dos principais temas globais de comportamento dos consumidores (com foco em 2019 e 2020) e analisou movimentos, demandas e desejos relacionados aos assuntos-chave. Após o mapeamento, foram selecionadas três tendências por pilar, considerando os assuntos mais relevantes e aderentes à P&G e suas marcas.
Com base no guarda-chuva de sustentabilidade, o conceito “sistemas ecossociais†foi considerado o mais importante para o futuro do Brasil. A maioria dos entrevistados avalia que, no futuro, será essencial multiplicar as atitudes positivas e pensar na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e de energia. Outra tendência mapeada para sustentabilidade é a de “um mundo pós-plásticoâ€, no qual fabricantes de produtos de beleza e limpeza buscarão soluções sem a utilização do material. O terceiro conceito mapeado é o de “descartáveis renováveisâ€, no qual o reaproveitamento de materiais não será mais um nicho, sendo cada vez mais acessÃvel a compra de produtos reutilizados.
No que diz respeito à diversidade, uma das tendências é “a nova maioriaâ€, com grupos antes marginalizados sendo mais ouvidos e ganhando voz polÃtica. A percepção é de que a exclusão histórica de diversas minorias não é mais aceita, e a educação é chave para quebrar essas barreiras. Também foram apontadas pelos entrevistados as tendências “beleza fora do padrão†e “os imperfeccionistasâ€. O levantamento ressalta que a quebra de padrões estéticos ganha força, principalmente, entre os mais jovens, que enxergam imperfeições e defeitos como traços que reforçam a personalidade.
Dentro do pilar de famÃlia, o conceito que se destacou foi o de “co-parentingâ€, ou seja, menos casais e mais duplas. “No futuro, a criação dos filhos ampliará o número de configurações possÃveis. Isso se deve, principalmente, ao fato de os millennials estarem redefinindo o significado da paternidade, sendo a principal geração a enraizar a ideia da educação em conjuntoâ€, destaca o relatório da pesquisa. Os entrevistados acreditam que as outras duas tendências mapeadas serão realidade no Brasil: “Pais conectadosâ€, referente aos pais que buscam trocar experiências e aprendizados on-line, e a “maternidade realâ€, mais humanizada e com seus desafios abertamente discutidos.
A empresa premiará 20 pesquisadores com inscrições. Para se candidatar, é preciso ter linhas de pesquisa sobre cosméticos e/ou correlatos que tenham sinergia com a marca
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