20-11-2018

Pesquisa destaca empreendedorismo da população negra

De acordo com a pesquisa “A Voz e a Vez – Diversidade no Mercado de Consumo e Empreendedorismoâ€, negros movimentam uma renda própria de R$ 1,7 trilhão por ano e representam 54% da população brasileira. Cerca de 14 milhões são empreendedores (29% da população negra). O estudo foi realizado pelo Instituto Locomotiva com apoio do Itaú e a pedido do Instituto Feira Preta.


Os 14 milhões de empreendedores negros movimentam R$ 359 bilhões em renda própria por ano. Contudo, a média salarial de um empreendedor negro (R$ 1.420) equivale à metade da média de remuneração de um empreendedor branco (R$ 2.827). A maioria (39%) está na faixa dos 35 a 49 anos e 53% tem o fundamental completo.


A pesquisa ouviu proprietários de empresas e empreendedores que fazem parte da Feira Preta – realizada nos dias 18 a 20 de novembro, em São Paulo – e reuniu o material com dados públicos do IBGE, além da base de dados do próprio instituto de pesquisa. O estudo aponta que, apesar da grande representatividade entre produtores e consumidores, a população negra sente o racismo presente nas relações institucionais e não se identifica com a comunicação.


Segundo o estudo, mais de 90% das campanhas têm protagonistas brancos e 72% dos consumidores negros consideram que as pessoas que aparecem na publicidade são muito diferentes deles. Dos entrevistados, 82% dizem que gostariam de ser mais ouvido pelas empresas. No que diz respeito à autoestima, 86% dos negros brasileiros têm orgulho de quem são, 81% gostam de produtos que melhorem sua autoestima e 67% preferem marcas e empresas que compartilham de seus valores.




Notícias relacionadas

Natura levará pesquisadores brasileiros ao Congresso IFSCC

A empresa premiará 20 pesquisadores com inscrições. Para se candidatar, é preciso ter linhas de pesquisa sobre cosméticos e/ou correlatos que tenham sinergia com a marca

+

Boticário Lab apresenta drinks inspirados nas fragrâncias da marca

São seis opções de bebidas, de veganas a alcoólicas, servidas na loja conceito localizada em São Paulo

+

IFF nomeia Ana Paula Mendonça como presidente da unidade de negócio Scent

A brasileira irá liderar a unidade que inclui fragrâncias finas, fragrâncias de consumo e ingredientes de fragrâncias

+

Destaques no Lollapalooza

Pesquisa aponta O Boticário, Budweiser e Samsung como as marcas que mais receberam menções nas redes sociais, dentre os patrocinadores do festival de música

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos